Desengrossadeira Gamma?

Divulgação de ferramentas, primeiras impressões, testes, ferramentas novas, curiosidades sobre ferramentas
ESSANCHES

Re: Desengrossadeira Gamma?

Mensagempor ESSANCHES » 14 Ago 2017 08:01

jedi.wood escreveu:Procuro evitar ligar máquinas barulhentas antes das 9h da manhã, na primeira metade da tarde e após as 20h. Fora isso, quando tenho tempo e vontade, o pau come.

Faço o mesmo que o Jedi e não tive problemas, e essa preocupação é apenas com o desengrosso (que é matador). Serra, lixadeira, desempeno essas maquinas eu uso sem maiores restrições, mas quase nunca começo meus trabalhos aos sábados antes das 9:00 e raramente termino depois das 19:00. Aos domingos eu praticamente nunca faço nada.
Se tivesse algum problema desse, tb esperaria as multas e contrataria um advogado pra ver a legalidade dessas acusações.

[]s
Emerson

"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 14 Ago 2017 10:12

jedi.wood escreveu:Elcio, procure descobrir quem, em sua região, trabalha na prefeitura. Esse tipo de agilidade e preocupação com o bem-estar de terceiros não é normal. :laughing-rolling:
Eu peitaria, esperaria as multas e constestaria questionando judicialmente qual lei fundamenta essa proibição. Você liga sua máquinas após as 22h ?

Quanto à proximidade de algum vizinho com a Prefeitura, você deve estar certo, Jedi. Desconfio da mesma coisa (essa vizinha deve estar dando para alguém de lá....).

Essa questão do barulho (desculpe ao autor do tópico por bagunçar um pouco, mas acho até que tem a ver com o assunto - desengrosso é igual a barulho-), merece algumas considerações.
Algumas pessoas pensam que podemos fazer qualquer barulho até as 22 horas. Isso até que já existiu, lá no passado.
Antigamente, quando alguém se achava incomodado com o barulho, a justiça entendia que até as 22 horas não havia problema nenhum. Isso ficou no imaginário popular, como sendo lei. Na verdade, a infração penal "perturbação da tranquilidade" é assim prevista:

Artigo 65 do Decreto Lei nº 3.688 de 03 de Outubro de 1941
Art. 65. Molestar alguem ou perturbar-lhe a tranquilidade, por acinte ou por motivo reprovavel:
Pena - prisão simples, de quinze dias a dois meses, ou multa, de duzentos mil réis a dois contos de réis.
Pena - prisão simples, de quinze dias a dois meses, ou multa, de duzentos mil réis a dois contos de réis.

Como se vê acima (contos de réis), a Lei é bemmmmm antiga, mas NÃO HÁ PREVISÃO DE HORÁRIO.

Também tem a questão ADMINISTRATIVA. Mesmo não havendo crime, é possível que a Prefeitura autue qualquer pessoa, por INFRAÇÃO AO CÓDIGO DE POSTURAS DO MUNICÍPIO.

Na minha cidade, o Código de Posturas prevê que durante o dia, são permitidos barulhos de até 60 decibéis. O problema é que quase todas as máquinas produzem barulho acima disso.

Diante disso, fiz o que, infelizmente, foi a melhor solução.
Me defendi na Prefeitura, dizendo que ia fazer modificações para reduzir o barulho (até agora, só coloquei borracha nos pés da circular) e não liguei mais o desengrosso.
Tb fiz uma pressão e disse para o chefe dos Fiscais que se ele me desse uma multa, SEM O USO DO DECIBELÍMETRO, eu entraria com um Mandado de Segurança contra ele.

MAS FIZ ALGO MELHOR: falei para minha empregada (pense numa mulher que tudo sabe e tudo divulga), que tinha ido na Prefeitura e acertado tudo.
Toda a rua já deve estar pensando que eu já tenho autorização. E assim caminha a humanidade. :dance:

Vir na rua para acabar com neguinho bêbado ouvindo funk, eles não vem. Já para encher o saco de quem tem endereço, trabalho fixo, etc. Daí é fácil.

Mas voltando ao assunto do tópico (desengrosso), fica uma sugestão para todo mundo ao comprar uma máquina para marcenaria: considere a possibilidade de comprar máquinas que usam motores de indução.
amaschio

Mensagempor amaschio » 14 Ago 2017 20:13

ELCIO escreveu:...
Mas voltando ao assunto do tópico (desengrosso), fica uma sugestão para todo mundo ao comprar uma máquina para marcenaria: considere a possibilidade de comprar máquinas que usam motores de indução.

