Mesa de jantar em peroba caçambada

Onde aprender. E ensinar.
schneider

Re: Mesa de jantar em peroba caçambada

Mensagempor schneider » 14 Jun 2016 19:18

Projeto, Sketchup, Nananinanão, to fora...
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 15 Jun 2016 06:21

schneider escreveu:Projeto, Sketchup, Nananinanão, to fora...
Schina,
vou lhe dizer que também não sou muito fã de todo esse detalhamento, gosto mais de desenhar no bom e velho papel e lápis.

Mas quando começo a ter que redesenhar tudo de novo e de novo e de novo porque o detalhamento vai ficando complicado, apelo pro SketchUp, apesar de não nos darmos muito bem.
Ele resolve muita coisa e, principalmente, ajuda a ver proporções, o que nem sempre se consegue num desenho tosco e de medidas aproximadas (tão aproximadas que deixam de ser, efetivamente, medidas :lol: ).

Há uns anos, eu tinha um baú totalmente projetado (na cabeça). Era uma peça com duas "tampas": na metade esquerda, abria para cima; na metade direita, abria para a frente. Como estava começando a brincar com o programa, resolvi transpor o projeto para o "digital". O baú que eu tinha projetado mentalmente simplesmente não funcionava. Faltava coisa, sobrava coisa. Teve que ser severamente alterado para que funcionasse quando fosse feito.

O problema é que fiquei de saco tão cheio de olhar pra esse baú que desisti de fazê-lo. :lol:

Editando:

Achei um print do tal baú.
Era pra ser um bar: à esquerda, garrafas; à direita, copos e tralhas.

Imagem
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
schneider

Mensagempor schneider » 15 Jun 2016 07:27

Daria uma bela caixa de lenha. A esquerda lenha, a direita gravetos e jornais velhos.
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 15 Jun 2016 07:58

Ha quem pense, e diga, eu tenho implicancia com numeros. Mas nao, nao e' implicancia; provavel por uma das inumeras deficiencias de meu separador de orelhas, eu tenho mesmo e' muita dificuldade em lidar com numeros. Por isso, projetos para mim sao rabiscos basicos, quanto menos detalhes melhor, e medidas quando indispensaveis, so as basicas: comprimento, largura, profundidade da coisa toda, e deu.

As medidas das partes saem nas proprias partes, o arcaico mas eficiente metodo dos pedreiros medievais onde instrumentos de medida sao regua e compasso (ou cintel, em certos casos) e empregados na obra, nao em projetos — o que traz, para quem gosta, o beneficio adicional de o projeto a final raramente manter semelhancas com a ideia que o gerou, hehe. Quem aprende por tentativa e erro, vai ver, acaba construindo por tentativa e erro.

Nao e' pratica recomendavel, claro, quando se deseja presteza e/ou repetibilidade e/ou economia e/ou que tais. Convenhamos, nao da nem para chamar de metodo. E' apenas um cacoete, inspirado por vicios. Mas azar, eu gosto.
Rmon
Contato:

Mensagempor Rmon » 15 Jun 2016 09:17

Também tenho este costume, meus companheiros são lápis e papel.
Medidas? só as que interessam no inicio do projeto altura x comprimento x profundidade, as outras saem na hora da mão na massa!!
Este tal de "catchup" é um horror, para mim, ja vi trabalhos incriveis sendo feitos por pessoas habilidosas.
Rmon.
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 15 Jun 2016 11:12

Também dou preferência ao "método" (?) de medir-fazendo (ou fazer-medindo). Melhor ainda é quando baixa um santo e eu, "pissuído" de sua prática e sabedoria, acordo do transe com, por exemplo, uma bandeja pronta nas mãos, apenas esperando o tungue.
Mas nesta mesa, face às muitas opções que tenho para as pernas (de peças disponíveis em espécies diferentes em medidas variadas), fiquei cheio de dúvidas. A maior era quanto às proporções das pernas. Eu quero uma mesa "coxuda", gosto disso (não apenas nas mesas, claro). E por mais que desenhasse, não conseguia chegar a qualquer certeza. Nessa decisão, o SketchUp está funcionando bem.

schneider escreveu:Daria uma bela caixa de lenha. A esquerda lenha, a direita gravetos e jornais velhos.
Boa idéia.

paulobro escreveu:Ha quem pense, e diga, eu tenho implicancia com numeros. Mas nao, nao e' implicancia; provavel por uma das inumeras deficiencias de meu separador de orelhas, eu tenho mesmo e' muita dificuldade em lidar com numeros.
Somos dois (aliás, somos muito mais que dois). E quando esses números são em polegadas, pior ainda.
Pra complicar mais (não na marcenaria, mas na vida) ainda tenho aquilo que chamo de cretinismo alfabético. Sem recitar o alfabeto inteiro até a letra em questão, sou incapaz de dizer se o P vem antes do M, ou lá quais forem as letras.
Se trabalhasse numa biblioteca, ninguém acharia um livro!

Rmon escreveu:Este tal de "catchup" é um horror, para mim...
Não só para você, Rmon.
ESSANCHES

Mensagempor ESSANCHES » 15 Jun 2016 11:22

Branco Leone escreveu:.........tenho aquilo que chamo de cretinismo alfabético. Sem recitar o alfabeto inteiro até a letra em questão, sou incapaz de dizer se o P vem antes do M, ou lá quais forem as letras......

kkkkkkkkkkkk..........achei que fosse só eu...........kkkkkkkkkkkkkkkk :bow-yellow: :bow-yellow: :bow-yellow:

[]s
Emerson

"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 15 Jun 2016 17:32

ESSANCHES escreveu: kkkkkkkkkkkk..........achei que fosse só eu...........kkkkkkkkkkkkkkkk
Puxa, como é bom encontrar alguém com a mesma deficiência, não?
Gostei.

Continuei mais um pouco na labuta com o SketchUp. Eu, que já tinha ficado satisfeito com o resultado das proporções da mesa, comecei a achá-la meio esquisita, "pernilonga", alta demais pra área do tampo.
Empaquei.
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 15 Jun 2016 18:40

Acho que o burrinho da turma sou eu mesmo, porque assim que algo chega na cabeça eu jogo no sketchup, as vezes renderizo e o escambau, mas quando vou fazer, imprimo o projeto final e encho de rabisco, ajustes, acertos e acaba vigorando o lápis mesmo, vai entender né.....
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 12 Jul 2016 20:36

Branco escreveu:De outro, penso nas coisas que fiz e vi fazer (mais vi do que fiz) com Peroba e outras durezas, coladas, almadas, cavilhadas, biscoitadas e amarradas por todos os lados e que, até notícias em contrário — menos raras quanto mais jovens as madeiras envolvidas —, "sobreviveram".

Há de se pontuar que são 2m de peças com linha transversal a grã da madeira, direção é que há a expansão mais significativa do lenho. Quando se fala do tampo de uma bancada, por exemplo, tipicamente estamos lidando com uma largura bem inferior e o comprimento está na mesma direção dos veios.
E outra, o problema não é segmentos colados, mas a ausência de espaço nas bordas para o movimento.

Como anda o projeto?
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz

Voltar para “Tutoriais e Desafios”