engenheiro x marceneiro

Divulgação de ferramentas, primeiras impressões, testes, ferramentas novas, curiosidades sobre ferramentas
fernandorosa

engenheiro x marceneiro

Mensagempor fernandorosa » 07 Set 2018 22:05

Quando me aposentei como professor e engenheiro resolvi adotar como hoby o trabalho em madeira,
queria ficar longe das fresadoras tornos mecânicos mandriladoras soldagem e similares.
Consegui atingir o proposito e, naveguei por canetas ,intárcias e alguma mobiliá para a família e amigos, mas de vês em quando o engenheiro comichava e la estava eu fazendo algum jig ou ate maquinas.Por estar parado com as canetas, por falta de mercado por tranqueiras fiscais e de importação fiquei meio sem rumo. Ai deu a coceira e me fiz dois desafios
1- construir uma lixadeira de rolo oscilante (já concluída e apresentada no fórum)
2-construir uma serra fita a partir da sucata que dispunha
Pois bem ,concluída a lixadeira e já dando" tratos as bolas "comecei a juntar os pedaços conforme ia bolando as ideias
Comecei pela estrutura que foi feita com pedaços de madeira de deck autoclavada (sobra de uma obra)
A seguir vieram os volantes inicialmente pensei em madeira compensada de 25 mm só que teria que comprar uma chapa inteira (fugiria da sucata ???? ) como já andava atrás de rolamentos usados deparei-me com duas bicicletas dos netos que cresceram e as deixaram aqui no meu porão ,Eurecka!!! Porque não usar nas rodas (aro 20) das bick como volantes?
Dito e freito as duas rodas tiveram que ser centradas ( 1ªdespesa 30 reais) ecoloquei um perfil de borracha no local do pneu (2ª despesa 28 reais ) de sobra não precisei de rolamentos patra elas.
Dai pra frente a coisa foi tomando forma e as encrencas aparecendo
1ª encrenca :os eixos originais eram curtos (120 mm) consegui eixos de 200mm (3ª depesa 22 reais o par) que resolveram o caso.
Seguindo a obra fui pegando um pedaço de MDF aqui um tubo de esgoto ali, e comprei alguns parafusos (4ª despesa =/-15 reais )
Com seis rolamentos de sucata de motores construí as guias da serra
No acabamento usei retalhos de piso laminado e alguma tinta que dispunha
Por enquanto a maquina esta me custando 95 reais (fora 3 m de fita serra que não tenho na sucata ) e tem se portado muito bem nos testes.
Breve mando os retratos (fotos) ??? estou ficando muito velho!!!
Um bom fim de semana para todos
ELCIO

Re: engenheiro x marceneiro

Mensagempor ELCIO » 08 Set 2018 08:46

Muito legal. Fico no aguardo das fotos e já vou dar um pitaco:
Alguns dias atrás, vi um vídeo do Mathias (Wandel?), aquele cara que vende projetos de máquinas para madeiras, onde ele depois de fazer uma serra de fita, quase toda de madeira compensada e pinnus, resolveu adaptar a máquina, para uso como serra de fita horizontal, para desdobrar madeira. Achei a ideia boa demais. Fiquei com muita vontade de ter uma máquina assim, para poder aproveitar troncos e galhos de árvores. Fica a dica, já que parece que você ainda não terminou a máquina.
fernandorosa

Mensagempor fernandorosa » 08 Set 2018 11:26

Agradeço a atenção e o pitaco
Realmente a adaptação sugerida pelo Mathis é sensacional ,porem não teria grande aplicação aqui na minha região .Por aqui so existe madeira cultivada como pinus ,eucalipto e acacia estas encontramos já beneficiadas as chamadas madeiras nobres se encontra mas o preço é proibitivo
A minha maquina já esta pronta e em testes Agora vou fazer as coberturas de proteção e os acabamentos
A semana que vem publico as fotos
Bom domingo
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 08 Set 2018 23:07

Êta veio cheio de gás sô, te invejo Fernando, é isso aí, cabeça ocupada não tem tempo para ficar cuidando da vida alheia, o tempo passa melhor, a criatividade vem à tona, e influencia os mais novos a seguirem o exemplo.

Grande abraço querido amigo e responsável pelo meu vício em canetas.

E sobre as fotos vou ficar de butuca e curioso para vê-las também.
Olho por olho e o mundo acabará cego - Mahatma Gandhi
Formaggio

Mensagempor Formaggio » 10 Set 2018 13:31

Já estou ansioso para ver as fotos, esta aí uma boa empreitada, parabéns!
“Construímos mais muros do que pontes” Issac Newton
fernandorosa

Mensagempor fernandorosa » 17 Set 2018 17:09

F inalmente!!!! Depois de muito apanhar errar e acertar consegui postar varias fotos numa mensagem
Meus instrutores de net foram embora ou estão estudando e não tem tempo para o velho mas, apesar da dificuldade de aprender e facilidade de esquecer consegui só falta saber girá-las
Vamos la
Estrutura da maquina
Imagem
Motor de 1/3cv 1740 rpm com polias
Imagem
Esticador e posicionador da lamina
Imagem
Guia superior da lamina
Imagem
Maquina fechada pronta pro uso
Imagem
O velho contente (exibido)
Imagem
È isto ai gurizada a maquina ficou muito boa ,corta facil e com precisão Custo total 128 (bolsonaros Hadade,Cirio, Marinas etc etc etc....) passando para D$ da +/-30
Um abraço a todos e ate a proxima
Milton Martins

Mensagempor Milton Martins » 18 Set 2018 06:01

Pô professor, estou com torcicolo!!!

Mais te entendo, eu também não sei postar nada, muito menos girar, coisa de velho

Ahh, tem direito de ficar orgulhoso
fernandorosa

Mensagempor fernandorosa » 18 Set 2018 08:42

Se alguem souber como girar as imagens ,por favor me repasse ,aqui ou por MP
Obrigado
fernandorosa

Mensagempor fernandorosa » 18 Set 2018 09:13

Quem não quer ficar com torcicolo ,faça o seguinte:
- com a tecla esq do muse clique na imagem
-selecione "abrir em nova guia"
-Abra a guia clicando la em cima na pestana que apareceu na barra de guias
-Aparece a imagem clicando simultaneamente em Ctrl ++ vc pode aumentar a imagem
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 18 Set 2018 14:21

fernandorosa escreveu:Se alguem souber como girar as imagens ,por favor me repasse ,aqui ou por MP
Obrigado

Fernando abra a foto num editor de fotos do windows por ex, (photo editor é um deles, já vem instalado no windows), depois escola a opção “rotacionar”, grave a foto novamente e saia do programa, pronto, mesmo que ela apareça virada como antes, quando vc postar ela aparecerá na posição que vc rotacionou, espero ter ajudado, qualquer coisa se não der certo me chame que a gente faz junto
Olho por olho e o mundo acabará cego - Mahatma Gandhi

Voltar para “Máquinas, Ferramentas e Acessórios”