Armário Japonês

Para você expor seus trabalhos
Alisson Rezende

Armário Japonês

Mensagempor Alisson Rezende » 07 Mar 2018 17:25

Pessoal, boa tarde!

Como parece que a marcenaria japonesa está começando a pegar o ritmo por aqui, resolvi nestes ultimos meses iniciar um projeto, que é um livreiro para minha sala, e eu pra variar desvirtuei totalmente ele.

Acabou por estar saindo (ainda não terminei) um armário japones, onde quis tentar algumas tecnicas novas de aprendizado, que seria a inclusão de telas de kumiko, e uma sustentação diferenciada, pois afinal a ideia seria transformar o movel em alguma coisa realmente nova.

Então, estou fazendo ele com as madeiras de Imbuia e de marfim, e alguns pedaços bem pequenos de jatoba, para dar um contraste. o jatoba acabou por entrar somente nas telas de kumiko.

Este Armário terá altura final de cerca de 220cm, 6 prateleiras e peso em torno de 100kg pelos meus calculos. Algumas pessoas daqui já acompanham a confecção pelo instagran e whatsapp.

As prateleiras são um esforço a parte. Quis fazer diferente de tudo que já tivesse sido feito antes, então surgiu a ideia assistindo alguns videos de carpitaria japonesesa. Acredito que ficou muito bom, pois até a quarta prateleira consegui fazer com que a mobilidade ficasse >0,5cm para frente e para tras, ainda sem terminar de firmar as cavilhas de trava. Pelas fotos acredito que conseguirão entender melhor sobre isso. a quinta e Sexta prateleira serão suspensas de outra forma, ainda não decidi.
Outra coisa bem interessante, o armário não é quadrado ou retangular. Mas sim um Trapézio regular. desta forma a frente ficou menor em abertura, mas terá um espaço maior internamente, pelo menos em tese kkk.

https://imgur.com/a/xKOXd

Desculpem pela falta de qualidade das fotos, mas a camera de meu celular está quebrada e não tenho outra.
Na sequencia apresento as espadas que farão parte do armário, e fiz em madeira também.

Grande Abraço a todos,

Alisson Rezende
Se fosse fácil não era pra mim.
fguido
Contato:

Re: Armário Japonês

Mensagempor fguido » 07 Mar 2018 20:57

Alisson o seu capricho e criatividade me surpreende, e o estilo japonês enche os olhos de qualquer um que entenda um mínimo de marcenaria.

Parabéns e obrigado por compartilhar
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Milton Martins

Mensagempor Milton Martins » 08 Mar 2018 06:42

Não sei o que dizer, tô de boca aberta...
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 09 Mar 2018 05:01

Um conjunto interessantissimo de tecnicas, Alisson.

Espero em tempo consigas uma camera para registros os mais detalhados; ha muito que aprender ali certamente, e por aqui muita curiosidade pelas minucias, pelos encaixes, so superada pela curiosidade maior de ver o projeto concluso.

Muito, muito interessante. Nao deixes de nos mostrar a evolucao da coisa...
Pedro Fritsch

Mensagempor Pedro Fritsch » 09 Mar 2018 07:25

Meeeeee, coisa linda!

Olhando por outro lado, que desperdício de madeira kkkk.
Alisson Rezende

Mensagempor Alisson Rezende » 09 Mar 2018 09:25

Pedro Fritsch escreveu:Meeeeee, coisa linda!

Olhando por outro lado, que desperdício de madeira kkkk.

Sim... da a impressão de ser desperdício de madeira, mas na verdade não gastei muito a mais do que se imagina, pois as madeiras que sobram dos recortes foram parar nas peças pequenas. Uma ou outra talvez não se aproveite nesse projeto, mas não teve tanto gasto a mais que fazer um armário por assim dizer normal. Talvez o que tenha gasto a mais seriam umas 2 ou 3 vigas de 10x10x250. O restante é impressão, pois o Torii e as colunas fazem pensar que o gasto e exagerado.

paulobro escreveu:Um conjunto interessantissimo de tecnicas, Alisson.

Espero em tempo consigas uma camera para registros os mais detalhados; ha muito que aprender ali certamente, e por aqui muita curiosidade pelas minucias, pelos encaixes, so superada pela curiosidade maior de ver o projeto concluso.

Muito, muito interessante. Nao deixes de nos mostrar a evolucao da coisa...

Paulo, na verdade teve tanta técnica aí nesse armário até agora que fica até difícil dizer pra você o que mais me retirou os cabelos.
Quando fiz o quadro do armário, as travessas de base me deram muito trabalho. Posso dizer que cheguei num consenso de uma espiga em rabo de andorinha misturada com emenda malof. Logo mais mando algumas fotos pra você entender
Outra coisa que foi meio chata foi fazer o assoalho, esta também irá uma foto pra entenderem que tive de fazer um encaixe cônico pra que não desse erro na hora de instalar no armario.
Mas uma que realmente me deixou com a pulga atrás da orelha em saber se realmente seria útil ( pelo menos isso) seria as colunas de sustentacao. Existem 8, 6 instaladas e outras 2 que ainda não sei se vou colocar ou fazer de outra forma. Elas me exigiram grande concentração pra não deixar dar erro. Até agora não de erro, mas não sei se vou subir mais um lance pra por mais uma prateleira. O mais provável é que farei as colunas descerem do teto do móvel e assim criar um espaço vazio na região entre a 4 e 5 prateleira. (Ou 3 e 4 prateleira se não contar o assoalho).

fguido escreveu:Alisson o seu capricho e criatividade me surpreende, e o estilo japonês enche os olhos de qualquer um que entenda um mínimo de marcenaria.

Parabéns e obrigado por compartilhar

Guido, tenho o maior prazer de compartilhar, uma vez que estou fazendo pra aprender em primeiro lugar.

Se alguém tiver dúvida em alum ponto me pergunte que estou a disposição
Grande abraço a todos,

Alisson Rezende
Marlon

Mensagempor Marlon » 09 Mar 2018 09:30

Alisson, uma verdadeira vitrine de técnicas. Meus parabéns e obrigado por compartilhar conosco.
Devanil

Mensagempor Devanil » 09 Mar 2018 12:03

Isso é mais que um móvel, produto etc... É obra de arte! Parabéns Alisson.
Alisson Rezende

Mensagempor Alisson Rezende » 09 Mar 2018 15:14

Então amigos, vou mandar 3 lotes de fotos para entenderem algumas situações que me deparei com este móvel, olhando pelo lado mais tecnico:
1:
https://imgur.com/a/xf7wZ
Alisson Rezende

Mensagempor Alisson Rezende » 09 Mar 2018 15:55

2: instalação tampo inferior ou assoalho ou prateleira 1:
https://imgur.com/a/Hv7vw

Voltar para “Vitrine”