Zedairitas® Mk.I Honing Guide System

Onde aprender. E ensinar.
jedi.wood

Zedairitas® Mk.I Honing Guide System

Mensagempor jedi.wood » 20 Jul 2015 10:57

Tendo em vista a recém chegada pedrinha Taidea (proveniente da China), resolvi por a mão na massa e confeccionar o tão esperado jig afiador de formões e "plainas". Imagem

Apesar de ter visto dezenas de modelos, comerciais ou feitos em casa, absolutamente não tinha a menor ideia de qual tentaria implementar; aí o jeito foi fazer, fazendo. hehe

Um naco de forrinho em grápia de 20cmx10cm (sobras de outrora) e algumas porcas-garra e manípulos do estoque adquirido na R.J. Diehl de POA, depois de alguns cortes ficaram assim:

Imagem

Preparando a peça:

Imagem

Primeira suína já instalada:

Imagem

Testando o "abraço" no formão:

Imagem

Rebaixos nos knobs feitos na furadeira de bancada e boleamento das bordas na tupia recém invertida (a hestória da inversão [quase gratuita] fica para outro momento):

Imagem

Design mais fluido e (por que não ?) aerodinâmico: Imagem

Imagem

Peças do alegra-cabeça: :mrgreen:

Imagem

E o que parecia ficar bonito, acabou ficando mais feio do que o :twisted:. Detalhes dos rolamentos de skate com eixo no padrão Mad Max: Imagem

Imagem

Afiei o primeiro - de muitos formões :doh: - e o resultado foi satisfatório; o formão corta papel como um estilete. :shock: Como esses formões da Tramontina vêm com um verniz, comecei com lixa d'agua 600 no verso da lâmina e posteriormente no bisel - infelizmente não tinha lixa com grana mais agressiva em casa.

Depois de removido o verniz, recorri à pedrinha Taidea de 1000/3000 que realmente quebra um galhão. :romance-hearteyes:

Meus agradecimentos à indicação do Cosme, ao tópico do Lauro e aos artigos sobre afiação publicados no blog do Paulo.

A foto acima é apenas ilustrativa, a afiação em si deu-se posteriormente em uma pia com tampo de granito. Está prá chegar uma pedra com granulometria 8000, quem sabe não me animo a implementar um modelo Mk.II ?

Pela atenção ...

EDITADO EM 01/2016: encontrei este modelo, caso interesse ...

Imagem
Editado pela última vez por jedi.wood em 25 Jan 2016 13:29, em um total de 2 vezes.
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
sergioln

Re: Zedairitas® Mk.I Honing Guide System

Mensagempor sergioln » 21 Jul 2015 07:10

Parabéns pela iniciativa e criatividade. Ficou show.

Bração.
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 22 Jul 2015 10:59

Grato Sergio, bondade sua. (nem por isso uma forcinha deixa de ser bem-vinda. :mrgreen:)

Ontem à noite afiei o segundo formão, como abri o tópico em tutoriais práticos, faz-se indispensável tecer alguns comentários sobre a primeira versão hehe

a) o formato dos manípulos não é adequado. Como afiação com pedra envolve água, fica suavemente inviável :whistle: dar e retirar aperto sem pegar um pano prá ajudar.

Solução: trocar os manípulos por formato borboleta. :think:

b) se o caboclo não tiver presssa (e a fila de formões não for muito grande) o equipamento apresentado acima cumpre seu propósito. No entanto, requer atenção e um ajuste fino que desafiam a paciência da vítima que está utilizando-o.

Soluções: construir uma base "monobloco" (um paralelepípedo recortado no mesmo formato da base já apresentada) em detrimento de empregar 3 peças. O design também lembrará um trem de pouso, porém sem os problemas de (falta) de alinhamento. Além disso, providenciar um rebaixo no topo da base ( :lol: ) que permita facilmente alojar o formão de tal maneira que a lâmina fique a 90º em relação à base do próprio jig.
Outro detalhe que será bem-vindo é providenciar um jig que facilite posicionar o formão no ângulo correto de seu bisel (o Miro postou por aqui há alguns meses).

Vou contando as novidades. :sleeping-boring: :sleeping-yellow: :teasing-blah:
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
Lauro

Mensagempor Lauro » 24 Jul 2015 14:52

Muito bom Jedi :clap: :clap: . O importante mesmo é que está cumprindo a função. Brincar de marcenaria com ferramentas cegas não é brincadeira, é castigo :lol: . Parabéns e abraços!
Lauro.
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 27 Jul 2015 10:24

Valeu Lauro. :grin: É isso mesmo, seja do jeito que for, o importante é manter os ferros afiados.

[]
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 24 Set 2015 12:51

poxa, como que eu passei batido por esse tópico?

Parabens Jedi, e obrigado por compartilhar, vou copiar essa ideia ainda essa semana
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 30 Dez 2015 18:44

Valeu Guido !
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 31 Dez 2015 14:53

Cacilds Jedi, o teu tópico passou despercebido pelo meu radar.
O jig é tinhoso hein :lol:
Que bom que as pedras Taidea lhe serviram. Eu ainda as uso como pedras principais. Uma 1000 e outra 8000. Um baita custo-benefício.

Com relação ao jig do Miro, de certo é uma boa solução. O que acho muito bacana no jig dele é o tamanho.
Somente como uma alternativa para você considerar: utilizar uma pequena régua de bolso. Daquelas que se usa no macete do David Charlesworth para polimento de um filete mínimo da traseira da lâmina.

