Ajuda na decisão de compra de JIG para rabo de Andorinha

Divulgação de ferramentas, primeiras impressões, testes, ferramentas novas, curiosidades sobre ferramentas
sandrozc

Ajuda na decisão de compra de JIG para rabo de Andorinha

Mensagempor sandrozc » 31 Jul 2017 11:26

Bom dia amigos,

Estou querendo adquirir um jig para rabo de andorinha (dovetail) para uso rápido com tupia laminadora.

Estou entre estes dois jig, que encontrei no mercado brasileiro, num mesmo preço, e estou na dúvida em qual adqurir...

O 1º, da Milescraft, parece ser mais simples e o corpo é em Policarbonato, vem com 3 fresas...
Imagem
Imagem

O 2º, da General Tools, parece ser mais completo, pois poderia fazer as reentrâncias nas duas tábuas que se encaixarão ao mesmo tempo, o material é de metal, e vem com 1 fresa.
Imagem
Imagem

Alguém pode me ajudar na escolha, dando uma opinião sobre os produtos... Quem tiver deles, poderia me fazer um mini-review?

Agradeço a ajuda.
paulobro
Contato:

Re: Ajuda na decisão de compra de JIG para rabo de Andorinha

Mensagempor paulobro » 01 Ago 2017 06:50

Conselho, diz-se, se fosse bom nao se dava, se vendia.

Entao, ao inves de conselhos, um aviso, sandrozc: Comprando jigs, quaisquer jigs, para cortar caudas de andorinha... a medio e longo prazo vais estar jogando dinheiro fora. :doh:
sandrozc

Mensagempor sandrozc » 01 Ago 2017 09:44

Me explique o por quê Paulo, sou neófito neste assunto;
mas jogar dinheiro fora eu não gosto não...
:violence-shootself:
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 01 Ago 2017 11:18

Bueno, sandrozc, resumidamente porque, apos levares entre par de semanas a par de meses ate aprenderes a estabelecer um setup confiavel para empregar o jig, vais desistir de usa-lo porque o setup sera demorado, complicado e limitado, impreciso, inflexivel e irritante.

Detalhes?
OK...

Usar-se um jig e' indiscutivelmente vantajoso quando fundamentalmente se busca alta produtividade. Tipo, cortar caudas de andorinha iguais em algumas dezenas, ou centenas de gavetas. O que — alem de um jig de primeirissima linha, capaz de oferecer suficiente flexibilidade para diversos diferentes tipos de cortes — implica emprego de ferramental (tupias, bits, etc.) igualmente de primeirissima linha. Ou seja, inve$timento consideravel, resevado para profissionais onde tal ferramental se pague pelo uso intensivo, ou para quem um gasto de tal envergadura nada represente.

No entanto a maioria inexperiente — como foi meu caso, diga-se de passagem — compra um (ou mais) jig(s) baratinho(s) para usar, preferivelmente com as fresas que ja vem com ele(s), em uma tupiazinha leve, pensando com isso obter mais rapidamente bons resultados nos encaixes, com maior confianca e rapidez.

Descobrem em seguida, no entanto, um setup consistente nao e' tao simples como anunciado pelos fabricantes do jig, muito pelo contrario. Apos um nao desprezivel investimento de tempo e materiais para chegar a obter resultados consistentes, observam que tais resultados nao sao exatamente precisos, e que a variedade de circunstancias onde o jig pode ser empregado e' bem limitada. Alguns — como foi meu caso, diga-se de passagem — poem a culpa na baixa qualidade do jig e das pecas (nessas alturas as fresas originais ja foram descartadas, nao raro com alguma violencia) e evoluem para algo mais refinado, de melhor qualidade, mais flexivel.

E voltam a constatar o setup nao e' simples, mas complicado e demorado, a flexibilidade e' limitada, os resultados nem tao precisos.

