Ajuda na decisão de compra de JIG para rabo de Andorinha

Divulgação de ferramentas, primeiras impressões, testes, ferramentas novas, curiosidades sobre ferramentas
Neptuno

Re: Ajuda na decisão de compra de JIG para rabo de Andorinha

Mensagempor Neptuno » 04 Ago 2017 08:07

Fernando, conquanto eu respeite sua dedicação aos trabalhos nos EEUU, e também a sua opinião, permita-me discordar veementemente.

Móveis pré-fabricados com juntas de parafusos ou o que quer que seja, não fazem parte da bagagem de técnicas que marceneiros de primeira linha utilizam. Um rabo de andorinha fica preso por séculos, enquanto esses móveis montáveis não duram uma geração.

Aliás, a Ikea foi duramente criticada por autoridades Européias, que a forçaram a reduzir o consumo de madeiras de lei, que chegou perto de 10 % da produção mundial.
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 04 Ago 2017 10:54

Na verdade, Paulo, troquei alhos por bugalhos. Não gosto de inclinar meu eixo porque é muito pesado, então corto primeiro os "rabos" e não os "pinos". Por essa razão eu uso o dado. Não dá para fazer como ele demonstra muito bem usando dado blade, é arriscado. Corto fazendo o angulo com a guia da mesa e não inclinando o disco. Depois eu marco com um estilete, e geralmente corto fora da linha na fita, e ajusto com formão e uma serra de joalheiro.

Feliz 2017!!
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 04 Ago 2017 14:24

fernandorosa escreveu:Nas minhas andanças pelos states ajudando o filho na montagem de três apartamentos montei muitos moveis pre fabricados Camas,mesas,armarios de roupa ,comodas criados mudos e outros trecos A maioria eram produtos da IKEIA tradicional fornecedora de moveis planejados.

Até onde sei, e nao sei quase nada, confesso, a Ikeia é mais uma loja de tranqueiras caras tal como a citada pelo Sr. a Toque e Estoque. Ou seja, nao é algo a ser considerado como base para um grupo de hobbystas.

fernandorosa escreveu: Voces vão observar que rabo de andorinha já era!

Creio que o rabo de andorinha HOJE é uma questão que passa muito mais pelo decorativo do que necessariamente pela necessidade de travamento como existia antes, ou como diz o Xanxes, ainda existe na marcenaria japonesa.
Tento me explicar. Antes a qualidade de colas era muito inferior ao que temos em qualidade e tecnologia de colas hoje. Assim sendo os encaixes e travamentos eram muito mais necessários do que temos neste momento. Porem, o efeito visual de um rabo (bem explicado) de andorinha, ou mesmo dos encaixs retos ou fingers, são muito apreciados, pois demonstram beleza e habilidade do marceneiro.

fernandorosa escreveu:Divirtan-se!

Fazendo rabos de andorinha, seja na mão ou na serra, ou com jigs.. Afinal creio que para a grande maioria aqui a marcenaria é isso, diversão.
e para citar alguém conhecido no nosso meio... "se nao for divertido ta na hora de fazer outra coisa..."

Minha "desconsideravel opinião".. rs.
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
ESSANCHES

Mensagempor ESSANCHES » 04 Ago 2017 14:32

Adenilson escreveu:
fernandorosa escreveu:.....ou como diz o Xanxes, ainda existe na marcenaria japonesa.....

Reverendo, ouso dizer que rabos de andorinha e encaixes de um modo geral, não existem só na marcenaria japonesa não.........existem em todo lugar onde a marcenaria é levada a serio, onde durabilidade não é um termo desconsiderado, como, tenho certeza, o é pra essa Ikea.

Encaixes em marcenaria são pura arte, uma arte que não domino (ainda), mas que aprecio demais....... :clap: :clap: :clap:

[]
Emerson

"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 04 Ago 2017 14:39

ESSANCHES escreveu:
Adenilson escreveu:
fernandorosa escreveu:.....ou como diz o Xanxes, ainda existe na marcenaria japonesa.....

Reverendo, ouso dizer que rabos de andorinha e encaixes de um modo geral, não existem só na marcenaria japonesa não.........existem em todo lugar onde a marcenaria é levada a serio, onde durabilidade não é um termo desconsiderado, como, tenho certeza, o é pra essa Ikea.

Encaixes em marcenaria são pura arte, uma arte que não domino (ainda), mas que aprecio demais....... :clap: :clap: :clap:

[]

Como eu disse Xanxes, passa pelo decorativo (creio eu) e demonstra a beleza e habilidade do marceneiro. eu tb não domino a técnica.

Tanto é que em tempos idos usava-se muito em gavetas, onde necessita de tração para abrir a gaveta e o rabo de andorinha proprimente dito quase sempre ficava escondido por detras de uma tampa, nem aparecia, ou seja, estava lá por questões de qualidade, que hoje é suprida pela qualidade das colas que temos no mercado.

jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 04 Ago 2017 15:48

Enfim, fazer caixotes em série (com MDF) é uma coisa, marcenaria é outra. 8-)

Quanto às "pobres" empresas estrangeiras que (alegadamente) deixam de vir ao Brasil por conta de vida difícil, estão deixando de faturar, afinal, invariavelmente as multinacionais presentes aqui na terrinha conseguem taxas de retorno (leia-se lucro líquido) maiores do que em seus países de origem. Basta ver a farra das montadoras de automóveis e a cadeia de fornecedores de peças ...

Aos ainda jovens, deixo o seguinte recado: continuemos trabalhando com ética, sigamos sem desanimar, buscando resultados para o presente sem esquecer de planejar o futuro. Por experiência própria, a área de tecnologia aqui no Brasil (SIM, AQUI NO BRASIL !) continua carente de pessoal qualificado.

:bbr:
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 06 Ago 2017 10:25

Adenilson, desculpe, mas não há cola que substitua uma junta bem feita, não.

Feliz 2017!!
Roger Luiz

Mensagempor Roger Luiz » 06 Ago 2017 13:58

Neptuno escreveu:Adenilson, desculpe, mas não há cola que substitua uma junta bem feita, não.

Acho que ele quis dizer a mesma coisa que você, Pedro. O detalhe é que como tudo é mais descartável, basta tacar uma cola e pronto, porque daqui a pouco o cliente vai ter que trocar mesmo.
"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 07 Ago 2017 08:25

Roger Luiz escreveu:
Neptuno escreveu:Adenilson, desculpe, mas não há cola que substitua uma junta bem feita, não.

Acho que ele quis dizer a mesma coisa que você, Pedro. O detalhe é que como tudo é mais descartável, basta tacar uma cola e pronto, porque daqui a pouco o cliente vai ter que trocar mesmo.

Exatamente.. .

Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 07 Ago 2017 08:35

Netuno, eu concordo plenamente que não substitui. Mas HOJE em dia, os encaixes são substituídos pela cola que evoluíram muito em qualidade. Junta-se a ideia ods moveis descartáveis mais a qualidade dos pegamentos temos então "qualidade" suficiente para o fim que se propõe o móvel.
Por isso, acredito eu, que as juntas são mais questões decorativas e trabalho de marceneiros hobbystas que não se preocupa com a necessidade de rapidez em entrega de projetos, e gostam da beleza proporcionado pelo efeito das mesmas. Um rabo de andorinha bem feito com madeiras de duas cores diferentes é muito lindo.

Voltar para “Máquinas, Ferramentas e Acessórios”