Barra roscada esquerda

Onde aprender. E ensinar.
fernandorosa

Barra roscada esquerda

Mensagempor fernandorosa » 20 Abr 2014 10:34

Estou tentando fazer uns grampos tradicionais da carpintaria americana.Já trabalhei com eles e realmente são muito bons
A parte de madeira é relativamente fácil
O problema reside nas barras roscadas que como os amigos percebem tem metade com rosca direita e metade com rosca esquerda (serão soldadas no meio)
Onde conseguir barras rosca esquerda na bitola(s) 1/4, ou 6mm ,ou 3/8 até o max de 10mm?
De acordo com a barra também vamos precisar do macho rosca esquerda
Quem tiver alguma dica de onde comprar pequenas quantidades (atacado não vale..) por favor me passe
Bom coelhinho para todos
Fernando
Anexos
grampo.jpg
grampo.jpg (4.8 KiB) Exibido 4215 vezes
Luiz Dubal
Contato:

Re: Barra roscada esquerda

Mensagempor Luiz Dubal » 20 Abr 2014 11:33

Professor ! Eu tenho um grampo destes "Jorgenssen" Fiquei curioso e fui até a oficina para fazer o teste "São Tome" e realmente as barras são meio a meio......acho que a dificuldade vai ser encontrar barra e macho rosca esquerda....de qualquer modo barra rosca direita tenho fornecedor facil........coloco a meu grampo a disposição para uma engenharia reversa!!!!
Em Tempo: Veja no Mercado livre tem um grampo po R$ 120,oo---- produto.mercadolivre.com.br/mlb545494331-bessey-grampos-de-madeira-_jm
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 20 Abr 2014 11:45

Ha uns anos eu fiz tres desses grampos, Professor, utilizando kits dA Matriz. Fora a madeira dos mordentes vem com todas as pecas e todas as dicas construtivas necessarias.

Uma ideia de precos pode ser tiradada aqui:

http://goo.gl/OBL09x

O detalhe e' que se acha o grampo (padrao) completo por menos do que o kit:

http://www.rockler.com/wooden-handscrew-clamps-clamps

Aqui, depois de procurar e nao encontrar nada em lugar nenhum, tentei conversar com meu torneiro. So o custo do setup ja ficava mais caro do que importar...
fernandorosa

Mensagempor fernandorosa » 20 Abr 2014 12:11

Jà tinha visto os kits vendidos na matriz porem,como dissestes no final sai mais caro que o grampo pronto.
O bom da coisa é o DESAFIO! Vou procurar a barra rosca esquerda exaustivamente... pois do macho eu ja tenho a pista (deixa passar o feriado..) resolvido estes itens ,terei em mãos um canal para fazer ótimos grampos e, compartilhar com os amigos Vou tentar..
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 20 Abr 2014 12:40

Eu ainda não me animei em fazê-los por esse motivo também, mas como vcs já disseram na Matriz os preços são de desencorajar qualquer um de fazê-los, e, não sei porque não trouxe ao menos uns dois quando lá estive na última vez.

http://www.harborfreight.com/12-handscr ... 60551.html
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Marcos Leitão
Contato:

Mensagempor Marcos Leitão » 20 Abr 2014 18:03

Meninos...
Esqueçam a barra rosqueada à esquerda... isso é preciosismo da Matriz... nós do Brejil, temos que nos reinventar...

Eu fiz com barra roscada comum... e deu certo.

Esperem que eu vou buscar as fotos... já já eu volto...
Anexos
m_DSCF2092.jpg
m_DSCF2092.jpg (66.06 KiB) Exibido 4191 vezes
Marcos Leitão
Niterói/Rio de Janeiro
www.tapelink.com.br
Marcos Leitão
Contato:

Mensagempor Marcos Leitão » 20 Abr 2014 18:15

Eis um tutorial, que eu havia publicado no GDM, para a confecção deste Handscrew Clamp.

------------------------------------------------------------------------------------------------------

Amigos,

Como está chovendo muito no Rio, não pude pegar nos gabaritos "Gambiarritos" que estou fazendo. Para passar o tempo, comecei a fazer uns grampos que há muito eu queria. Já tinha todos os "ingredientes" aqui, prontinhos pra serem usados.

Tentei postar no espaço "Tutorial", mas não tenho privilégios. Depois, se gostarem, eles podem mudar de lugar.

Bom vamos lá:

O primeiro e maior desafio, (e por isso que não tinha feito antes) é que para os Handscrew funcionarem perfeitamente, a barra rosqueada deve ser híbrida (metade rosca direita, metade rosca esquerda) como essa barra não existe para vender no comercio, e eu não tenho e não sei usar um torno mecânico, resolvi me aventurar com as barras rosqueadas comuns. Deu certo. Não ficou igual, mas funciona muito bem.

Chega de papo.

O que eu precisei ter para fazer os grampos:

Imagem

1 tubo de alumínio de 1 pol.
1 cabo de vassoura
Sarrafos de madeira
barras redondas de madeira (sobra de um outro serviço - porta carretel de linha na loja da minha mulher)
barras rosqueadas
porcas

Começando:

Imagem
Deixando os sarrafos no esquadro.

Imagem
Usei sarrafos de maçaranduba neste trabalho.

Imagem
Meus maços feitos também com sobra de maçaranduba e os mesmos tarugos de madeira.

Imagem
Aqui os tarugos, que serão as manoplas do Handscrew.

Imagem
As barras rosqueadas e a foto do projeto

Imagem
Aqui estou em pensando: "O que eu vou fazer com esta m.... tô ferrado!"

