Estante vaso sanitário

Para você expor seus trabalhos
cosme
Contato:

Estante vaso sanitário

Mensagempor cosme » 08 Fev 2018 10:32

Vamos primeiro de projeto para não haver as surpresas de sempre quando eu decido pular a projeção da coisa :?

O móvel é uma estante para ficar em cima de um vaso sanitário. Divisórias e prateleiras escolhidas conforme a necessidade.

Vista isométrica no X-Ray (chique não? :lol: )
Imagem

Vista frontal
Imagem

Peças necessárias:
02 80,0x16,0x2,0cm (topo e base)
02 78,6x16,0x2,0cm (laterais)
02 77,2x16,0x1,5cm (prateleiras)
01 15,7x16,0x1,5cm (prateleira)
01 40,0x16,0x1,5cm (prateleira)
04 25,0x16,0x1,5cm (divisórias)

Obviamente alguns ajustes nas medidas devem ser necessários para o projeto caber no estoque.

Próximo passo: dimensionar a peça bruta com largura abaixo do projeto. Essa peça vai determinar a largura da estante e um ajuste importante a ser feito no projeto.
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
paulobro
Contato:

Re: Estante vaso sanitário

Mensagempor paulobro » 08 Fev 2018 12:13

• Espaco livre sob o movel ha de considerar manter intocada a cabeca do Imperador no trono;
  • Emenda em meia esquadria nas extremidades certamente insuficente: pequena area e topo com topo. Sugeriria, para garantir rigidez estrutural, encaixes de malhetes se vai ser mantida vazada como no projeto, ou entao colocacao de um fundo;
  • Metodo de fixacao `a parede ha de ser contemplado;
  • Prateleiras vazadas, se viavel, deixariam o movel mais leve, permitiriam aproveitamento de restos 'curtos' de madeira, e podem ser esteticamente mais atrativas.

Quatro consideracoes (por enquanto :twisted: )... porque nao ha nada como dar palpites em obra alheia! :-P
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 08 Fev 2018 15:11

paulobro escreveu:
  • Espaco livre sob o movel ha de considerar manter intocada a cabeca do Imperador no trono;

Uma dica que peguei para este tipo de móvel: largura no máximo da largura da caixa acoplada.

paulobro escreveu:
  • Emenda em meia esquadria nas extremidades certamente insuficente: pequena area e topo com topo. Sugeriria, para garantir rigidez estrutural, encaixes de malhetes se vai ser mantida vazada como no projeto, ou entao colocacao de um fundo;

• Vou avaliar o uso de cavilhas nas partes inferior e superior do móvel. Tenho pouca coisa no estoque para um fundo tão considerável em termos de área. Vou até pensar mais sobre isso.

paulobro escreveu:
  • Metodo de fixacao `a parede ha de ser contemplado;

• Pegadinha para o leitor :lol:
    Mantendo o móvel sem fundo eu usaria hastes circulares entre 4-6mm a serem inseridas em furos na aresta superior. No caso este móvel não vai levar peso, mas mesmo que fosse o caso, a experiência com nichos e objetos pesados usando mecanismo parecido foi de sucesso.

paulobro escreveu:
  • Prateleiras vazadas, se viavel, deixariam o movel mais leve, permitiriam aproveitamento de restos 'curtos' de madeira, e podem ser esteticamente mais atrativas.

• Não consigo abrir mão aqui de prateleiras contínuas. Mas há de se pontuar que este teu ripado dá trabalho em marcenaria desplugada. Aumentar o número de peças é algo impactante no desplugado.

paulobro escreveu:Quatro consideracoes (por enquanto :twisted: )... porque nao ha nada como dar palpites em obra alheia! :-P

:character-afro:

-- Frank Klausz
    cosme
    Contato:

Mensagempor cosme » 11 Fev 2018 21:53

Primeiro dia de trabalho no novo espaço e o retorno após uma longa pausa.
    Comecei no inicio da tarde com a afiação de uma plaina e terminei o dia com as duas prateleiras maiores aparelhadas. Como estou sem o desengrosso a segunda face também foi aparelhada na plaina. Na verdade até o momento de eletricidade conto somente com a luz e o ventilador.

