Zedairitas® Mk.I Honing Guide System

Onde aprender. E ensinar.
cosme
Contato:

Re: Zedairitas® Mk.I Honing Guide System

Mensagempor cosme » 04 Jan 2016 22:31

Nota-se que você andou estudando e praticando, isso é bom, hehe.
Pois é, a lâmina do R. Hock que recebi para uso na minha plaina de madeira é côncava no chanfro. De fato percebi logo na primeira afiação a praticidade em se estabelecer o micro-bevel. Dois pontos a acrescentar (daqui a pouco aparece o Popey para implicar com os bullets :lol: ):

1) As pedras da Taidea 1000 e 8000 agradecem o uso de uma Nagura para aumentar a eficiência nos desbaste da lâmina. Na verdade dá para reproduzir o resultado da Nagura, não sei dizer se com a mesma qualidade, lixando a pedra na folha mesmo, como se estivesse retificando. A lama formada acelera muito a afiação. Como uso muito a minha 1000 para desbastes até consideráveis, se eu não fizer lama a coisa é interminável;

2) Nada contra o teste de cortar papel, porém: quando comecei a desempenar pranchas de madeira dura, certa vez em um belo dia a plaina simplesmente não funcionava. Ok. Olhei para a madeira, para o empeno, para todas as regulagens da plaina e por último conclui que era a afiação e ponto. Afiei e como de costume ao terminar eu passava a lâmina no papel, que era fatiado de dá gosto. Certo, plaina na madeira, avança e... nada. Repeti o procedimento de afiação umas quatro vezes, sem exagero. O engraçado é que a lâmina além de cortar o papel cortava um Freijó e um Cedro que é uma beleza. Mas madeira dura a estória é outra... Após muito tempo e frustração, eu me lembrei da técnica de tentar cortar um pelo. Ok, a lâmina não cortava. Hum... Tem algo de errado. Voltei para a afiação, avaliei o que estava de errado, fiz umas apostas e resolvi a coisa: pronto, cortava pelo sem esforço. Fui para o papel e continuava a cortar o papel de modo ao menos bem parecido. Plaina na Peroba e... fitas! Ou seja, use o papel com moderação :grin:

[]s
Cosme
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 05 Jan 2016 06:50

cosme escreveu:(daqui a pouco aparece o Popey para implicar com os bullets

Eu não implico com bullets.
Aliás, não implico com nada!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
tbaroni

Mensagempor tbaroni » 05 Jan 2016 11:40

Branco Leone escreveu:
cosme escreveu:(daqui a pouco aparece o Popey para implicar com os bullets

1) Eu não implico com bullets.
2) Aliás, não implico com nada!

hahahahahah
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 05 Jan 2016 12:09

tbaroni escreveu:
Branco Leone escreveu:1) Eu não implico com bullets.
2) Aliás, não implico com nada!

hahahahahah

Me aparece cada um...
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 08 Jan 2016 09:39

cosme escreveu:(...) As pedras da Taidea 1000 e 8000 agradecem o uso de uma Nagura para aumentar a eficiência nos desbaste da lâmina. Na verdade dá para reproduzir o resultado da Nagura, não sei dizer se com a mesma qualidade, lixando a pedra na folha mesmo, como se estivesse retificando.

Tchê Cosme, penso que o valor destas pedras para limpeza/regularização é tão acessível, que não vale a pena passar lixa nas chinesinhas. Até porque pelo (pouco) que aprendi, a granulometria destas (pedras) é bastante alta.

Uma prática que venho adotando é submeter suavemente os formões (e facas) nas pedras alternando a posição destas na bancada. Há cerca de 2 semanas, em uma conversa com um amigo que também frequenta o Madeira, uma placa de ardósia surgiu como alternativa, no entanto, acabamos chegando à conclusão que o melhor é adquirir uma pedra específica para este fim. Gostei do preço da Nagura e penso que as chinesinhas vão gostar também. 8-)

cosme escreveu:(...) A lama formada acelera muito a afiação. Como uso muito a minha 1000 para desbastes até consideráveis, se eu não fizer lama a coisa é interminável;(...)

Quando comecei a pesquisar este tema, intuitivamente “pensei” que a lama atrapalharia a afiação, no entanto, ao começar a praticar, a tal lama mostrou-se um acelerador do processo.

