Dovetail Jig

Onde aprender. E ensinar.
rpessica
Contato:

Dovetail Jig

Mensagempor rpessica » 22 Mai 2012 15:53

Olá,

Estou montando um Dovetail Jig.
Imagem
Quem quiser o projeto em PDF é só pedir que encaminho por email.

Fiz um arquivo no Google SketchUp, pra facilitar. Segue o link:
http://uploaded.to/file/4howvr4g (clicar em Free Download)

O desenho está com algumas adaptações do projeto original do ShopNotes, como por exemplo, substituição do thread insert por uma porca agarra e substituição do sistema de aperto (não encontrei parafuso com argola que servisse na porca agarra).

O template tem de ser muito bem feito, senão dá zica. Fiz um com MDF de 10mm, e deu certo. Embora no projeto do ShopNotes diga que os dentes e as entradas tem de ser iguais, na prática isso não funciona. Tem de ser feito o seguinte cálculo:
Entrada = largura externa do guia
Dente = Largura da fresa - (largura externa do guia - largura da fresa)

Estão faltando no projeto SKB os stop blocks, que são simplesmente toquinhos de madeira com sulcos aparafusados na base.

Assim que tiver fotos do meu exemplar, posto aqui.

Espero que tenham gostado do meu primeiro post, e fiquem à vontade pra dar pitacos.

Ah, e visitem meu blog: http://rpessica.blogspot.com

Abraços,
paulobro
Contato:

Re: Dovetail Jig

Mensagempor paulobro » 23 Mai 2012 07:15

Bem-vindo ao Madeira!, Ricardo. E' nossa, a casa...

Aplaudo que inicies teus trabalhos em marcenaria por um desafio, construir um jig relativamente complexo e demandando boa precisao nos ajustes. Excelente treino.

Uma breve observacao: nao sei qual material — compensado, MDF, MDP, madeira macica, ou sei la — pretendes empregar na construcao dos moveis para tua cozinha mas, pela minha experiencia, onde pretenderes utilizar encaixes em cauda de andorinha teras de usar madeira macica: os paineis de amadeirados nao se prestam. (No entanto, se quiseres utilizar amadeirados, o jig podera ser usado para fazer encaixes de caixa, tao eficientes quanto, embora nao tao decorativos.)

No mais, curioso em ver teu desafio concluido; meus votos de sucesso na empreitada. E aqui estamos todos `a tua disposicao no que pudermos ser de ajuda e loucos para aprender com tuas experiencias.
Lauro

Mensagempor Lauro » 23 Mai 2012 11:15

Oi Ricardo! Obrigado por ter remetido o projeto para mim. Como lhe disse, acho que está um pouco além de minhas parcas habilidades, mas vamos ver se consigo fazer sair alguma coisa :grin: . Abraços!
Lauro.
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 23 Mai 2012 12:34

Amigo eu já fiz esse jig no passado e perdi o projeto, se puderes manda uma cópia pro meu e-mail também (franciscoguido@hotmail.com)

Se precisares de porca agarra me fala que tenho de algumas medidas.

Abcs.
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
rpessica
Contato:

Mensagempor rpessica » 23 Mai 2012 13:26

Olá.

Obrigado pelos comentários. Seguem duas fotos do projeto parcialmente concluído:
Imagem
Ainda faltando um sistema de aperto decente! As porcas agarra estão embutidas.

Imagem

Tive de abrir um pouco os furos das peças de pressão porque estava muito difícil passar pelas barras rosqueadas. Uma sugestão do projeto original é colocar molas nas barras, pra que elas levantem a peça paralelamente. Não encontrei molas adequadas aqui pra comprar. Moro numa cidade pequena, tudo é muito difícil!!!

Mudando de assunto um pouco, fiz minha primeira moldura! Pra vocês que já trabalham com isso pode parecer pouco, mas pra mim é uma conquista, hehe. Este desenho já estava amarelando, precisava de um cuidado especial.

Imagem

Fiz com madeira de uma prateleira antiga, não sei qual é. Misturei tingidor Xadrez preto com grafite em pó. Deu um preto chumbo, com alguns pontos de brilho. Apliquei a mistura na madeira lixada precariamente, pra que os veios ficassem visíveis (não queria aspecto plástico). Depois uma camada de verniz pra fixar a tinta e o grafite.

Abraços,
Lauro

Mensagempor Lauro » 23 Mai 2012 15:57

Ricardo, estou acompanhando o andamento desse projeto. Sua moldura ficou muito bonita, e a ideia do pó de grafite foi muito boa. Nunca tinha ouvido falar nesse tipo de acabamento. Parabéns e abraços!
Lauro.
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 23 Mai 2012 19:31

Beleza de moldura, Ricardo.

Construir uma moldura e' so aparentemente simples; na real demanda precisao no corte da esquadria e praticamente nao da margem a erros nas medidas, exige cuidado e capricho. O bonito acabamento que criaste e' a cereja sobre o bolo, o endosso do atestado. Meus parabens! :clap:
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 24 Mai 2012 07:35

Esse jig funciona direitinho, no video abaixo tem uma demonstracao do que eu fiz com as medidas da sho notes

http://www.youtube.com/watch?v=FUphYr8DXX4
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Rmon
Contato:

Mensagempor Rmon » 24 Mai 2012 13:38

Belo JIG e bela moldura, veja o tópico viewtopic.php?f=18&t=970, caso tenha alguma dificuldade na colagem da moldura..
abraço
Rmon.
vangodias

Mensagempor vangodias » 25 Mai 2012 21:51

Ricardo obrigado por ter enviado o projeto.

Vou tentar montar um.

Ficou bacana a pintura, o paulo disse tudo, moldura não é tão simples assim, se não estiver no esquadro, dá trabalho, continue, você tem jeito pra coisa.

fique na paz.

Voltar para “Tutoriais e Desafios”