Mais um suporte com rodízios para Serra Fita

Onde aprender. E ensinar.
jedi.wood

Mais um suporte com rodízios para Serra Fita

Mensagempor jedi.wood » 18 Jan 2016 12:00

Outro projetinho executado em meados no ano passado: mais um episódio da série "Da oficina (e somente) para a oficina". hehe

Tendo em vista o desconforto gerado pelo sistema de deslocamento original de minha pequena serra fita, agravado pela frequente necessidade de retirá-la da parede a cada desdobro, [s]fui obrigado[/s] resolvi confeccionar um suporte com rodízios.

Shorts provenientes de uma tábua de cedrinho que outrora fora andaime de obra: já libertos de cimento, limpos, cortados, desempenados e desengrossados:

Imagem

Indo de encontro (contrariando, opondo-se, impugnando, ...) à cartilha que indica ser aconselhável rebaixar a máquina para efetuar desdobros, decidi unir o útil (à ainda mais útil) e agradável possibilidade de aumentar a altura da mesa da máquina. (minha coluna agradece)

Abaixo os Rodízios de 4" com freio:

Imagem

Montagem simples: duas peças longitudinais (laterais) ficando em contato com o apoio das rodas enquanto outras duas (transversais: frente e trás) ficaram sobre as primeiras (laterais).

A partir daí, bastou "amarrar" o quarteto com os próprios parafusos empregados na fixação dos rodízios e então fixar as três peças restantes com o objetivo de preencher os vãos: as duas laterais superiores e a parte inferior da frente. :teasing-blah: :confusion-seeingstars: :confusion-scratchheadblue:

Prá complicar, uma foto do carrinho visto de lado:

Imagem

Fiz o encabeçamento com umas tiras de garapeira restantes de um desdobro. Só na cola:

Imagem

Acabamento com tupia, tomando o cuidado de ocultar a base dos rodízios:

Imagem

Não engrossei a parte posterior e tampouco executei o incabeçamento (??? Imagem) porque não julguei necessário. Tendo em vista que não pagamos para postar, e tampouco ver fotos, segue imagem de outro ângulo:

Imagem

Cera de abelha para corrigir falhas (in natura, mesmo ! Retirada no dia anterior proveniente de algumas caixas de um amigo), cupinicida, stain canela (camada bem fina, com boneca) e cera Poliflor prá dar um cheirinho: :? Imagem

Imagem

Mais uma foto:

Imagem

Máquina instalada, já fixa ao suporte através de 3 parafusos - pois um dos quatro pés tem a função de ajustar o apoio. Após obter as imagens, removi o eixo com as rodas pretas (parte do mecanismo original de origem açoriana, segundo um amigo :whistle: ) que fará parte de um carrinho para transportar botijões de gás - como alguns devem ter notado, adoro um projetinho com botijões. :mrgreen:

Imagem

Apesar da falta de sofisticação, o suporte melhorou bastante a ergonomia do conjunto e tem proporcionado estabilidade mais do que suficiente. Azar, eu gostei ! :text-woo:

[]
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
Lauro

Re: Mais um suporte com rodízios para Serra Fita

Mensagempor Lauro » 19 Jan 2016 13:42

Boa Jedi! Minha oficina é bem pequena, e esses projetos de mobilidade muito me interessam :grin: . Parabéns e abraços!
Lauro.
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 20 Jan 2016 07:35

Lauro escreveu:Boa Jedi! Minha oficina é bem pequena, e esses projetos de mobilidade muito me interessam :grin: . Parabéns e abraços!

Valeu Lauro ! Agora dá até gosto ficá portando la macchina pela sótãoficina. :auto-swerve:

Talvez este projeto seja de seu interesse ... :lol:

[]
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 20 Jan 2016 08:43

As rodinhas quebram o maior galho na minha, ainda mais que pesa na faixa de uns 500 kg, parabens.
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 20 Jan 2016 12:30

Valeu Guido !

fguido escreveu:(...) na minha, ainda mais que pesa na faixa de uns 500 kg (...)

:shock:

Ontem tinha promoção de pneu 17" no Ponto Frio; quando precisar trocar os rodízios, já sabes onde pesquisar ... :lol:
Lauro

Mensagempor Lauro » 21 Jan 2016 17:05

jedi.wood escreveu:Talvez este projeto seja de seu interesse ... :lol: []

:lol: :lol: :lol: Valeu :dance:
Lauro.

Voltar para “Tutoriais e Desafios”