Eu uso assim:
0) Monto a lâmina no jig com um leve aperto;
1) Coloco o jig em uma superfície plana e com um transferidor eu ajusto a projeção da lâmina no jig com base no ângulo que eu desejo. No caso, coleto as medidas para todos os chanfros (ângulos) que uso na lâmina. Ou seja, se houver micro-chanfros, os mesmos são anotados também;
2) Com uma caneta Sharpie eu escrevo nas lâminas as medidas entre a borda do gabarito e o fio. Para isso eu coloco o jig frente aos meus olhos na altura da cabeça e levemente contra a luz. Se a lâmina tiver caixinha as medidas ficam anotadas lá também.

Algumas perguntas que você pode se fazer:
1) É tão confiável quanto um jig que usa um bloco que repete a medida?
Sim, não se preocupe com isso, a margem de erro do seu olho será insignificante segundo as minhas experiências.

2) Por que a régua é interessante frente um jig com bloco?
Veja, se você tem diversas lâminas com diversas configurações, você deveria ter diversos blocos. A régua substitui todos eles, por isso eu gosto da técnica da régua.

3) É demorado para ajustar né?
Não, não é. Entra no automático e você pegando o deslize da lâmina no teu jig a coisa é bem rápido.

Infelizmente o meu passo-a-passo acima não me parece lá tão claro através de palavras... Mas ao menos eu tentei :grin:

E o jig, acabou evoluindo?

[]s
Cosme
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 04 Jan 2016 15:14

cosme escreveu:O jig é tinhoso hein (...)

Ô se é. :whistle: :lol:

cosme escreveu:Que bom que as pedras Taidea lhe serviram. Eu ainda as uso como pedras principais. Uma 1000 e outra 8000. Um baita custo-benefício.

Realmente foram acessíveis, no entanto, um ou dois meses após comprar constatei que estavam ainda mais baratas - mesmo com a alta do dólar. Que bom.

cosme escreveu:Com relação ao jig do Miro, de certo é uma boa solução. O que acho muito bacana no jig dele é o tamanho.

O Miro é um dos detentores do "Selo Cosme de Qualidade", e vice-versa. :bow-blue:

cosme escreveu:Somente como uma alternativa para você considerar: utilizar uma pequena régua de bolso. Daquelas que se usa no macete do David Charlesworth para polimento de um filete mínimo da traseira da lâmina. (...)
Infelizmente o meu passo-a-passo acima não me parece lá tão claro através de palavras... Mas ao menos eu tentei :grin:

Tchê Cosme, a explicação foi tão boa que até eu entendi hehe, gostei do método ! Pontos de referência sempre vêm a calhar.

cosme escreveu:E o jig, acabou evoluindo?

Pozé ... acompanhei a conversa de vocês no tópico do Nép :mrgreen:, assisti diversos vídeos sobre afiação (com ênfase naquele à mão livre do Paul Sellers) e lembrei-me da comparação efetuada pelo Paulo entre afiar e jogar videogame. Como sou bi-campeão no Forza Horizon, virei Halo 1,2,3 e 4 e não costumo apanhar no Killer Instinct, resolvi encarar o desafio ... :lol:

Aproveitei o sabadão à tarde e retomei a afiação dos cinco formões Tramontina - dos quais 2 haviam sido afiados com auxílio do jig - desta vez, sem ajuda do Zedairitas. Primeiro dei uma passada no esmeril (rebolo branco) prá criar o bisel côncavo - infelizmente não documentei a operação, mas gostei do resultado exatamente porque ficou difícil notar que ficou côncavo. :lol:

(por motivos óbvios, primeiro treinei com uns antigos que tinha por aqui)

Aí é aquela hestória que todo mundo já sabe: lixa-se a traseira da lâmina até espelhar, vira-se e manda ver lixa até criar o tal de micro bevel, depois uma viradinha, mais algumas passadas na lixa, ... a partir daí vamos aumentando a granulação da pedra enquanto diminuímos o número de passadas ... em tempo, quando fiz o tal jig, tinha tentado efetuar esta operação à mão livre e nunca conseguia preparar a face frontal do formão sem obter um micro bevel. O que é o estudo ? Na verdade aprendi que o micro bevel é bem-vindo. Detalhe: depois de algumas passadas (sempre puxando), é possível identificar que até o ruído da lâmina muda conforme o ângulo que aplicamos em relação à pedra.

Realmente a comparação com o videogame é perfeita: repetição, umas cagadinhas, repetição, um pouco menos de cagadinhas, repetição, ...

O primeiro dos 3 restantes já com o dorso beneficiado com uma lixa 600:

Imagem

Abaixo, uma "tábua" de vidro (que serve só prá detonar fio de faca) sendo útil para alguma coisa. Note-se a pedra de 8000 ainda lacradinha e como fica a de 1000/3000 após algumas passadas:

Imagem

Novamente a "lama metálica", desta vez na pedra de 8000. E o resultado final num toco (bem seco) de garapeira; sem esforço (e prática) algum(a):

Imagem

Eu sei que pinus não vale, mas foi só encostar:

Imagem

Os formões estão cortando papel como se estiletes fossem. Obviamente, sei que ainda é possível (e necessário) evoluir. Azar, eu gostei !

- x -

Como bônus, a pedra combinada ainda trouxe um jig para afiar facas. Espero que num futuro (próximo ?) possa dispensá-lo:

Imagem

[]
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 04 Jan 2016 18:56

jedi.wood escreveu:Aí é aquela hestória...

:lol: :lol: :lol:

(e só estou rindo porque SEI que você não escreveu errado)
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Voltar para “Tutoriais e Desafios”