Mais um Zero Clearence Table Saw Insert

Onde aprender. E ensinar.
jedi.wood

Re: Mais um Zero Clearence Table Saw Insert

Mensagempor jedi.wood » 15 Jan 2016 09:00

msmith1701 escreveu:(...) Devem estar tão bem guardados(?), talvez até no lugar certo, ontem em casa encontrei conectores de fio, na caixa de elétrica, depois de procurar na garagem toda. (...)

Mudança é assim mesmo, quem nunca ? :lol:
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
Marlon

Mensagempor Marlon » 15 Jan 2016 11:02

Branco Leone escreveu:... Marlon,
numa passada por um sucatão de inox, comprei um punhado desses parafusos, já com a exclusiva má intenção de usá-los no zero-clearence.
Mas depois pensei: como faria para usá-los sem a rosca fêmea?
Será que o plástico aceita que se faça uma rosca nele?

Branco, o Jedi tem razão, o rumo da prosa me deixou com receio de retornar. rsrsrs

Brincadeiras à parte, penso ser possível fazer rosca em plástico. Todavia, não me parece ser algo interessante pois, no uso em questão, a fixação do parafuso se dá apenas pela própria rosca, e, ao fazer a rosca com um macho, pode ser que o parafuso fique "frouxo". Para evitar isso (e também por simplicidade), eu prefiro usá-lo direto, ou seja, apenas faço o furo com a broca, sendo a rosca feita pelo próprio parafuso. Para tal procedimento é importante que a diferença entre a medida do parafuso e da broca seja bem pequena. No meu caso, uso parafusos 3/16" e uma broca 11/64". Talvez com uma rosca muito grossa tal procedimento possa dar algum problema, mas o 3/16" tem rosca fina e o resultado, tanto em polímeros (plásticos) quanto em madeira e seus derivados, é perfeito. Somente para constar, estes parafusos que uso (3/16"x3/8") custam cerca de R$ 0,4 cada.
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 15 Jan 2016 20:13

Marlon escreveu:Branco, o Jedi tem razão, o rumo da prosa me deixou com receio de retornar. rsrsrs

Que é isso, fofolete?
Se joga!
:lol:

Marlon escreveu:No meu caso, uso parafusos 3/16" e uma broca 11/64". Talvez com uma rosca muito grossa tal procedimento possa dar algum problema, mas o 3/16" tem rosca fina e o resultado, tanto em polímeros (plásticos) quanto em madeira e seus derivados, é perfeito.

Pelo que entendi, por serem "rosca milímetro", meus parafusinhos podem funcionar bem no poliqualquercoisa que comprei pro zero-clearence.
É isso?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Marlon

Mensagempor Marlon » 15 Jan 2016 23:43

Branco, é difícil garantir algo, até porquê existem vários tipos de polímeros, com diferentes densidades. Como, em geral, as peças que usamos tem alguma sobra que será descartada, penso ser mais prudente fazer um teste em algum cantinho para saber se o resultado será satisfatório.
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 16 Jan 2016 05:54

Marlon escreveu:...penso ser mais prudente fazer um teste em algum cantinho para saber se o resultado será satisfatório.

Beleza, Marlon.
Vou então testar esses parafusos, fazendo um furo com o diâmetro menor das roscas (medindo-a pelos "vales") e depois atarraxando o parafuso no plástico como se fosse um macho.
Funcionando ou não, conto aqui.
Valeu!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 18 Jan 2016 00:37

Eu faço meus Zero-Clearance em polietileno de alta densidade. Rosqueio os niveladores com macho, furando conforme a tabela, e utilizo esses parafusos allen, que tem em qualquer loja de parafusos aqui em SP.

Uma técnica niveladora mais simples, que vi recentemente na NET mas ainda não testei, consiste em colocar 4 bolinhas de massa epóxi, apertar ao nível correto e deixar secar. Não esquecer de isolar o ferro da mesa com cera ou estaremos colando a peça na dita. Essa idéia acho que funciona inclusive para MDF e compensado, materiais onde a rosca não resolve bem.

Pedro
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 21 Jan 2016 16:28

Neptuno escreveu:(...) Uma técnica niveladora mais simples, que vi recentemente na NET mas ainda não testei, consiste em colocar 4 bolinhas de massa epóxi, apertar ao nível correto e deixar secar. Não esquecer de isolar o ferro da mesa com cera ou estaremos colando a peça na dita. Essa idéia acho que funciona inclusive para MDF e compensado, materiais onde a rosca não resolve bem.

Pedro

Legal Pedro, baita ideia. :bow-yellow:
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 21 Jan 2016 18:46

eu tenho um problema com Zero Clarence.... o espaço aonde o meu se encaixa nao tem mais do que 3mm o original é uma "placa" de metal nesta espessura, ai nao encontro outro material que possa substituir nesta espessura... alguma ideia????

obrigado
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 21 Jan 2016 19:50

Adenilson, o Lauro fez um riving knife (fendedor) em metal para a serra de bancada dele; pela diminuta espessura não vejo outra forma. Vamos aguardar alguém da área porque se em matéria de madeira estou apenas começando, em metalurgia não sei nem por onde começar. :shifty:
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 21 Jan 2016 19:54

vou esperar... kkkk uso o que veio, mas o rasgo dele é enorme... parece ser para disco dado ou para corte em 45 graus...

vamos ver
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br

Voltar para “Tutoriais e Desafios”