Isso é que é o mais curioso: uma das grande vantagens do motor elétrico é justamente ele ser silencioso, algumas aplicações em carros elétricos chegam a colocar "barulhos" artificiais para que as pessoas ouçam o veículo. No entanto, o "mardito" motor universal prima justamente pelo oposto, o bichinho barulhento.
Só que em muitas máquinas a origem do barulho são outras fontes que não o motor, nunca tive um desengrosso, mas tenho esta curiosidade: o barulho é mesmo o motor ou as facas rotativas também são vilãs ?
Meta: Serrar, com serrote, em linha reta
ESSANCHES

Mensagempor ESSANCHES » 14 Ago 2017 20:46

amaschio escreveu:
ELCIO escreveu: nunca tive um desengrosso, mas tenho esta curiosidade: o barulho é mesmo o motor ou as facas rotativas também são vilãs ?

Acho que meio à meio....
Emerson

"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 15 Ago 2017 10:01

ESSANCHES escreveu:
amaschio escreveu:
ELCIO escreveu: nunca tive um desengrosso, mas tenho esta curiosidade: o barulho é mesmo o motor ou as facas rotativas também são vilãs ?

Acho que meio à meio....

Já vi alguém que mediu (só que não lembro onde), o efeito da afiação das facas. Parece que o uso de facas bem afiadas, também reduz (bem pouquinho) o barulho produzido.
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 15 Ago 2017 19:30

pois olha, em matéria de ferramenta, toda vez que eu quis economizar me arrependi, lógico que tudo depende para o fim a que se destina, mas eu gastaria mais e compraria uma makita, tenho lido e visto muitos cliente arrependidos por terem comprado a Gamma ao invés da makita, mas se vc é daqueles que vai usar a máquina 1 vez ou outra.......
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
hudsoncr

Mensagempor hudsoncr » 16 Ago 2017 09:35

fguido escreveu:pois olha, em matéria de ferramenta, toda vez que eu quis economizar me arrependi, lógico que tudo depende para o fim a que se destina, mas eu gastaria mais e compraria uma makita, tenho lido e visto muitos cliente arrependidos por terem comprado a Gamma ao invés da makita, mas se vc é daqueles que vai usar a máquina 1 vez ou outra.......

Na verdade o uso seria um pouco constante sim. Não o dia inteiro, mas sempre dando umas ajustadas nas madeiras. Eu e meu pai estamos fazendo peças de madeira (artesanato, etc...) e estamos nos virando nos trinta com essas madeiras sem desengrosso.
Hudson
Os Arteiros :character-jason:
Luzio

Mensagempor Luzio » 16 Ago 2017 10:00

Sobre a questão do barulho: Primeiro , parabéns ao Elcio pelo perfeito entendimento da legislação. Segundo: Eu meio q desisti do desempeno e desengrosso por conta do barulho. Até a plaina de mão q eu usei este fim de semana para duas tábuas foi um suplício. Inacreditável como este tipo de máquina faz barulho e barulho chato q realmente incomoda. Foi coisa relativamente não muito demorada, mas eu mesmo tive a noção q não tem como eu usar esta máquina aqui, morando num condomínio de casas. Vizinho não vieram reclamar, mas não seria sensato eu abusar, pois já tenho diversas máquina q uso de forma bem constante e nunca tive reclamação, mas a plaina é abusar, de fato. Cheguei pensar em comprar uma manual ou um terreno no interior e bem isolado e estou para ver isso. Se fosse em uma casa com quintal bem grande e os vizinhos mais afastados eu até nem ligaria muito.
Danilofreitas
Contato:

Mensagempor Danilofreitas » 18 Ago 2017 21:37

Uma coisa é usar a máquina para hobby, quando se destina a produção de peças para venda a coisa muda de figura, eu tinha muitas ferramentas hobby e quando minha oficina começou a dar algum lucro tive que trocá-las por máquinas melhores, já ouvi falar muito bem desta máquina da gamma, mas nunca trabalhei com uma, apenas vi ela em amostra em uma loja aqui na minha cidade, já o da makita eu já fiz alguns serviços em um de um amigo e confesso, é uma máquina excepcional.
Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional.
http://www.xilofilo.com.br/

Voltar para “Máquinas, Ferramentas e Acessórios”