Compressor de Ar -

Divulgação de ferramentas, primeiras impressões, testes, ferramentas novas, curiosidades sobre ferramentas
alnarciso
Contato:

Compressor de Ar -

Mensagempor alnarciso » 02 Ago 2018 13:13

Amigos,

Estou para comprar mais um brinquedo para minha oficina hobby.
A bola da vez é um compressor, para ser mais exato estou vendo o Compressor 8,5 Pés 24 Litros 2 HP TEKNA.

Minha dúvida:
Este tem que ficar obrigatoriamente dentro da oficina?
Poderia ser feito uma "casinha" fora da oficina para o mesmo ficar?

Como vocês vêem isso?

Minha questão é o espaço que tenho, porém estou sentindo falta de um para utilizar um pinador simples, e principalmente para limpar ferramentas.

Era isso, obrigado!!!

Um abraço,
----------------------------------------
André Narciso
"Pessoas inteligentes resolvem problemas difíceis, pessoas sábias evitam-o."
Formaggio

Re: Compressor de Ar -

Mensagempor Formaggio » 02 Ago 2018 21:18

alnarciso, a maioria dos compressores que vejo instalados são do lado de fora da oficina numa casinha só para eles, creio que evita o barulho.
“Construímos mais muros do que pontes” Issac Newton
Pedro Fritsch

Mensagempor Pedro Fritsch » 03 Ago 2018 07:59

Pode ser instalado fora sem problemas.
Eu tenho um de 40 pés instalado fora, junta sujeira,
mas sem outros problemas.
Se tiver energia trifásica, compre maior, vale
o investimento.
Encontra compressores usados muito bons.
sandrozc

Mensagempor sandrozc » 03 Ago 2018 09:18

Compressor 8,5/25 só vai servir para pinador, e pintura com pisto de baixa pressão...então ele acaba ficando muito limitado o uso, infelizmente.

É o que tenho..., mas hoje se eu fosse comprar um, seria ao menos um 10/100, tendendo muito a ser um 15/150, para poder usar outras ferramentas pneumáticas, como lixadeiras/politrizes, furadeiras e parafusadeiras e retíficas...

Para limpeza, muito melhor é um soprador elétrico, pois faz um sopro mais controlado sobre a sujeira, evitando fazer uma nuvem de pó que só suja mais a oficina... Um compressor neste caso só é eficiente para limpeza curta (uma peça por exemplo) e não um espaço amplo...

Se no seu caso, já imagina uma casinha para guardar o compressor, melhor seria juntar uma $$ a mais, e partir para um maior, que vai te dar muito mais possibilidade de trabalho. Pois um 8/25 cabe tranquilo embaixo de uma bancada de trabalho.
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 03 Ago 2018 09:40

sandrozc escreveu:
Para limpeza, muito melhor é um soprador elétrico, pois faz um sopro mais controlado sobre a sujeira, evitando fazer uma nuvem de pó que só suja mais a oficina... Um compressor neste caso só é eficiente para limpeza curta (uma peça por exemplo) e não um espaço amplo...

Interessante isso. Nunca tinha pensado em algo assim. Tem mais gente que usa soprador término para limpeza?
alnarciso
Contato:

Mensagempor alnarciso » 03 Ago 2018 10:22

Obrigado pelas dicas Pedro e Formaggio!

Sandro, acho que fiquei na dúvida quanto ao soprador:
Você diz os elétricos, tipo os que são utilizados em jardinagem para varrer, ou soprador térmico?

O que quero mesmo seria para limpeza das ferramentas como lixadeira, serra meia esquadria, bancada, parafusadeira, etc. Que ficam pegando muito pó durante as brincadeiras.

Um forte abraço!
----------------------------------------
André Narciso
"Pessoas inteligentes resolvem problemas difíceis, pessoas sábias evitam-o."
sandrozc

Mensagempor sandrozc » 03 Ago 2018 11:53

Esses mesmos, os elétricos.

Porque o jato de ar do compressor é forte, e levanta um mundo de poeira/pó de madeira infernal... no final você vai notar que vai sujar mais que limpar a oficina. Trabalho em dobro.

Já os sopradores consegue-se um trabalho muito mais limpo, pois pode-se controlar a velocidade da ventoinha (quando tem esta capacidade na máquina) gerando um sopro mais controlado, e levantando menos o pó que está no chão e nas ferramentas/bancadas.

Também foi outra coisa que comecei comprando errado... e depois de muito relutar dei o braço a torcer, parti para um elétrico e verifiquei que com ele o trabalho é bem mais eficiente.

Tenho o makita MT M4001G, que é o identico ao modelo Makita UB1103 (com regulagem de velocidade). Mão na roda, tanto na oficina, quanto no jardim/quintal.
sandrozc

Mensagempor sandrozc » 03 Ago 2018 11:55

ELCIO escreveu:
sandrozc escreveu:

Interessante isso. Nunca tinha pensado em algo assim. Tem mais gente que usa soprador término para limpeza?

Não é soprador termico... é soprador de ar

Imagem

Imagem

Imagem
Pedro Fritsch

Mensagempor Pedro Fritsch » 04 Ago 2018 06:45

Cada um com seu jeito....
não vejo dificuldade pra controlar a pressão de ar no bico
de limpeza do compressor, o dedo no gatilho é que
determina a qtde de ar, e olha que meu compressor gera 180 libras.
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 04 Ago 2018 12:09

sandrozc escreveu:
ELCIO escreveu:
sandrozc escreveu:
Não é soprador termico... é soprador de ar

Agora entendi e fez todo o sentido.

Voltar para “Máquinas, Ferramentas e Acessórios”