Pino de madeira, uma alternativa

Onde aprender. E ensinar.
jedi.wood

Re: Pino de madeira, uma alternativa

Mensagempor jedi.wood » 16 Fev 2016 14:05

Branco, acredito que os espetinhos tenham entre 3,5 e 4mm. Quanto ao churrasco, esses dias você perguntou se tinha vaga e acabei deixando de responder. Respondo-o-o agora: sempre tem, normalmente faço com uma margem de folga pra 100%. E modéstia (descaradamente) à parte, até meu pai - que é vegetariano há mais de vinte anos - sai de perto ... :drool: :lol:

Assim que chegar na oficina, confirmo o diâmetro com meu paquímetro de confiança. (depois de aprender a nova utilidade dos palitos de dente, na primeira abertura de uma gaveta de cozinha, ao olhar o pacotinho de espetos, cresci o olho e efetuei a apreensão dos espetinhos.) :dance:

Cosme, depois volto com a foto do meu estoque de palitos de picolé. Por esses dias, fiz uma casa de bonecas e notei que eles servirão perfeitamente como guarnições (alizar, aí no Rio ?) para as mini-janelas. Mesmo. :mrgreen:
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 16 Fev 2016 14:12

Existe as "milicavilhas" em bambu também, que são extremamente resistentes, acho que melhores que os Gina! As fibras do bambu fazem com que eles não se partam nem a pau... rs.

Imagem

Leone, gostei muito da ideia de fazer as próprias cavilhas, apesar de achar elas baratas aqui na minha região so encontro de péssima qualidade, principalmente pinus. Fazer elas em uma madeira melhor seria um boa idéia, ainda mais se for para usar como "pregos".

Meu Pai desmanchou, faz bastante tempo, uma tuia quase centenária na roça, e não tinha pregos era tudo encaixe e "pregos" de madeira, mas não eram cavilhas era um "espeto" de madeira dura, creio que aroeira ou angico lapidado como um taco de sinuca. Creio que foi feito um pre furo e o resto entrou na porrada.. Alguns, diz ele, tinham que ser serrados para desmontar.
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 16 Fev 2016 14:52

Branco, tem razão sobre a qualidade dos parafusos.
Usei parafusos de 304 em meu flutuador da praia, como o treco mexe, quebrou uma grande porcentagem. Tive que trazer outros dos EEUU para repor, estão lá intactos.

Pedro
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 16 Fev 2016 18:51

jedi.wood escreveu:...meu pai - que é vegetariano há mais de vinte anos...
Existe um gaúcho vegetariano? Pronto, agora já vi de tudo. :lol:
Na verdade, ainda falta enterro de anão.

Adenilson escreveu:Existe as "milicavilhas" em bambu também...
Isso existe? Mas em que mundo eu vivo que nunca vi?
Vou comprar uma kombi desse troço! Pra palitar os dentes e até fazer umas cavilhas.

Adenilson escreveu:Leone, gostei muito da ideia de fazer as próprias cavilhas, apesar de achar elas baratas aqui na minha região so encontro de péssima qualidade, principalmente pinus....
Pois é, praqueles usos de carregação, qualquer cavilha quebra o galho, mas quando é pra caprichar, é bom ter mais esse recurso. E pra pinos assim fininhos, é moleza, não dá trabalho nenhum.

Adenilson escreveu:Meu Pai desmanchou, faz bastante tempo, uma tuia quase centenária na roça, e não tinha pregos era tudo encaixe e "pregos" de madeira...
Que maravilha. E pra onde foi esse madeirame todo?

Neptuno escreveu:Usei parafusos de 304 em meu flutuador da praia, como o treco mexe, quebrou uma grande porcentagem. Tive que trazer outros dos EEUU para repor, estão lá intactos.
Você ao menos conseguiu instalá-los. Já tive caso de quebrar 10% deles na montagem usando parafusadeira de impacto.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 17 Fev 2016 11:48

Branco Leone escreveu:
Adenilson escreveu:Meu Pai desmanchou, faz bastante tempo, uma tuia quase centenária na roça, e não tinha pregos era tudo encaixe e "pregos" de madeira...
Que maravilha. E pra onde foi esse madeirame todo?.

