Mais um Zero Clearence Table Saw Insert

Onde aprender. E ensinar.
jedi.wood

Mais um Zero Clearence Table Saw Insert

Mensagempor jedi.wood » 11 Jan 2016 10:30

Tendo em vista algum corte ocasional em MDF, decidi adquirir um disco de 7 1/4 especializado neste tipo de trabalho. Escolhi esta dimensão com o objetivo de obter flexibilidade, afinal posso utilizá-lo tanto na serra circular manual quanto na serra de bancada.

A partir daí, sentindo a necessidade de implementar um zero clearence, dei uma olhada em algumas revistas (muito) antigas. O resultado apresento neste guia rápido, cujo trabalho (só prá variar 8-) ) foi executado exclusivamente com sobras de material.
Trata-se de um projetinho que executei em julho do ano passado, fiquei de postar, fui deixando para depois, depois, ... :oops: Enfim, antes tarde do que nunca. :whistle:

Naco de piso laminado, o insert original da serra de bancada e a fita adesiva dupla-face a ser utilizada:

Imagem

Após aplicar a fita adesiva, "usinei" as bordas:

Imagem

Resultado:

Imagem

Outro ângulo:

Imagem

A la chasse :animals-chickencatch: de uns parafusitos que seriam utilizados para ajustar o alinhamento do topo do insert com o tampo da serra de bancada ...

Imagem

Efetuando os furos (parciais) para os pequenos parafusos:

Imagem

Parafusos instalados e "configurados" de tal forma que utilizem os mesmos pontos de apoio do insert original:

Imagem

Resultado após abrir o rasgo no insert, através de um corte por emersão:

Imagem

E o "produto final" instalado na máquina, faltando apenas o mecanismo de travamento no tampo:

Imagem

Nunca é demais lembrar que o insert deve ficar um pouquinho abaixo do tampo na entrada e outro tantinho acima do tampo na saída, medida equivalente a um bóson, no máximo um átomo. :lol:

[]
Editado pela última vez por jedi.wood em 11 Jan 2016 20:06, em um total de 2 vezes.
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
sergioln

Re: Mais um Zero Clearence Table Saw Insert

Mensagempor sergioln » 11 Jan 2016 12:14

Show Jedi, preciso me mexer e fazer um destes para minha DW. Parabéns.
Lauro

Mensagempor Lauro » 11 Jan 2016 18:55

Excelente Jedi :clap: . Também preciso fazer um para a minha.
Lauro.
Marlon

Mensagempor Marlon » 11 Jan 2016 19:45

Jedi, de fato o tal zé clarêncio é bastante útil.

Me permita apenas uma sugestão com relação aos parafusos (talvez não para você, que já deve conhecê-los, mas para alguém que esteja acompanhando o tópico). Os allen sem cabeça com ponta cônica (foto abaixo) facilitam muito a regulagem da altura.

Imagem
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 11 Jan 2016 20:10

Muito bom amigão, agora me diz uma coisa, que marca é sua serra?
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 12 Jan 2016 09:15

Jedi,
qualquer hora dessas ainda vou fazer um zero-(mas-zero-mesmo!)-clearence desses pra mim.
O da Ridgid está longe de ser "zero", deixa que uns bons pedaços de madeira caiam lá pra dentro, e Deus sabe pra onde eles podem ir depois de embalar na lâmina.

Para isso, já comprei um pedaço daquele material usado pras "tábuas plásticas" de bater carne.
Talvez dê até pra fazer dois, um pra lâminas thin kerf, outro pra normais.

Marlon,
numa passada por um sucatão de inox, comprei um punhado desses parafusos, já com a exclusiva má intenção de usá-los no zero-clearence.
Mas depois pensei: como faria para usá-los sem a rosca fêmea?
Será que o plástico aceita que se faça uma rosca nele?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 12 Jan 2016 11:54

sergioln escreveu:Show Jedi, preciso me mexer e fazer um destes para minha DW. Parabéns.

Lauro escreveu:Excelente Jedi . Também preciso fazer um para a minha.

Sérgio e Lauro: não demorem muito, senão faço dois e mando procês; aí vocês vão se arrepender ! :lol:

Marlon escreveu:Jedi, de fato o tal zé clarêncio é bastante útil.

Me permita apenas uma sugestão com relação aos parafusos (talvez não para você, que já deve conhecê-los, mas para alguém que esteja acompanhando o tópico). Os allen sem cabeça com ponta cônica (foto abaixo) facilitam muito a regulagem da altura.

