Mais um Zero Clearence Table Saw Insert

Onde aprender. E ensinar.
paulobro
Contato:

Re: Mais um Zero Clearence Table Saw Insert

Mensagempor paulobro » 21 Jan 2016 20:34

Realmente, os suportes que vem com as serras que inclinam o eixo tem um rasgo amplo para acomodar os cortes angulados, o que torna um zero clearance praticamente uma necessidade.

Encontrei esse problema do suporte fino feito de chapa pela primeira vez na minha BT-1800. Resolvi tentar e fiz um zero clearance de madeira, utilizando grapia. Funcionou. Na minha serra atual que tem o mesmo problema, fiz um zero clearance e um suporte para usar com o dado blade, ambos em grapia, ambos com bordas de 3mm de espessura. Uso ha anos, nunca tive problema.

Na foto abaixo, o suporte metalico original `a esquerda (notem a largura do rasgo), o para dado blade no centro e o zero clearance instalado na maquina.

DSC06998.jpg
DSC06998.jpg (324.64 KiB) Exibido 1132 vezes

Nas imagens abaixo ve-se a parte inferior do suporte para dado blade em grapia e, imagino, pode-se perceber a borda tem a mesma espessura do suporte original.

DSC07001.jpg
DSC07001.jpg (343.67 KiB) Exibido 1132 vezes

As pecas foram cortadas utilizando o original como molde, os rebaixos foram marcados usando o furo da maquina e executados na tupia de mesa, os rasgos abertos pela proprias laminas.
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 21 Jan 2016 21:02

Dr. Paulo, se entendi bem as laterais tem os 3 mm mas no centro é mais robusto... é isso mesmo??

gostei da ideia...

Grato
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
ESSANCHES

Mensagempor ESSANCHES » 22 Jan 2016 09:03

Adenilson escreveu:eu tenho um problema com Zero Clarence.... o espaço aonde o meu se encaixa nao tem mais do que 3mm o original é uma "placa" de metal nesta espessura, ai nao encontro outro material que possa substituir nesta espessura... alguma ideia????

obrigado

Bom dia Adenilson, o vídeo abaixo resolveu meu problema....................fiz e funciona perfeitamente.

https://www.youtube.com/watch?v=KeSJQQYu478

[]s
Emerson

"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 22 Jan 2016 09:28

hum.... criativo o cara.. gostei.

ou ver te tenho tubo que dê a mesma espessura da proteção...

Obrigado Emerson.

ESSANCHES

Mensagempor ESSANCHES » 22 Jan 2016 09:56

Neptuno escreveu:..............Uma técnica niveladora mais simples, que vi recentemente na NET mas ainda não testei, consiste em colocar 4 bolinhas de massa epóxi, apertar ao nível correto e deixar secar...................

Adenilson, se não tiver tubo na espessura necessária, da pra usar a técnica de nivelamento sugerida pelo Neptuno. Vou dizer que quando vi esse vídeo fiquei muito empolgado (e pra variar pensei, como não tive esse ideia antes :oops: ), sempre quis fazer um "ze Clarêncio" :grin: pra minha serra, mas sempre esbarrava na espessura do material.

[]s
Emerson

"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
Laerte

Mensagempor Laerte » 22 Jan 2016 11:54

Voce pode utilizar a chapa original e fixar nela uma outra chapa de madeira, retirando apenas os pontos de fixação da peça de madeira para que possa fixar diretamente na chapa de aço! Depois basta fazer o rasgo zero clearance na parte de madeira!
O prazer de saber fazer, é quando voce pode dividir este saber!
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 22 Jan 2016 12:13

Laerte escreveu:Voce pode utilizar a chapa original e fixar nela uma outra chapa de madeira, retirando apenas os pontos de fixação da peça de madeira para que possa fixar diretamente na chapa de aço! Depois basta fazer o rasgo zero clearance na parte de madeira!

eita ta ai outra boa ideia...gostei tb... por isso o forum é bom.. ja sao pelo menos 3 ideias...

ESSANCHES

Mensagempor ESSANCHES » 22 Jan 2016 12:15

Laerte escreveu:Voce pode utilizar a chapa original e fixar nela uma outra chapa de madeira, retirando apenas os pontos de fixação da peça de madeira para que possa fixar diretamente na chapa de aço! Depois basta fazer o rasgo zero clearance na parte de madeira!

Não sei se entendi direito, mas não ficaria um degrau entre a chapa de aço e a madeira embaixo? Degrau esse na posição do rasgo para a serra na chapa original.....

[]s
Emerson

Laerte

Mensagempor Laerte » 22 Jan 2016 13:56

A chapa de madeira seria idêntica à de aço, apenas com encaixes arredondados na posição dos pontos de fixação tambem redondos ou semi redondos da mesa conforme aparecem no vídeo!
É apenas uma sugestão, até porque não tenho este modelo de serra, e pode não ficar bom!
O prazer de saber fazer, é quando voce pode dividir este saber!
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 22 Jan 2016 17:59

na verdade eu pensei que teria que rebaixar as laterais e fazer um degrau para cima na espessura da lamina de metal, nivelando os dois.
Editado pela última vez por Adenilson em 27 Jan 2016 00:13, em um total de 1 vez.

Voltar para “Tutoriais e Desafios”