Até onde eu sei ficou lá na fazenda do cara, era tudo Ipê, aroeira e angico segundo meu velho... Sabe que é uma boa ideia, esta madeira deve estar empilhada la até hoje, vou procurar saber...
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 17 Fev 2016 15:55

Adenilson escreveu:Sabe que é uma boa ideia, esta madeira deve estar empilhada la até hoje, vou procurar saber...

Como diria meu filho, "demorô"! :lol:
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 22 Fev 2016 09:36

jedi.wood escreveu:(...) assim que chegar na oficina, confirmo o diâmetro com meu paquímetro de confiança. (...)

jedi.wood escreveu:(...) Cosme, depois volto com a foto do meu estoque de palitos de picolé. (...)

Cheguei na oficina semana passada, porém só sentei em frente a um computador (de verdade, com teclado e mouse) hoje.
(e como é bom ter um teclado e mouse :lol: ) ...

Conforme prometido, os referidos palitinhos de churrasco com exatamente 3,5mm de diâmetro ao lado de cavilhas de 6, 8 e 10mm, respectivamente. Mais à direita, a coleção de palitos de picolé - comprados de um Palio que passa em frente à minha residência tocando música da Xuxa. (R$ 2,00 o quarteto de frutas e R$ 3,00 o quarteto cremoso, as cavilhas mais doces do mercado. :lol: )

Imagem

Ganharam até uma caixinha. (ex-embalagem de um Nokia, agora Microsoft, LUMIA)

Imagem

Azar, eu sou feliz, bem-amado e bonitão. :dance: :lol:
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 22 Fev 2016 09:48

jedi.wood escreveu:Cheguei na oficina semana passada, porém só sentei em frente a um computador (de verdade, com teclado e mouse) hoje.

Esse negócio de tablet é coisa do passado :lol:

jedi.wood escreveu:Conforme prometido, os referidos palitinhos de churrasco com exatamente 3,5mm de diâmetro ao lado de cavilhas de 6, 8 e 10mm, respectivamente. Mais à direita, a coleção de palitos de picolé - comprados de um Palio que passa em frente à minha residência tocando música da Xuxa. (R$ 2,00 o quarteto de frutas e R$ 3,00 o quarteto cremoso, as cavilhas mais doces do mercado. :lol: )

Certo, e o que "a cavilha mais doce do mercado" consegue fazer por nÓis?
Penso que fazer uma furação e atuar como cavilha não me parece uma tarefa trivial, hehe.
Parece-me que rendem bons splines (almas?) para reforço de pequenas junções, não?
Se bem que acho que não... Os veios do palito devem correr pela sua longitudinal. O ideal seria o contrário para dar mais reforço a junção.
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 22 Fev 2016 10:26

cosme escreveu:
jedi.wood escreveu:Cheguei na oficina semana passada, porém só sentei em frente a um computador (de verdade, com teclado e mouse) hoje.

Esse negócio de tablet é coisa do passado :lol:

É o tipo de negócio que é bom, mas nem tanto. :lol:

cosme escreveu:(...) Certo, e o que "a cavilha mais doce do mercado" consegue fazer por nÓis? (...)

Além de engordar ? :lol:

cosme escreveu:Penso que fazer uma furação e atuar como cavilha não me parece uma tarefa trivial, hehe.
Parece-me que rendem bons splines (almas?) para reforço de pequenas junções, não?
Se bem que acho que não... Os veios do palito devem correr pela sua longitudinal. O ideal seria o contrário para dar mais reforço a junção.

Cosme, "não é com força que se pela o p :lol: rc :lol: ". Dada as diminutas dimensões dos palitos, podem ser utilizados sem problema algum em pequenos projetos, empregando a mesma técnica rudimentar das furas efetuadas com brocas.

Falando em splines, andei aprontando uma "arte" confeccionando um quadro dupla-face de 90x90cm em imbuia. A intenção é acomodar uma camiseta e medalha recebida em uma prova Audax de 1200km, mais precisamente 1237km, realizada na segunda metade do ano passado, na França.

Como (acho) que o Branco não irá se importar, segue uma prévia:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

:bbr:
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 22 Fev 2016 11:53

jedi.wood escreveu:Como (acho) que o Branco não irá se importar...

Por mim tudo nem, claro, mas acho que a peça a as técnicas mereciam mais destaque do apenas uma rebarba neste tópico.

Ah, é uma prévia. Então tá.

Voltar para “Tutoriais e Desafios”