Desempeno Baldan DP-3 finalizando manutenção.

Divulgação de ferramentas, primeiras impressões, testes, ferramentas novas, curiosidades sobre ferramentas
Luzio

Desempeno Baldan DP-3 finalizando manutenção.

Mensagempor Luzio » 21 Ago 2018 10:00

Já tinha dito no tópico da serra de fita q eu acabei comprando um Desempeno da Baldan. Tinha dito 1500 reais, mas quando o cara trouxe ele, pude ver melhor certas coisas e resolvi bater discutir o preço, pois me foi garantido q estaria perfeito e eu disse q se não estivesse não ficaria e iria voltar. Pois bem, isso foi o acordado. Tinha coisas a serem feitas e eu bem já imaginava isso, pois havia visto outras 3 máquinas bem mais caras e em todas e em duas teria q trocar rolamentos e afiar as facas. Uma ainda mais cara botão de ligar e afiar facas. Resumindo: Fechei a compra por 1300 reais com o dono trazendo ela aqui na minha casa. Uma Baldan Dp-3 140 cm (na verdade tem um pouco mais de 141 cm) x 32 (corte. a mesa é um pouquinho maior). Motor Eberle de 3 CV trifásico e 3 facas no rolo. Mesas travando, rolamento roncando e facas precisando amolar. As q estavam nela estavam com meia viada 2 e uma mais inteira. Me deu 2 outras facas bem novas q fiz usei para fazer par com a outra da máquina q estava bem parecida. O motor fazia um barulhinho , mas era apenas uma ponta da hélice do ventilador batendo levemente na grade. O motor está justinho e muito silencioso, nada demais precisou ser feito. Motor Eberle de 3CV. Tinha q trocar os rolamentos do rolo das facas e Resolvi não trocar em casa para não ter q ser na marreta. Levei a um torneiro q fez a despeito de meus avisos não colocou um na posição correta. Em casa q fui ver e resolvi a situação do jeito antigo, pois já estava p da vida com o dito profissional e além do mais ele não trabalhava fim de semana. Coloquei rolamentos de primeiríssima linha blindados. Os q estaavam nela eram chineses da pior espécie. Como fazem isso??? Economizar 36 reais para colocar uma porcaria... O Dito Torneiro me disse q ficaria em tanto e na hora me cobrou muito mais.. Uma leve discussão e dividimos. Mas ficou muito patente q era um péssimo profissional, um mau caráter. As facas foram outra enrolação: Profissional furão, enrolão e ainda fez Merda nas facas. Uma sem amolação direita, outra razoável e uma ele deixou um dente e uma leve curva, deu uma rachadinha. Furou 2 vezes com a entrega e na terceira vez ainda tive de ficar epserando ele q tinha dado uma "Saidinha Rápida". Me cobrou também, acreditem, acima do combinado pelo telefone e reduziu pouco o preço. Vi q ali só uma atitude dura e violenta da minha parte seria capaz de reeducar o safado, mas como ando mais cauteloso, pois estou com um filho de 15 anos, resolvi engolir o sapo. Em casa acabei tendo de acertar as lãminas no esmeril e com lixa dágua. Ficaram bem razoáveis, mas depois vou tentar achar outro profissional. Tenho dois discos precisando de amolar também e vou ver isso. Desmontei as mesas e estavam só oxidadas e travadas por conta disso. Gasolina, WD e lixa dágua 600 e ficaram uma manteiga, suaves e justinhas. Montei e instalei as facas e fiz as regulagens dela no modo tabajara e muito cuidado e idas e vindas até encontrar o q me parecia a posição correta de todas elas. Liguei e tudo maravilhoso!!! Super silenciosa, motor redondinho, mesas subindo e descendo com tranquilidade. Passei um pedaço de Ipê roxo e ficou perfeito. Um pedaço de maçaranduba e também tranquilo e lisinho. Fiz passada com cerca de 1,5 mm e algo em torno de 3mm (ou pouco mais). Tinha pensado em ão repintar ela, mas estava tão suja e desgastada a pintura e com os adesivos em frangalhos q resolvi meter a lixadeira com flap e repintar. Aí embaixo as fotos dela já pré lixada. Se quiser nem preciso pitar, pois a máquina tirando a estética, já está 100% operacional e funcional e com qualidade. No fim das contas, juntando a compra e as coisas q fiz e vou fazer, a máqina ficou por algo como 1600/1650 reais. Pesa muito na conta coisas pequenas: Fita isolante (a minha estava no fim) . Uma tomada nova, WD, Lixas, gasolina (limpar e fazer o carro andar) , cafezinho... A Máquina é do tamanho q eu queria, pois questão de espaço e facilidade de mover ela são bem vindas. Esse modelo da baldan é muito valorizado por conta das mesas e desse motor de 3 CV. Querodeixar aqui um elogio para a baldan q me atendeu incrivelmente bem por telefone e me passaram para um técnico muito bom q teve a paciencia de me explicar varios detalhes da máquina (o q me ajudou a perceber q estava toda original) e o q eu deveria fazer e como. Atendimento nota 10 da Baldan. Máquina antiga e ele me ajudaram muito! O Técnico , um senhor q trabalha a vida toda na Baldan, disse-me q essa é uma das melhores da Baldan... Agora é usar e ver como as coisas se comportam no uso. Aliás, deixava de fazer muita coisa por falta de um desempeno. Tinha o Combinando da Gamma, mas o treco é muito barulhento e praticamente nem a usei por conta disso Essa é bem maior e bem mais efetiva e muito silenciosa. Agora vou conseguir fazer as coisas q deixava para trás.

