Tamboretes redondos e pernas em angulo

Onde aprender. E ensinar.
Avatar do usuário
sandrozc
Mensagens: 194
Registrado em: 28 Ago 2015 16:47

Tamboretes redondos e pernas em angulo

Mensagempor sandrozc » 09 Jun 2016 10:45

Ontem a noite, fiz uma caçambada e recolhi 5 bolachas de madeira (corte transversal de tronco de arvore) de cerca 7~10 cm de espessura, e pensei em fazer uns tamboretes (banquinho com assentos redondos), no formato do tronco para usar na área de churrasco. :obscene-drinkingcheers:

Neste estilo:
Imagem

Mas nunca me aventurei em furar a madeira em ângulo, para as pernas ficarem desta forma.

Existe algum jig, ou macete para tentar evitar erros? :chores-chopwood:
Avatar do usuário
jedi.wood
Mensagens: 1068
Registrado em: 25 Jul 2014 13:27
Localização: Canoas City - RS

Re: Tamboretes redondos e pernas em angulo

Mensagempor jedi.wood » 09 Jun 2016 11:07

Se disponível, mesa da furadeira de bancada inclinada no ângulo desejado.
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
Avatar do usuário
sandrozc
Mensagens: 194
Registrado em: 28 Ago 2015 16:47

Re: Tamboretes redondos e pernas em angulo

Mensagempor sandrozc » 09 Jun 2016 11:11

Saberia dizer qual ângulo normalmente se faz este furo?
Avatar do usuário
paulobro
Mensagens: 3380
Registrado em: 13 Jun 2011 05:27
Localização: Porto Alegre / RS
Contato:

Re: Tamboretes redondos e pernas em angulo

Mensagempor paulobro » 09 Jun 2016 11:41

Com espessura de 7-10cm acredito ser seguro utilizar madeira cortada de topo como assento e, se estiverem bem secas, sem maior risco de racharem.

Para fazer as furas em angulo a mesa da furadeira nao resolve: o angulo e' composto — a inclinacao se afasta da perpendicular em dois eixos, e furadeiras de bancada com mesa que se inclina em duas direcoes e' coisa rara. Ha inumeras maneiras, desde construcao de jigs ate uso de niveis laser, para determinar e furar nesses angulos. A mais simples que eu conheco, embora nunca tenha usado, e' fazer um furo no diametro de um arame relativamente grosso e firme, enfiar o arame no furo e entao dobra-lo em ambas as direcoes ate que fique com a inclinacao desejada. Ai, utilizando o arame como guia, e' fazer um jig para orientar a broca, geralmente uma chata ou forstner, e fazer o furo com pua ou com furadeira manual suficientemente parruda. Obviamente, e' indicado fazer todos os testes ate a montagem seca usando pecas de sacrificio antes de partir para furar o assento propriamente.

E' o que me ocorre.

Ah, ia-me esquecendo: as travessas entre os pes tambem tem angulos compostos, tambem vao precisar de guia para fazer os furos.
Avatar do usuário
jedi.wood
Mensagens: 1068
Registrado em: 25 Jul 2014 13:27
Localização: Canoas City - RS

Re: Tamboretes redondos e pernas em angulo

Mensagempor jedi.wood » 09 Jun 2016 11:49

paulobro escreveu:(...) desde construcao de jigs (...)


Mesa da furadeira de bancada (inclinada no ângulo desejado) sobreposta por uma cunha instalada perpendicularmente à mesa. :idea:
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
Avatar do usuário
sandrozc
Mensagens: 194
Registrado em: 28 Ago 2015 16:47

Re: Tamboretes redondos e pernas em angulo

Mensagempor sandrozc » 09 Jun 2016 12:00

jedi.wood escreveu:
paulobro escreveu:(...) desde construcao de jigs (...)


Mesa da furadeira de bancada (inclinada no ângulo desejado) sobreposta por uma cunha instalada perpendicularmente à mesa. :idea:

:think:
:bow-yellow:
Avatar do usuário
jedi.wood
Mensagens: 1068
Registrado em: 25 Jul 2014 13:27
Localização: Canoas City - RS

Re: Tamboretes redondos e pernas em angulo

Mensagempor jedi.wood » 09 Jun 2016 12:22

sandrozc escreveu: :bow-yellow:


Que isso meu, ajudar e dar ideia é fácil. A questão é que nunca fiz um banco desses, pelo menos por enquanto ... :whistle:
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
Avatar do usuário
Branco Leone
Mensagens: 1384
Registrado em: 23 Dez 2015 18:17
Localização: Duas Cidades - SP
Contato:

Re: Tamboretes redondos e pernas em angulo

Mensagempor Branco Leone » 11 Jun 2016 05:39

sandrozc escreveu:Existe algum jig, ou macete para tentar evitar erros?
Sandro,
o que me ocorre sugerir é uma guia angular de furação como esta abaixo.

Imagem

Em termos de firmeza, não é nenhuma furadeira de bancada, mas dá pro gasto.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Avatar do usuário
felixbento
Mensagens: 66
Registrado em: 11 Out 2015 08:25
Localização: Araraquara/Sp
Contato:

Re: Tamboretes redondos e pernas em angulo

Mensagempor felixbento » 11 Jun 2016 10:11

Sandro
Eu fiz um desse e furei com 10º e ficou bom.
Abraços
Felix
Qdo Jovem você gasta a saúde atras do Dinheiro e qdo velho gasta todo dinheiro com a saúde.
Avatar do usuário
schneider
Mensagens: 1535
Registrado em: 21 Jun 2011 13:36
Localização: Cruzeiro do Sul(RS)

Re: Tamboretes redondos e pernas em angulo

Mensagempor schneider » 11 Jun 2016 19:56

Curioso pra ver o resultado disso. Dica anotada Felix, tenho uns desses pra fazer também
Abraço
Ademir

Voltar para “Tutoriais e Desafios”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante