Lixadeira de disco caseira versão 2

Divulgação de ferramentas, primeiras impressões, testes, ferramentas novas, curiosidades sobre ferramentas
Danilofreitas
Contato:

Lixadeira de disco caseira versão 2

Mensagempor Danilofreitas » 22 Jul 2018 14:12

O motor da antiga lixadeirinha caseira se aposentou e como o motor que eu tinha guardado aqui é bem maior tive que projetar outra máquina:
https://www.youtube.com/watch?v=Ct1dUP88f_Y&t=3s
Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional.
http://www.xilofilo.com.br/
Devanil

Re: Lixadeira de disco caseira versão 2

Mensagempor Devanil » 22 Jul 2018 16:17

Já com "joinha" e comentário. Muito obrigado por compartilhar. Gostei e copiarei para um motor de esmeril.
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 22 Jul 2018 18:00

muito bem feito o video Danilo, joinha lá e aqui. Obrigado por compartilhar.
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Luzio

Mensagempor Luzio » 09 Ago 2018 11:28

O q mais me desanima nessas lixadeiras é o fato de ter de colar a lixa. Mas, vejam, não sei se essa cisma minha tem fundamento. Algum colega pode me dizer algo sobre a lixa colada ou seria melhor tentar usar uma com velcro?? Aqui consigo as lixas grandes redondas de velcro a preço interessante. O q me dizem, frescura minha, colada nem dá problema ?
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 09 Ago 2018 15:45

Boa pergunta, Luzio. Há pouco tempo, fiz uma adaptação da placa lisa do torno, aparafusando uma uma placa grossa de MDF. Como não achei uma placa de metal liso para fixar no MDF, acabei colando a lixa com cola de contato diretamente no MDF.
Não era a melhor solução, mas por enquanto, parece que deu certo. Pelo que li, muita gente vai colando lixa por cima de lixas, até um dia trocar a placa de apoio.
Se usar uma placa de metal, é só passar thiner na lixa que ela descola do metal.
Para minha lixadeira Ferrari (a modelo menor), uma vez já comprei discos de lixa auto-adesiva. Colam bem e me serviram durante algum tempo. Só é difícil achar esses discos.
sandrozc

Mensagempor sandrozc » 09 Ago 2018 16:08

Quando tive um torninho de bancada, simplesmente adaptei uma placa de lixadeira pneumática com velcro...
Imagem Imagem

http://www.dutramaquinas.com.br/p/suporte-de-lixa-com-velcro-para-lixadeira-pneumatica-5

Esta placa vem com um parafuso na parte superior, que prendi num mandril (com cone morse) e este no local do contraponto... na parte inferior da placa ela tem velcro, e aí é só comprar lixas de 6" para uso nestas lixadeiras peneumáticas.

Ficou perfeito.
Luzio

Mensagempor Luzio » 09 Ago 2018 19:59

Legal o retorno!! Grato.
Elcio, essa ideia do disco de metal é bem interessante e parece ser prática. Sandro, as lixas ficam firme nesses velcros? Tenho uma roto orbital da DWT (muito boa máquina, diga-se) , mas as lixas já não estão ficando firmes no velcro e olha q nem usei muito. Meu irmão tem uma bosch e até mais cedo teve esse problema. ontem na Leroy um cara reclamou da bosch sobre isso também.

Tenho um motor aqui de 1,5 cv e rotação de 1720. Será q a velocidade é suficiente ??
Devanil

Mensagempor Devanil » 10 Ago 2018 09:09

Já vi na Net colarem por toda a placa fita adesiva dessas de papel larga. Daí passa cola cianocrilato e junta a lixa. Quando precisar remover, a fita sairá com a lixa mantendo a placa limpa.
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 10 Ago 2018 09:22

Luzio escreveu:Legal o retorno!! Grato.
Elcio, essa ideia do disco de metal é bem interessante e parece ser prática. Sandro, as lixas ficam firme nesses velcros? Tenho uma roto orbital da DWT (muito boa máquina, diga-se) , mas as lixas já não estão ficando firmes no velcro e olha q nem usei muito. Meu irmão tem uma bosch e até mais cedo teve esse problema. ontem na Leroy um cara reclamou da bosch sobre isso também.

Tenho um motor aqui de 1,5 cv e rotação de 1720. Será q a velocidade é suficiente ??

O disco de metal é 100%. Fica muito firme, "guenta o pau". Só dá um pouquinho de trabalho para fixar com cola de contato. E precisa ter mais de um disco para granulações diferentes, não dá pra ficar trocando como o velcro.
Motor de 1,5 cv é um baita motor para uma lixadeira dessa. A rotação também é boa, talvez tenha até bom colocar uma polia menor no eixo da lixadeira (trazendo a rotação para umas 1100m).
Vou tentar colocar uma foto da minha adaptação que fiz no torno. Quem sabe, pode ajudar.
sandrozc

Mensagempor sandrozc » 10 Ago 2018 11:47

Sim Luzio , o velcro segura perfeitamente...

Sobre o velcro não estar segurando mais na sua DWT, a vantagem da placa da pneumática é que é bem barata, e fácil de comprar outra com o velcro em perfeitas condições.

Voltar para “Máquinas, Ferramentas e Acessórios”