Dovetail Jig

Onde aprender. E ensinar.
antonioluizrj
Contato:

Re: Dovetail Jig

Mensagempor antonioluizrj » 28 Mai 2012 13:03

Ta ficando mito bom!!! Parabens!! :clap: :clap: :clap:

abraço,
Antonio
rpessica
Contato:

Mensagempor rpessica » 31 Mai 2012 14:30

Olá,

Aqui vão algumas fotos do projeto quase concluído.
Imagem
Imagem

Fiz alguns manípulos de madeira mesmo, sem muita medição (um furo no meio, quatro furos nas bordas e depois serra copo pra cortar). Passei a barra rosqueada, furei transversalmente e atravessei um pedaço de solda pra segurar.
Imagem

As molas fazem toda a diferença no sistema de aperto. Achei uma no ferro velho e cortei em 4.
Imagem

Fiz os primeiros testes e acho que vai dar certo. Na primeira vez o molde ficou muito justo. Daí abri mais os dentes, mas acabei abrindo demais!!! Ficou largo. Vou ter que fazer outro template, mas agora já tenho a medida exata. Os dentes também ficaram muito compridos, mas isso é fácil de se resolver.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Imagem

Quanto à profundidade, basta ajustar de acordo com a expessura da madeira que se está trabalhando.
Imagem
Imagem
Lauro

Mensagempor Lauro » 01 Jun 2012 11:17

Excelente Ricardo! Até me animei mais a tentar construir o meu :grin: . Ficou muito bom mesmo. Parabéns e abraços!
Lauro.
Rmon
Contato:

Mensagempor Rmon » 02 Jun 2012 10:03

Tudo indica que o projeto é um sucesso, ficou muito bom, Parabéns!!
abraço
Rmon.
daltonjhc

Mensagempor daltonjhc » 03 Jun 2012 18:48

parabens pela ideia e pelo trabalho , quando comprei uma tupia era a primeira coisa que queria fazer , ate hoje ainda nao consegui ahah
rpessica
Contato:

Mensagempor rpessica » 05 Jun 2012 08:27

Olá,

Obrigado pelas respostas. Ainda não tive tempo de fazer um novo template, mas assim que fizer posto aqui. Mas parece que vai dar certo.

Quanto ao tipo de madeira a ser utilizado nas gavetas, o paulobro está certo:
Uma breve observacao: nao sei qual material — compensado, MDF, MDP, madeira macica, ou sei la — pretendes empregar na construcao dos moveis para tua cozinha mas, pela minha experiencia, onde pretenderes utilizar encaixes em cauda de andorinha teras de usar madeira macica: os paineis de amadeirados nao se prestam. (No entanto, se quiseres utilizar amadeirados, o jig podera ser usado para fazer encaixes de caixa, tao eficientes quanto, embora nao tao decorativos.)

Não sei se é porque o MDF que usei para os testes estava mofado (ganhei alguns painéis que molharam, estou usando pra scraps), mas os dentes se quebram com muita facilidade.

Alguém tem alguma sugestão de junta para confeccionar gavetas?
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 05 Jun 2012 19:16

Na minha sempre desconsideravel opiniao, Ricardo, MDF e' uma porcaria. Tudo bem, em funcao do seu metodo de fabricacao oferece uma superficie absolutamente plana, e isso eventualmente e' muito util. Mas e' so. Muito, muito pesado (denso), nao se presta a nenhuma aplicacao estrutural; enverga facilmente sob o proprio peso, estufa so com a umidade do ar, se desmancha quando molhado, a menos que sustentado por alguma outra estrutura tende a empenar sempre. Nao aceita pregos nem parafusos comuns, esfarela as bordas por qualquer coisinha. Muito abrasivo, detona o fio de tudo o que e' ferramenta e ainda por cima libera formaldeido, um cancerigeno. Tem mais, mas ja da para sentir que a antipatia nao e' gratuita... O pessoal de uma associacao de que faco parte comprou, e bem caro, uma cozinha em MDF revestido com melamina. Em 6 meses de uso (bem pesado, e' verdade) da pena de ver. Mas divago: a questao e' como fazer juncoes para montar gavetas, alem de rabo de andorinha...

O metodo mais comum utilizado comercialmente e' emenda de topo mesmo, eventualmente reforcada com alguma ferragem, tipo pino, prego, parafuso, cantoneira, ou ainda cavilhas ou biscoitos. Como nos exemplos das imagens abaixo:

_DSC5146.jpg
_DSC5146.jpg (36.17 KiB) Exibido 3213 vezes
_DSC5147.jpg
_DSC5147.jpg (50.26 KiB) Exibido 3213 vezes

Certamente ha outros metodos, com encaixes de varios tipos. Ha mesmo um tipo de fresa de tupia especialmente desenvolvido com essa finalidade, especialmente para utilizar-se com paineis amadeirados (compensado, LDP, MDF, etc.). Um exemplo pode ser visto, inclusive com um video demonstrativo, em
http://goo.gl/kPCsP

E' o que me ocorre...
rpessica
Contato:

Mensagempor rpessica » 06 Jun 2012 10:36

Olá,

Concordo com o paulobro. MDF realmente é muito fraco, parece papelão. Sua única vantagem é preço, mas a longo prazo acaba saindo mais caro. Há uns 3 anos comprei um gabinete de MDF para o banheiro, que já está detonado!!!

Bom, estou seriamente pensando em montar minha cozinha usando madeira maciça. Mas isso fica pra outro tópico. Adiantando um pouco, achei este site de confecção de cozinhas planejadas em madeira, com tutoriais em vídeo. Muito bom!
http://customcabinetpro.com/gallery/

Estou fazendo agora um "table saw croscut sled" (não sei como se chama em português, porque só vi tutoriais em ingles). Assim que tiver fotos abro um novo tópico.
Imagem
http://www.familyhandyman.com/DIY-Projects/Woodworking/Woodworking-Tools/crosscuts-with-a-table-saw-sled/View-All

Abraços,
Lauro

Mensagempor Lauro » 06 Jun 2012 10:58

Opa, vou aguardar mais essa novidade. Abraços!
Lauro.
Rmon
Contato:

Mensagempor Rmon » 07 Jun 2012 09:24

Eu também... :shock:
Rmon.

Voltar para “Tutoriais e Desafios”