Compressor de Ar -

Divulgação de ferramentas, primeiras impressões, testes, ferramentas novas, curiosidades sobre ferramentas
Luzio

Re: Compressor de Ar -

Mensagempor Luzio » 05 Ago 2018 19:36

Se o objetivo for limpar as máquinas e usar pinador e até grampeador, pode ir tranquilo em um de 25 litros de reservatório e 8,5 pcm de produção de ar. Outra coisa: Apesar de barulhento dá para ficar dentro da oficina. usando o Pinador ele vai demorar para armar e quando armar vai encher relativamente rápido. Agora, se for pintar algo prepare-se para aguentar ele ligado esgoelando direto e mesmo assim com uma pistolinha de bem baixo consumo de ar e ainda tendo q dar umas paradas para o compressor recuperar o fôlego. As chances de dar zica na pintura por falta adequada de ar são bem grandes. Para pintar o ideal seria no mínimo um de 15 PCM e reservatório de 150 litros, mas também não espere poder usar uma pistola tipo uma devilbes, mesmo as mais simples. Aliás, uma coisa interessante sobre compressor no brasil : Os fabricantes colocam o número de produção de ar como teórico e isso sginifica q só em condições extremamente favoráveis e por um curto período de tempo q ele será capaz de fornecer tal vazão de ar; Uma estimativa a grosso modo poderia dizer q se um compressor nacional diz 10 PCM, podemos imaginar q ele de fato vai entregar uns 6 PCM...Um de 20 vai entregar uns 14.... Já com as ferramentas pneumáticas é o contrário: Interessa aos fabricante dizer q elas gastam pouco ar e q trabalham com pouca pressão... Mas na verdade os números são muito subestimados. Se uma retífica diz q gasta 8 PCM com 100 libras, podemos chutar q na verdade vai gastar uns 12 PCM com 120 libras.... Froid.... Se tem alguma expectativa de fazer algo mais a frente ou pode precisar de algo mais quando menos esperar e tem espaço : >>> Compre no mínimo um de 20 PCM , reservatório de 200 Lt, e se possível q chegue a 140 ou melhor, 175 LBS... Mas se puder comprar uma mais parrudo, tanto melhor.....kkkk
Pedro cyr

Mensagempor Pedro cyr » 05 Ago 2018 23:26

Talvez não seja importante para você, mas sobre deixar o compressor fora da oficina, leve em consideração que o ruído e bem consideravel. E o compressor de 8/25 é especialmente ruidoso. Tenho um 15/150 e um desses 8/25 portátil sendo que menor faz bem mais barulho.
Creio que seja em função do motor ser universal de escovas e trabalhar com rotação mais alta.
Eu sugiro que independente de qual compressor escolher você o instale fora da oficina atrás de alguma parede. Isso diminui o risco de acidente e também o ruído. Lembre se porém, de deixar em local onde seja fácil realizar manutenção e troca de óleo.
"Há três formas para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo"
Confucio
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 06 Ago 2018 12:04

Outra coisa que talvez ajude, seja fazer uma caixa "isolando" o compressor. Tem alguns vídeos no youtube, que ajudam bastante. No entanto, tenho dúvidas sobre eventual super-aquecimento do compressor ligado dentro de uma casinha dessas, especialmente se o motor é de escovas.
Mas que diminui o som, isso diminui (já pegar fogo é outra história....).
alnarciso
Contato:

Mensagempor alnarciso » 07 Ago 2018 14:03

Buenas Pessoal,
Muito obrigado pelas dicas.

Acho que vou acabar ficando com um Motomil, de cilindro amarelo. Olhei alguns vídeos e gostei do resultado!

https://www.lojadomecanico.com.br/produ ... ZUQAvD_BwE

Só estou em dúvida ainda quanto a pinadeira que irei comprar, estou pensando nesta:

https://www.lojadomecanico.com.br/produ ... z-spg1850f

Lembrando que é para uso esporádico, quando consigo parar para fazer uma poeira!

Um forte abraço!
----------------------------------------
André Narciso
"Pessoas inteligentes resolvem problemas difíceis, pessoas sábias evitam-o."
sandrozc

Mensagempor sandrozc » 07 Ago 2018 15:00

Tenho deste pinador/grampeador Schulz, e é muito bom... duas ferramentas por menos da metade de uma (de marca).

Em MHO, geralmente, ferramentas pneumáticas não tem grande diversidade, pois o funcionamento depende de menos tecnologia... e preço caro é por causa de marca, e não por qualidade intrínseca.

Lembre-se que você ainda vai precisar gastar com mangueira + conectores rápidos + uma pistolinha de limpeza...

... mas fuja destes (KIT) jogos de 3, 4 ou 5 peças (que já vem pronto) que tem mangueirinha + pistola de pintura + soprador + calibrador de pneu, pois não valem nada...
alnarciso
Contato:

Mensagempor alnarciso » 08 Ago 2018 13:07

Equipamentos comprados, agora é estudar, instalar e aprender a usar...kkkkk

Obrigado pelo auxilio dos amigos!

Um forte abraço!
----------------------------------------
André Narciso
"Pessoas inteligentes resolvem problemas difíceis, pessoas sábias evitam-o."
Luzio

Mensagempor Luzio » 09 Ago 2018 09:27

Se já comprou, parabéns. Não esqueça do óleo no pinador. O Meu da Makita eu pingo 3 gotinhas a cada uns 100/150 pinos, mais ou menos a indicação do manual.
Luzio

Mensagempor Luzio » 09 Ago 2018 09:28

E não esqueça de sempre esvaziar a água do reservatório do compressor e fazer ele funcionar, mesmo q não use, um pouco a cada semana...

Voltar para “Máquinas, Ferramentas e Acessórios”