Imagem

Imagem
Luzio

Re: Desempeno Baldan DP-3 finalizando manutenção.

Mensagempor Luzio » 21 Ago 2018 10:15

Aceito sugestões de combinação de cores q devo pintar e qualquer ajuste ou dica para a máquina e uso dela. Grato!
Milton Martins

Mensagempor Milton Martins » 21 Ago 2018 12:33

Belo negócio.

Pinta na cor original.
sandrozc

Mensagempor sandrozc » 21 Ago 2018 13:13

Supimpa.
Parabéns pelo brinquedo.
Com certeza, um salto na oficina, em termos de trabalhos que se pode fazer.
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 21 Ago 2018 16:57

Luzio escreveu:Aceito sugestões de combinação de cores q devo pintar e qualquer ajuste ou dica para a máquina e uso dela. Grato!

pinta de verde e branco e escreve Palestra italia.

Adenilson.
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
Formaggio

Mensagempor Formaggio » 21 Ago 2018 17:04

pinta de verde e branco e escreve Palestra italia.

Adenilson.

Apoiado iniciando a campanha.
“Construímos mais muros do que pontes” Issac Newton
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 21 Ago 2018 17:08

boaaaaa isso mano..
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
Devanil

Mensagempor Devanil » 21 Ago 2018 19:35

Adenilson escreveu:pinta de verde e branco e escreve Palestra italia.
Adenilson.

Luzio, não faça isso! Justo agora que deu uma manutenção tão boa (parabéns).
Depois a máquina fica com barulhos "estranhos" parecendo choro infindável e sem conserto! :grin:
ESSANCHES

Mensagempor ESSANCHES » 22 Ago 2018 08:28

Adenilson.

Mas ai a maquina nunca vai ser "campeã mundial" em satisfação do usuário............ :lol: :lol: :lol: :lol:
Emerson

"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 22 Ago 2018 09:24

ESSANCHES escreveu:

Adenilson.

Mas ai a maquina nunca vai ser "campeã mundial" em satisfação do usuário............ :lol: :lol: :lol: :lol:

:laughing-rolling: :laughing-rolling:
Por enquanto, essa foi a melhor!!!!

Luzio: belíssima máquina. Ainda que tenha dado trabalho, o fato dela ser parruda e totalmente de aço, torna a comparação com as máquinas atuais até injusta (pelo menos com a maioria das máquinas atuais).
Aproveitando que você está com a mão na massa, eu estou com uma dúvida com o meu desempeno (um Acerbi com mesa de 86 x 16).
Tem como informar o tamanho das polias que estão instaladas no seu desempeno? Eu troquei a polia (do eixo das facas), por uma menor, mas a rotação ainda me pareceu baixa.
Pra não ter que errar de novo, gostaria de saber a rotação ideal do eixo das facas (quem quiser opinar também, por favor...).

Voltar para “Máquinas, Ferramentas e Acessórios”