Mas, como aparentemente nada fica livre de constestações, não vai faltar quem diga que as partículas metálicas em suspensão acabam prejudicando a qualidade da afiação. :crying-blue:

No final (?) das contas, prá não desagradar ninguém hehe, não deixo acumular muita lama sobre a pedra, isto é, dou uma enxaguada entre ferramentas. :chores-mop: Na minha percepção, somente a primeira "buscada" no formão é a mais chatinha ... aliás, assim que “tropeçar” em alguma pedra próxima de #400 ou #600, [Jânio Quadros mode] comprá-la-ei [/Jânio Quadros mode] visando substituir a lixa #600.

cosme escreveu:(...) 2) Nada contra o teste de cortar papel, porém: quando comecei a desempenar pranchas de madeira dura, certa vez em um belo dia a plaina simplesmente não funcionava. Ok. Olhei para a madeira, para o empeno, para todas as regulagens da plaina e por último conclui que era a afiação e ponto. Afiei e como de costume ao terminar eu passava a lâmina no papel, que era fatiado de dá gosto. Certo, plaina na madeira, avança e... nada. Repeti o procedimento de afiação umas quatro vezes, sem exagero. O engraçado é que a lâmina além de cortar o papel cortava um Freijó e um Cedro que é uma beleza. Mas madeira dura a estória é outra... Após muito tempo e frustração, eu me lembrei da técnica de tentar cortar um pelo. Ok, a lâmina não cortava. Hum... Tem algo de errado. Voltei para a afiação, avaliei o que estava de errado, fiz umas apostas e resolvi a coisa: pronto, cortava pelo sem esforço. Fui para o papel e continuava a cortar o papel de modo ao menos bem parecido. Plaina na Peroba e... fitas! Ou seja, use o papel com moderação

Tchê Cosme, vou resumir (?) a hestória - prá tentar deixar menos chata: ainda mancebo :teasing-binkybaby: , comecei a comprar uns imóveis extremamente detonados (bem baratinhos) prá morar, reformar e vender. Como a guaiaca não permitia muitas estripulias, basicamente utilizava ferramentas manuais, desde desdobrar costaneira seca de eucalipto (com serrote Tramontina) até concretar (muita) laje sem betoneira.

A única ferramenta elétrica que tinha em mãos, nesta época, era uma furadeirinha Bosch de segunda mão.

Passada esta fase (compra, reforma, vende, estudos, carreira, ...), comecei a frequentar fóruns de marcenaria, ficando encantado com a variedade de ferramentas elétricas. Tal encanto foi amplificado ao entrar em contato com aquelas famosas publicações em língua inglesa - para minha felicidade, as da década de 80/90 priorizam exatamente as elétricas. Como minha leitura/estudos estão em 1987 ... :whistle:

"Quem nunca comeu melado, quando experimenta, acaba se lambuzando. "

Escrevi toda essa lambança somente prá dizer que se não conseguir fazer depilação com lâmina de plaina ou formão, vou de desempenadeira e furadeira de bancada. hehe

Contudo, de forma alguma, deixo de apreciar, admirar e inclusive ter consciência que obter fitinhas a partir de uma plaina manual é infinitamente mais prazeroso do que passar o lenho na desempenadeira. Mas, pelo menos por enquanto, apesar de respeitar e estudar a escola inglesa/francesa, na prática estou mais direcionado à DIY yankee com bastante ferramenta elétrica, parafuso - e vez por outra, um compensadinho também. :doh:

Mas é só por enquanto, certamente buscarei a evolução ... (assim que concluir o DETOX :mrgreen: )

[]
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 10 Mar 2016 08:04

Branco, ao procurar o tópico para indicar ao Valete, notei que não respondi-o-o-o. :?

Branco Leone escreveu:
jedi.wood escreveu:Aí é aquela hestória...

:lol: :lol: :lol:

(e só estou rindo porque SEI que você não escreveu errado)

Digamos que hestória fica mais abrangente. :mrgreen: Aliás, agente :lol: escreve tanta bobagem que nem sei mais quem inventou isso. Foi você ?
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 10 Mar 2016 09:08

jedi.wood escreveu:Digamos que hestória fica mais abrangente. :mrgreen: Aliás, agente :lol: escreve tanta bobagem que nem sei mais quem inventou isso. Foi você ?

O hestória é meu; o agente é do povo! :lol:
Editado pela última vez por Branco Leone em 05 Abr 2016 11:01, em um total de 1 vez.
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 10 Mar 2016 09:09

Branco Leone escreveu:(...) O besteirento aqui é você!

Contra fatos, não há argumentos. :mrgreen:

Voltar para “Tutoriais e Desafios”