Router Lift - Proposta de Desafio

Onde aprender. E ensinar.
fguido
Contato:

Router Lift - Proposta de Desafio

Mensagempor fguido » 30 Jan 2014 19:14

Amigos, sei que o tempo é a maior dificuldade para a grande maioria dos amigos aqui do fórum, mas eu gostaria de propor aqui um desafio mais avançado. Eu sempre tenho problemas quando tenho de usar uma tupia na mesa, ainda não consegui ver um levantador de tupia made-in-home que fosse eficiente e eficaz, mas quem sabe a gente trocando idéias pode-se chegar a um denominador comum de algo que solucione nosso problema. Então quero propor aqui a construção de um Router Lift (levantador de tupia) e gostaria de contar com a participação dos amigos. Que tal?

A minha idéia é começar fazendo algo parecido com:
http://www.ibuildit.ca/Workshop%20Proje ... ble-2.html
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Luiz Dubal
Contato:

Re: Router Lift - Proposta de Desafio

Mensagempor Luiz Dubal » 30 Jan 2014 23:45

Sou parceiro para esta empreitada--tenho o mesmo problema . E nunca parei para resolver . Podemos compartilhar estudos, ideias e tentativas.....
Alemão
Localização: Florianópolis SC ( sul da ilha, Tapera, proximo ao portão sul da base aérea ).
Contato:

Mensagempor Alemão » 31 Jan 2014 13:25

Tai um projeto que me interessou a princípio, depois declinei, mas quando tiver condições de comprar uma tupia que calce 1/2" com certeza irei fazer um porém com uma modificação pequena, adicionarei um par de molas de retração para manter o carro em contato constante com o elevador.
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 01 Fev 2014 05:50

Os projetos de elevadores para tupias que tenho visto, oriundos de usuarios do Primeiro Mundo, todos utilizam motores soltos. Tanto quanto eu saiba, aqui em pindorama os poucos modelos de tupia que disponibilizam motores soltos sao laminadoras, maquinas pequenas com nao mais de 1HP — pouca potencia para varias das operacoes de utilizacao em bancada.

Ainda tanto quanto eu saiba, as tupias mais potentes disponiveis comercialmente por aqui sao

Bosch GOF 1300 CE Professional - 1.75HP
DeWalt DW621 - 1.47 HP
Hitachi M125VE - 2.68 HP
Makita RP2301FC - 2.81 HP

e essas sao todas tupias de mergulho. E embora tupias de mergulho ate se prestem bem para serem usadas invertidas em bancadas, um projeto de elevador que funcione bem com elas e' algo que ainda estou por ver. Assim, me parece consideracoes quanto a se desenvolver um projeto de elevador de tupia para nosso uso deveriam se iniciar pela escolha da tupia a ser empregada.
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 01 Fev 2014 06:16

É bom saber que o assunto gerou interesse, eu possuo algumas tupias que são:

Uma pequena para laminados de marca F&M - 0.8 HP
Uma Craftsman - 1.2 HP
Macaco - 1.5 HP
Song Tool - 1.2 HP
e uma de mesa que depende do motor que uso.

Como a que eu mais uso manualmente é a Song Tool, os trabalhos similares que dependeriam de uma bancada para auxiliar são coisas simples e não precisarei mais que isso para fazê-los então usarei para o elevador a Craftsman, devido ao seu desenho, peso e posição do botão liga/desliga.
Anexos
Tupia.jpg
Tupia.jpg (31.55 KiB) Exibido 1722 vezes
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Lauro

Mensagempor Lauro » 02 Fev 2014 01:29

Eu uso pouquíssimo minha tupia, mas venho pensando há tempo em invertê-la para aproveitar melhor a máquina. Se for fazer, vou bolar algo para a única que tenho :grin: , que é uma B&D. Gostei da ideia. Um incentivo para tirar o projeto da cabeça. Abraços!
Lauro.
arturluthier

Mensagempor arturluthier » 17 Mai 2015 22:22

No momento não posso participar desta empreitada. mais por muito tempo passei por este mesmo problema não ter um elevador para minha tupia.
Apos muito pesquisar descobri que me pareceu bastante prático e eficiente . e que serve em vários modelos de tupias .
ROUTER RAIZER modelo RZ 100

Craftsman 275050,27506,27510, e 27511
DeWalter DW 625,621
Elu 3337,3338 e 3339
Freud FT 2000
Hitachi M12V,VE,M12V2 , M12VC e TR12
Makita 3612 C , 3612 B e 3612 BR
Porte cable 7529, 7538 , 7539 e 6931
Rioby RE 600

É somente uma dica pois funciona bem ,não pretendo desestimular à construção dos amigos , somente um toque... boa sorte nesta empreitada!
MADEIRA ! uma grande sacada
fernandorosa

Mensagempor fernandorosa » 18 Mai 2015 14:54

Gostei do desafio e,tenho usado muito pouco minha tupia H&B porem a +/- 10 anos atrás quando tinha uma tupia Crafsm. (ja foi pro lixo) tive muito trabalho de tupia, fazendo moveis rústicos e reformando esquadrias para a casa de praia em SC Lá eu fiz uma mesa para trabalhar com a tupia invertida e o meu levantador era um macaco (tipo pantográfico) de carro O sistema de guias era semelhante ao postado na mensagem do Guido Funcionou bem com boa precisão O esqueleto da engenhoca ficou la na praia e deve ter virado lenha para assar um costelão! O macaco ainda esta comigo Se a ideia servir ,tirem proveito
Fernando
Laerte

Mensagempor Laerte » 18 Mai 2015 20:45

O elevador da minha Black Decker invertida, como era de se esperar, foi feito em aço, acoplado numa base em aço tambem, com regulagem de altura por cima com uma chave allen de 6 mm! O gabinete foi feito com uma carenagem de uma máquina antiga de lavar, Brastemp, e com rodas para transporte! :grin:
Um abraço!
O prazer de saber fazer, é quando voce pode dividir este saber!
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 18 Mai 2015 20:50

Bom eu acabei fazendo aquele que sugeri lá no início, e postei aqui https://www.youtube.com/watch?v=zoLrfxpTbaQ
no youtube, na realidade foram dois vídeos, portanto não procurem o "vídeo 3 de 3" que ainda não fiz, hehe.

Depois de postar os vídeos fiz alguns ajustes para retirar um soquinho que ela dava tanto na subida como na descida.

Atualmente estou pensando em fazer outro para a minha tupia Macaco, pois com as lides do mdf, tenho visto que os móveis sendo fitados com fitas de 3 mm dão muito mais acabamento, o problema é que refilar uma fita dessas só na tupia mesmo (atualmente eu uso fita de 1 mm) então vou preparar uma nova mesa somente para esse fim. :character-jason:
Anexos
DSCN9867.JPG
DSCN9867.JPG (79.2 KiB) Exibido 1135 vezes
DSCN9866.JPG
DSCN9866.JPG (72.43 KiB) Exibido 1135 vezes
DSCN9861.JPG
DSCN9861.JPG (70.68 KiB) Exibido 1135 vezes
Editado pela última vez por fguido em 28 Jan 2016 20:50, em um total de 1 vez.
Martin Luther King Jr

Voltar para “Tutoriais e Desafios”