Mesmo chegando em um nivel capaz de oferecer resultados confiaveis, precisos, de boa qualidade e aptos a ser exatamente repetidos quando necessario, o fato e' que a montagem do circo, acertos, ajustes, etc., ate poder-se dar inicio aos cortes propriamente, e' demorado, tedioso. Profissionais, montam uma estacao dedicada `a execucao de caudas de andorinha para nao perder esse tempo. Amadores... comecam a utilizar outras ensambladuras. Ou comecam a treinar tecnicas manuais. Tecnicas manuais essas que, apos um periodo de aprendizado no geral equivalente ao dos jigs, resultam em um processo infinitamente mais flexivel e, para pequenas quantidades como costuma ser o caso dos amadores, ate bem mais rapido e com, no minimo, igual qualidade.

E os jigs acabam armazenados, criando poeira, ferrugem, teias de aranha, ou sao passados adiante quase que certamente por um preco vil.

Essa foi, e' a minha e, tanto quanto eu tenha tido oportunidade de observar, a historia usual.

Donde minha recomendacao, sempre desconsideravel, e' aprender-se a fazer os encaixes com tecnicas manuais e partir para automacao, jigs, so se e quando houver demanda que justifique.
sandrozc

Mensagempor sandrozc » 01 Ago 2017 14:38

Paulo, somente mais uma pergunta:

porque ? você acabou de praticamente (mutatis-mutandi) narrar a minha história íntima com um tal de Kreg Jig, e seus parafusos com fenda de cabeça diferenciada, que tenho aos montes e acabo não usando, por dar muito mais trabalho que os simplórios biscoitos e uma biscoitera (biscuit jointer) que está alí pronta para o uso ? ? ? ? ? :laughing-rolling:
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 02 Ago 2017 11:30

Minha experiência: tenho tres jigs, que não uso ha tempos. Uso uma mistura de corte a mão e máquina, que não precisa de jigs. É mais rápido e muito mais versátil. O que mais gosto de fazer é cortar os pinos com um Dado, marcar e cortar os Tails a mão. Já usei a fita também.
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 02 Ago 2017 16:48

Tem um video da Fine Woodworking, D. Pedro, mostrando como usar serra de bancada para cortar dovetails. No video, usa-se uma serra de ripar, mas da para entender a vantagem de usar um dado...

http://www.finewoodworking.com/2012/12/ ... tablesaw-2
fernandorosa

Mensagempor fernandorosa » 03 Ago 2017 19:15

O Paulo expôs com muita clareza e excelente didática a questão dos jigs Rabo de andorinha tinha tres (vendi um ) e me convenci que realmente só vale a pena usá-los em um processo de produção intensivo . O seu setup mata qualquer um por mais paciente que seja
Nas minhas andanças pelos states ajudando o filho na montagem de três apartamentos montei muitos moveis pre fabricados Camas,mesas,armarios de roupa ,comodas criados mudos e outros trecos A maioria eram produtos da IKEIA tradicional fornecedora de moveis planejados.
Observei que na montagem de moveis estão usando muitos componentes metálicos que facilitam em muito a montagem de moveis
Para dar um exemplo baixem e site da montagem de uma comoda com gavetas em http://www.ikea.com/pt/pt/assembly_inst ... -8_pub.pdf Voces vão observar que rabo de andorinha já era!
Quem tiver interesse em ver diversos modelos desta empresa entre no site www.ikea.com escolha o pais Portugal para facilitar a leitura
La apos escolher um modelo de móvel encontrarão um item (em azul) chamado instruções de montagem (como o que postei)
Divirtan-se!
fernandorosa

Mensagempor fernandorosa » 03 Ago 2017 19:22

Em tempo a IKEIA desistiu de vir para o BRASIL devido a carga tributaria, burocracia e entraves alfandegarios
Ficamos com A tok & stock ?
ESSANCHES

Mensagempor ESSANCHES » 04 Ago 2017 07:50

fernandorosa escreveu:.....Voces vão observar que rabo de andorinha já era!

Alguém precisa falar isso pros Japoneses...... :? :? :?
Emerson

"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL

Voltar para “Máquinas, Ferramentas e Acessórios”