porta que range quero ajuda

Divulgação de ferramentas, primeiras impressões, testes, ferramentas novas, curiosidades sobre ferramentas
deziderio

porta que range quero ajuda

Mensagempor deziderio » 09 Mar 2018 15:31

tenho duas portas que rangem , ja troquei dobradicas , ja verifiquei as folgas da porta com o batente , tentei ver se as dobradicas estao desalinhadas ou fora de prumo . nao resolveu. passei cera no encosto do batente , nao adiantou . quem puder me ajudar , agradeco. obs nao fui eu que instalei as portas , elas ja estao no mesmo lugar ha 45 anos. sao de mdf com revestimento de embuia. obs: tenho mais doze portas iguais que nao rangem
abraco a todos
deziderio
gauderio

Re: porta que range quero ajuda

Mensagempor gauderio » 09 Mar 2018 21:09

Se for na dobradiça fiz como esta foto.
Alivie o pino, de uma boa lubrificada,no meu caso resolveu.
Deixei o pino como esta na foto.
Porta de madeira de demolição,muito pesada,as dobradiças tb. reaproveitadas.
Se for no batente só desquinando o revestimento.
Para lubrificar,Alguns spray contem muita Querosene.

Abraços. :bbr: :bbr:
Anexos
20180309_180459 dobradiça.jpg
20180309_180459 dobradiça.jpg (166.85 KiB) Exibido 1105 vezes
O importante não é ver o que ninguém nunca viu,
mas sim,
pensar o que ninguém nunca pensou sobre algo que todo mundo vê.

Schopenhauer
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 09 Mar 2018 21:23

Já ouvi porta ranger devido ao marco estar fora de prumo ou "embarrigado" - lado no qual as dobradiças estão instaladas.

Porta instalada há 45 anos, não seria compensado folheado ao invés de MDF ?
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
deziderio

Mensagempor deziderio » 10 Mar 2018 06:54

Gauderio . obrigado por reponder. ja tinha esperimentado wd 40 . vou passar um pouco de graxa de rolamento. o que eu acho estranho e que quando a porta esta fechada a noite ela range ao abrir ou melhor da um estalo. depois durante o dia nao faz barulho. acredito que a porta seja de mdf pelo peso. 'e muito pesada eu quase nao consigo levantar a porta.
abs
deziderio
deziderio

Mensagempor deziderio » 10 Mar 2018 06:59

Gauderio . obrigado por reponder. ja tinha esperimentado wd 40 . vou passar um pouco de graxa de rolamento. o que eu acho estranho e que quando a porta esta fechada a noite ela range ao abrirde manha ou melhor da um estalo. depois durante o dia nao faz barulho. acredito que a porta seja de mdf pelo peso. 'e muito pesada eu quase nao consigo levantar a porta.
abs
deziderio
msmith1701
Contato:

Mensagempor msmith1701 » 10 Mar 2018 13:09

deziderio escreveu:Gauderio . obrigado por reponder. ja tinha esperimentado wd 40 . vou passar um pouco de graxa de rolamento. o que eu acho estranho e que quando a porta esta fechada a noite ela range ao abrir ou melhor da um estalo. depois durante o dia nao faz barulho. acredito que a porta seja de mdf pelo peso. 'e muito pesada eu quase nao consigo levantar a porta.
abs
deziderio

Se a porta esta estalando ao abrir ela pode estar pegando no batente e em consequência disso ela range, não importa se tem 45 anos se foi mal assentada ou se co o tempo ela deformou o certo seria tirar fora e reajustar
"Quando ficar ofendido dá poder às pessoas, elas ficam ofendidas mais facilmente." - John Stossel
Remember, just because you're offended, doesn't mean you're right. -Ricky Gervais
deziderio

Mensagempor deziderio » 10 Mar 2018 17:30

obrigado a todos , gauderio, jedi wood, ms sith 1701, vou retirar a porta e refazer alinhamentos das dobradicas e verificar as folgas da porta no batente. eu estava com preguica de arrancar a porta, ela e muito pesada.
abracos a todos
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 11 Mar 2018 09:17

deziderio escreveu:Gauderio . obrigado por reponder. ja tinha esperimentado wd 40 . vou passar um pouco de graxa de rolamento. o que eu acho estranho e que quando a porta esta fechada a noite ela range ao abrirde manha ou melhor da um estalo. depois durante o dia nao faz barulho. acredito que a porta seja de mdf pelo peso. 'e muito pesada eu quase nao consigo levantar a porta.
abs
deziderio

Dezidério: vou dar um chute, vai que acerta....
Você comentou que durante o dia ela não faz barulho. Esses estalos que ela dá não podem ser devido à dilatação?
Quero dizer o seguinte: se as portas pegam sol ou ficam numa parede que se aquece bastante, à noite quando retraírem elas não podem se ajustar novamente?
Eu sei que é difícil uma diferença de temperatura tão grande, mas dependendo da madeira e das folgas/qualidade da construção, acho bem possível.
(alguém já colocou bambu verde no fogo? pensa no "tiro" que dá quando o bambu racha)

Nos últimos 2 anos, na época do natal, na casa do meu sogro, eu raspei a mesma porta de banheiro. No primeiro ano, testei e ficou legal. No outro ano, estava pegando novamente no batente. Dai usei a plaina elétrica. Se bem que o problema dela era dilatação por causa de umidade.
deziderio

Mensagempor deziderio » 10 Abr 2018 15:09

elcio , peco desculpa pela demora em responder. a porta fica dentro de casa , nao toma sol e nem fica umida.logo eu pensei em dobradicas desalinhadas . e eu ja removi esta porta duas vezes (pesa muito estou com quase 8o anos ) vou colocar mais duas dobradicas , se nao resolver vou colocar outra porta
abracos

Voltar para “Máquinas, Ferramentas e Acessórios”