Imagem

Marlon, conhecer conheço, mas nunca vi ! :lol:

Os que tive contato já estavam instalados em alguma máquina. De qualquer forma, vou colocá-los na minha wish list. ( :occasion-gift: ) Até porque aparecem em vários projetinhos gringos, baita dica !

fguido escreveu:Muito bom amigão (...)

Brigadúúú, Seu Guido !

fguido escreveu:(...) que marca é sua serra?

É uma De Walt (modelo DW745B2).

Branco Leone escreveu:Jedi, qualquer hora dessas ainda vou fazer um zero-(mas-zero-mesmo!)-clearence desses pra mim. (...)

Faça mesmo, até eu consegui; o Sr. e sua Rig-Diggs merecem. hehe

Branco Leone escreveu:(...) O da Ridgid está longe de ser "zero", deixa que uns bons pedaços de madeira caiam lá pra dentro, e Deus sabe pra onde eles podem ir depois de embalar na lâmina.(...)

Meu palpite é que esses cacos tem percentual de acerto maior do que aqueles mísseis empregados no Vietnã. :? Se a máquina tiver coletor então ... o caco arrodeia, sai pelo vão e vai parar na testa do caboclo que está em frente à máquina. Acho. :lol:

Manda ver !

Branco Leone escreveu:(...)Para isso, já comprei um pedaço daquele material usado pras "tábuas plásticas" de bater carne.

O Maurício chegou a cogitar, há algum tempo atrás, comprar uma placa grande de polietileno e dividirmos; também devem ser ótimas prá confeccionar featherboards . De repente ...

Branco Leone escreveu:(...) Será que o plástico aceita que se faça uma rosca nele?

Branco, vou adiantar (mas não prescindir) o Marlon ... penso que essas placas em polietileno são boas de trabalhar. Um amigo que atuou na fabricação de máquinas para açougues já fez até cabo de espeto com este material: pré-furo, aquecimento do metal, inserção no cilindro de polietileno. Ficaram bons e combinando com as facas. :gay-rainbow:

Xiloabraços a todos. :lol:
Editado pela última vez por jedi.wood em 18 Jan 2016 07:37, em um total de 2 vezes.
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 12 Jan 2016 14:02

jedi.wood escreveu:Meu palpite é que esses cacos tem percentual de acerto maior do que aqueles mísseis empregados no Vietnã.

O percentual de acerto é mesmo parecido com o dos mísseis. Nem um sequer acertou o "alvo" (eu).

jedi.wood escreveu:...penso que essas placas em polietileno são boas de trabalhar. Um amigo (...) já fez até cabo de espeto com este material: pré-furo, aquecimento do metal, inserção no cilindro de polietileno.

Pode até ser, mas convenhamos que meter o ferro quente num furo é bem diferente de abrir a rosca com um macho.

(sei que a frase ficou estranha... juro que tentei dizer de outro jeito, mas não ficou tão claro!)
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 12 Jan 2016 14:38

Branco Leone escreveu:(...) Pode até ser, mas convenhamos que meter o ferro quente num furo é bem diferente de abrir a rosca com um macho.(...)

Acho que depois dessa, o Marlon não volta. :?

Branco Leone escreveu:(...) sei que a frase ficou estranha... juro que tentei dizer de outro jeito, mas não ficou tão claro!

A-hã. :lol:
msmith1701
Contato:

Mensagempor msmith1701 » 14 Jan 2016 12:42

jedi.wood escreveu:
Branco Leone escreveu:(...)Para isso, já comprei um pedaço daquele material usado pras "tábuas plásticas" de bater carne.

O Maurício chegou a cogitar, há algum tempo atrás, em comprar uma placa grande de polietileno e dividirmos; também devem ser ótimas prá confeccionar featherboards . De repente ...

A minha placa de inversão de tupia foi tb uma tabua de carne e sobrou pedaços pra um alisador de formica/fitas/folhas, um comprido que uso pra mexedor de tinta/cola, e um espatula curta, já tinha falado que devia deve ter uns outros tequinhos perdidos, mas não os encontros. Devem estar tão bem guardados(?), talvez até no lugar certo, ontem em casa encontrei conectores de fio, na caixa de elétrica, depois de procurar na garagem toda.

Mas agora que esta mais tranquilho, vou ver de novo o lance da placa depois comunico aos outros interessados.

Pelo que sei da pra abrir rosca fácil nele, tenho um jogo de machos chineses que foram usados uma vez só, vou tentar achar um toquinho e abrir uma rosca e colocar um parafuso e porca e fazer um pouco de força pra testar a resistência.
"Quando ficar ofendido dá poder às pessoas, elas ficam ofendidas mais facilmente." - John Stossel
Remember, just because you're offended, doesn't mean you're right. -Ricky Gervais

Voltar para “Tutoriais e Desafios”