Imagem
Usando um graminho tosco que fiz, com parafusos e sobras... Ó vida cruel...hehehehe

Imagem
Marcando a posição dos furos das buchas bailarinas

Imagem
Transferindo o risco para o furo das barras rosqueadas

Imagem
Começando a furar

Imagem
Testando

Imagem
Imagem
Dobrando o furo para a barra rosqueada poder "bailar"

Imagem
Furos prontos, agora é furar a sede da bucha bailarina, que fiz com alumínio na falta de latão.

Imagem
Imagem
Usei uma broca chata em vez da Forstner (que é mais cega que o mister magoo) a chata fez o trabalho e ficou até muito justa.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Embutindo as porcas no cabo da vassoura. (que será o miolo da bucha)

Imagem
Tirando o excesso de porca.... hehehehe
sobrou porca, tive que desbastar no esmeril.

Imagem
Fazendo o furo no tubo de alumínio.

Imagem
Cortanto o tubo com a esmerilhadeira e o disco de 1mm (bicho perigoso, este disco EPI - sempre)

Imagem
Aqui sou eu fazendo pose. Um dia vou ser quinem o Marcão. hehehehehehehehe

Imagem
Bucha pronta

Imagem
Aqui colocando o cabo de vassoura (miolo) com a porca na bucha de alumínio

Imagem
É para ficar assim.

Imagem
Alargando um pouco o furo da bucha que ficou muito justa. A bucha tem que trabalhar bem suave.

Imagem
Cortando a barra rosqueada

Imagem
Abrindo a sede da barra rosqueada no manípulo de tarugo de madeira.

Imagem
Colocando a barra no manípulo usando porca e contraporca, usando uma chave de catraca.

Imagem
Imagem
A idéia já tomando forma. Neste momento fui dormir. Continuei hoje (domingo)

Imagem
Continuando: Com a multicortadora DWT (boa ferramenta, me atende... hahahahahahaha) cortei rapidamente o excesso de madeira e alumínio (usando discos diferentes)
A foto ficou fora de foco, pois estava no tripé e não regulei direito... falha minha... ainda bem que não vivo mais de fotografia.. heheheh)

Imagem
Lixando o excesso e dando um pré-acabamento.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Imagem

Vejam os detalhes:
Aqui o Handscrew Clamp terminado. Note que por não ter usado a barra hibrida, para regular a bailarina que não tem porca (inferior) eu ajusto com uma porca castelo, no bico e
para ajustar a altura da peça (manípulo traseiro) eu uso uma porca comum. Fica fácil de ajustar, e resolve o fato da barra não ser híbrida.

Agora é esperar um dia mais quente e menos úmido para selar e passar o stain.

Quando estiver pronto eu mostro.

É isso...., e bom domingo para todos.

Vou agora para uma cerva gelada que ninguém é de ferro (digo, madeira... hehehehheh)

Ah, o crédito das fotos é do meu ajudante, meu filho Victor.

Abração a todos

--------------------------------------------------------------------------------------------

Aos amigos do Madeira,

Neste tutorial, eu ainda estava usando o sistema de contra porca para regular o aperto. Até que me veio a inspiração de colocar essa contra porca, antes e depois do eixo bailarina, próximo ao manípulo da barra roscada. Isso fez funcionar certinho, sem precisar de mais nada.

Agora funciona, como se eu estivesse usando uma barra hibrida.
Vejam a primeira foto, que tirei hoje, do grampo em cima da cadeira, notem que não uso mais a porca no meio do grampo. Não precisa mais.

O segredo é, no pino, próximo ao manípulo, ele não leva rosca... e sim 2 contra-porcas antes e depois dele, fazendo ele girar livre, e assim tracionar a porca que está instalada no eixo articulado da ponta.

Assim, ele gira livre em baixo, e puxa ou empurra a porca da ponta da barra roscada.

Funciona beleza.

Eu só fiz esse, por preguiça, mas já estão nos meus planos, fazer uns 10 pares....

É facim, facim.

Bração, qualquer dúvida, tô aqui.

Resumo... esqueçam a barra hibrida.
Marcos Leitão
Niterói/Rio de Janeiro
www.tapelink.com.br
Marcos Leitão
Contato:

Mensagempor Marcos Leitão » 20 Abr 2014 18:43

Fiz um desenho para ajudar na compreensão, do sistema de contra porcas no pino bailarina do eixo próximo ao manípulo.

Espero ter ajudado.

Bração a todos.
Anexos
m_Handscrew clamp.jpg
m_Handscrew clamp.jpg (32.5 KiB) Exibido 4184 vezes
Marcos Leitão
Niterói/Rio de Janeiro
www.tapelink.com.br
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 20 Abr 2014 19:01

E' uma solucao engenhosa, Marcos, nao se discuta. :clap: :clap:

Eu vejo em relacao `a barra hibrida duas desvantagens: a primeira e' que a velocidade de apertar/afrouxar sera a metade com esse metodo; a segunda e' que as barras hibridas tem rosca quadrada/acme, e portanto sao autotravantes; as barras usualmente disponiveis no nosso mercado, nao.

Naturalmente essas desvantagens sao largamente compensadas pelo metodo que criaste, considerando o custo e a facilidade de encontrar os componentes.

Belo uso do separador de orelhas, tche! :bow-yellow:
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 20 Abr 2014 22:09

Leitão, excelente tutorial abriu horizontes por aqui com certeza, em relação ao chinelo na oficina eu nem vou comentar (hahaha) eu disse que me vingava.

Mas falando sério, vou copiar seu projeto se me permites.....
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella

Voltar para “Tutoriais e Desafios”