Desempeno Baldan DP-3 finalizando manutenção.

Divulgação de ferramentas, primeiras impressões, testes, ferramentas novas, curiosidades sobre ferramentas
Luzio

Re: Desempeno Baldan DP-3 finalizando manutenção.

Mensagempor Luzio » 22 Ago 2018 11:03

Elcio, vou medir, mas sinceramente não sei se a referência servirá para a sua. Aumentar a velocidade através da relação das polias pode não funcionar, pois o motor tem q ter potência adequada para conseguir manter giro mais alto sem perder força. Tem outras variáveis também...Mas vou medir aqui e te digo.

Ontem apliquei o Prime nela. Hoje, se der tempo, vou passar uma lixa e pintar com PU. A disponibilidade do meu estoque está definindo a cor dela. No caso tenho Branco, Vermelho hemorragia e preto... Preto com branco posso fazer cinza. Pensei em Branco e vermelho na mesa e uma faixa vermelha na parte inferior da máquina. Vermelho tambémm nos contornos do fence. Vou ver se consigo fazer uma máscara vazada com Baldan escrito e pintar, mas isso vou ver se fica bom.
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 25 Ago 2018 21:11

Fico no aguardo. Vai servir sim, Luzio. O motor da minha Acerbi é de 2 cv, não perde rotação.
Luzio

Mensagempor Luzio » 03 Set 2018 10:13

Elcio, mil desculpas pela demora, mas tive alguns problemas de doença na família: Filho primeiro e em seguida o cachorro... Junte-se a isso meus preparativos para ir até O Meu Terreno em Maria da Fé para tentar agilizar alguma coisa para ficar por lá. Medi aqui as polias: Motor de 3 CV, 1710 RPM. Polia do motor 15, 5 cm e da polia do Eixo das facas 7,5 cm. Um Detalhe interessante: Deve ter diferença onde a correia encaixa, pois para um pouco menos de uma rotação da polia do motor a do eixo faz uma volta completa. Então, a multiplicação chuto q seja de uns 2,2 X, Chuto a rotaçao do eixo das facas em 3800 RPMs. Detalhe: São 3 facas o q significa q em uma volta completa as Lâminas passam mais vezes. Não sei como pode ser em um eixo com 2 lâminas. Se pode ser a mesma velocidade ou se seria ideal aumentar um pouco mais.
A tampa traseira o meu primo entregou uma outra e tive de fazeer um trabalho de adequação para encaixar. Cortei, soldei nova chapas. e ficou parecendo original de fábrica. Apliquei o Primer e fiz uma pré montagem para reverificar tudo. Apliquei o primer de forma grosseira com a intenção d não deixar lisinho. Quis deixar uma textura. Agora vem a aplicação do PU Branco e a colocação das faixas (azul ou vermelha) e também a pintura das laterais da mesa, q devem acompanhar a mesma cor das faixa do corpo da máquina. Fiz uns moldes vazados com o nome Baldan e vou pintar na máquina. Tenho Tinta PU Branca e Vermelha. Por contenção de custo, devo ficar em Branco para o corpo em geral e vermelho para os detalhes. A máquina não pode passar de 1650/1750 de custo total. Foi esse gasto q estipulei como sendo vantajoso. Se não fosse os péssimo serviço do torneiro e do afiador de facas q me sacanearam, todos 171s, teria conseguido ficar na casa de uns 1500/1550 reais. Além de não honrarem o preço estipulado ainda fizeram um péssimo serviço q tive de refazer. Estou indo amanhã para Maria da Fé. Vou ver ser consigo fazer um quadrado com banheiro (kkk) e um galpão pequeno (para as maquinas) e me mudar para lá.

Imagem

Imagem
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 11 Set 2018 16:42

Valeu Luzio. Sua máquina já está bem "jeitosa". Pelo preço que você pagou, achei que fosse bem velha e que estivesse bem judiada, mas não é o caso.
Quanto à rotação, já me deu uma boa ideia. A minha já está com rotação maior (+ ou - 4500 rotações do eixo das facas). Considerando que são 3 facas, o fato de não estar um acabamento muito bom deve ser devido à má afiação. Vou trabalhar nesse sentido.
A diferença que você citou entre os giros da polias, pode ser devido aos sulcos diferentes das polias. Talvez uma delas não atinja o fundo da polia, ficando mais alta, o que vai dar uma pequena diferença no perímetro. Ou então, é o tipo da correia que não se ajusta perfeitamente numa das polias.
Boa sorte na sua nova casa.
fernandorosa

Mensagempor fernandorosa » 11 Set 2018 18:00

Bonita maquina
Valeu o investimento e o trabalho
Parabens
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 11 Set 2018 22:10

Somente a título de sugestão, eu colocaria uma proteção por cima das lâminas, o Frank Howart no seu canal no youtube fez um aparato fácil e bem bolado em um de seus desempenos, acho que vale o empenho nesse sentido, eu já vi muitos marceneiros aleijados por um desempeno.

Se te interessar o video do link a seguir aos 6min e 20 seg mostra a proteção que estou falando, mas existe outro vídeo dele que não lembro , onde mostra com detalhes o que ele fez, https://www.youtube.com/watch?v=XmDAInbnPYQ
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 12 Set 2018 01:01

Imagino o video nao lembrado seja este:

https://www.youtube.com/watch?v=l55YFRHBGx4

Voltar para “Máquinas, Ferramentas e Acessórios”