Com era esperado a coisa é como andar de bicicleta. Uma vez que se aprende... Mas... Aquele ritmo, a memória muscular e o calejo no corpo precisam ser adquiridos novamente :)

Foi ótimo poder desfrutar de uma cerveja durante diversas pausas e um som do meu gosto durante o trabalho. Duas coisas possíveis no modo desplugado.

Antes da última limpeza da "oficina":
    Imagem

As prateleiras:
    Imagem

A largura ficou em 15,5cm. Ou seja, o projeto será reajustado em 0,5cm. A espessura em 1.8cm, porém nas peças do caixote irei usar pelo menos 2cm conforme o projeto.

Se alguém quiser detalhes de alguma etapa da afiação ou do aparelhamento posta aqui que eu tenho o maior prazer em tentar capturar fotografias e explicar como eu faço.

Infelizmente não há latitude razoável em câmeras de celular, portanto seguimos por ora com registros meia- boca.

-- Frank Klausz
    fguido
    Contato:

Mensagempor fguido » 12 Fev 2018 18:23

Cosme achei estranho a prateleira do meio não estar no center-line do móvel, mas vc deve ter seus motivos para isso, mas em se falando de fotos de celular vc está pra lá de excelente na qualidade das fotos, parabéns e continue postando, aproveita e faz propaganda de qual cerveja te acompanhou, hehe, espero que uma artesanal....
    Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
    Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
    cosme
    Contato:

Mensagempor cosme » 13 Fev 2018 02:41

fguido escreveu:Cosme achei estranho a prateleira do meio não estar no center-line do móvel, mas vc deve ter seus motivos para isso

A ideia era ter realmente uma assimetria nesta parte do móvel. É algo que eu procuro explorar quando possível. Se vai dar certo já é outra estória, mas creio que sim.

fguido escreveu:(...) mas em se falando de fotos de celular vc está pra lá de excelente na qualidade das fotos, parabéns e continue postando (...)

Para amenizar eu uso tripé e um software chamado Camera+ que me permite controlar ISO e a velocidade do obturador.

fguido escreveu:(...) aproveita e faz propaganda de qual cerveja te acompanhou, hehe, espero que uma artesanal....

Nada. Claro que vale pagar mais por uma boa cerveja mas para o dia-a-dia preciso de opções com ótimo custo-benefício. Lembro de tomar uma long neck Brahma chopp e uma Stella Artois.

Hoje foram só 3h de marcenaria. Aparelhei a prateleira de 40cm e desdobrei uma peça para formar a prateleira de 15,7cm.

Imagem
    Imagem

-- Frank Klausz
    jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 13 Fev 2018 08:33

cosme escreveu:A ideia era ter realmente uma assimetria nesta parte do móvel. É algo que eu procuro explorar quando possível. Se vai dar certo já é outra estória, mas creio que sim.

Se a beleza está na simetria, por vezes, o design ideal está em sua ausência. 8-)

Quanto à cerveja, tal como café, o importante é variar a marca e, quando possível, confiar nos rótulos buscando consumir as que apresentam "puro malte" em detrimento de "cereais maltados", dá uma diferença ... essas long "net" :? :lol: da BrahmA(mbev), tal como ferramentas hobby, se não são as melhores, (invariavelmente) atendem os anseios do marceneiro. :lol:
    Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
    cosme
    Contato:

Mensagempor cosme » 13 Fev 2018 10:45

jedi.wood escreveu:(...) tal como café, o importante é variar a marca e, quando possível, confiar nos rótulos (...)

Em termos de custo-benefício - sem abrir mão de um café de qualidade, recomendo da minha região o Tassinari.

-- Frank Klausz
    fguido
    Contato:

Mensagempor fguido » 13 Fev 2018 11:05

sem sair muito do tema da postagem, eu de longe prefiro as Einsebahn que ,não são de milho como a maioria e possuem um custo baixo para o consumo(moderado) no dia-a-dia
    Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente - Martin Luther King Jr
    Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
    jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 13 Fev 2018 13:38

Olha, andei tomando uns chiquetosos-badalados, incluindo o café "descomido" pelo Jacu :? , passado algum tempo, achei o Melitta (aquele mais baratinho) o melhor café do mundo. Vai entender ... :character-spongebobdance:

- x -

Belo naco de armário ! :mrgreen:
    Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:

Voltar para “Vitrine”