Alinhando a mesa da furadeira de bancada

Onde aprender. E ensinar.
jedi.wood

Alinhando a mesa da furadeira de bancada

Mensagempor jedi.wood » 15 Jan 2016 10:59

Apesar de conhecido por muitos, talvez seja útil para alguém ... jig para facilitar o alinhamento da mesa de furadeiras de bancada. :confusion-confused:

Imagem

Operação extremamente simples: após inclinar a mesa para determinada operação, basta retorná-la à posição horizontal a olho, acoplar o jig e utilizar o parafuso como referência - o "externo", não o que está servindo de eixo. Aliás, o parafuso "externo" fica solto dentro do orifício, utilizando a porca apenas como batente.

Aí é só girar prum lado, girar proutro, ajustar a inclinação da mesa, ...

Imagem

Desta forma podemos alinhar a mesa sempre em relação ao mandril, ao contrário de um nível de bolha que efetuará o mesmo procedimento, porém em relação ao chão da oficina, ou não. ;)

(Apesar de precisar de muita madeira :liar: , desta vez utilizei Cumaru. :lol:)
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
Branco Leone
Contato:

Re: Alinhando a mesa da furadeira de bancada

Mensagempor Branco Leone » 15 Jan 2016 21:45

Bacana.
Mas como isso funciona?
A gente monta a estrovenga, liga a furadeira e, se sobrar alguma cosia inteira, a mesa da furadeira está nivelada?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 19 Jan 2016 07:40

Branco Leone escreveu:Bacana.
Mas como isso funciona?
A gente monta a estrovenga, liga a furadeira e, se sobrar alguma cosia inteira, a mesa da furadeira está nivelada?

:lol:

Agora, só falta passar um tungue na madeirinha.

Imagem

:obscene-fart: :happy-jumpgreen:
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
Lauro

Mensagempor Lauro » 19 Jan 2016 13:22

:lol: :lol: Eu faço exatamente assim Jedi. O mandril a gente gira com a mão :lol: :lol: .
Lauro.
Laerte

Mensagempor Laerte » 19 Jan 2016 21:43

Com uma barra redonda dobrada à 45º, um pequeno trecho numa das extremidades, tambem dá o mesmo resultado! Preso este pequeno trecho no mandril, o restante da barra se projeta para a borda da mesa!
O prazer de saber fazer, é quando voce pode dividir este saber!
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 20 Jan 2016 03:55

Lauro escreveu::lol: :lol: Eu faço exatamente assim Jedi. O mandril a gente gira com a mão :lol: :lol: .

Se não é o Lauro, eu fico sem explicação!
:lol: :lol:
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 20 Jan 2016 10:18

Lauro escreveu:(...) Eu faço exatamente assim Jedi. O mandril a gente gira com a mão (...)

E não é ? O Branco é um (bom) sacana. :lol:

(Se o vivente for um electric hard user, basta instalar um inversor de frequência prá girar o jig bem devagarito. :lol:)

Laerte escreveu:Com uma barra redonda dobrada à 45º, um pequeno trecho numa das extremidades, tambem dá o mesmo resultado! Preso este pequeno trecho no mandril, o restante da barra se projeta para a borda da mesa!

Perfeito Laerte, simples e rápido ! :grin:

O primeiro que fiz era um toquinho de madeira com um prego 18x27 em cada ponta hehe

Nessa furadeirinha chinesinha (apresentada logo acima) ia bem, o problema era ajustar o pesado conjunto da Motomil com aquela estrovenga (tão pesada quanto) em MDF que coloquei sobre a base.

Apesar de ser significativamente útil, o conjunto acaba atrapalhando o sobe/desce pois a máquina não tem cremalheira e ainda não aceitei a ideia de "instalar" um macaco de carro: :lol:

Imagem

Aquele parafuso com batente do jig permite que eu posicione a base a olho e não precise mais mexer na altura do conjunto. Desta forma, consigo efetuar o ajuste ideal movendo apenas o parafuso para cima e para baixo e a rotação da mesa até encontrar o ponto ideal. (Preciosismo de hobbysta aprendiz de aprendiz de marceneiro. :lol: )

Branco Leone escreveu:
Lauro escreveu:Eu faço exatamente assim Jedi. O mandril a gente gira com a mão.

Se não é o Lauro, eu fico sem explicação!

Branco, o Lauro também é um cara muito legal. :bow-yellow:

[]s

Voltar para “Tutoriais e Desafios”