"TAUBAS" PARA CHURRASCO

Para você expor seus trabalhos
ELCIO

"TAUBAS" PARA CHURRASCO

Mensagempor ELCIO » 13 Ago 2017 13:38

Queria fazer uma tábua para churrasco e resolvi fazer várias para dar aos cunhados e irmãos.
Comprei algumas ripas de Cumaru e achei uma cama, jogada na rua. A madeira é "não-sei-oqueé", mas é muito dura.
Saíram algumas tábuas com pezinhos (para colocar o prato embaixo) e um conjunto (que reservei pra mim), com pés e sem pés.
Cola Titebond III.
Acabamento: óleo mineral. Nunca tinha usado. Gostei bastante, porque deve ser o acabamento mais fácil de usar. Pena que depois que seca, perde bastante o brilho.
Gostei do resultado. Fora minhas cagadas, que resultaram num tempo gasto muito acima do que deveria ter usado, aprendi um pouco.
Daqui há algum tempo, vou criar coragem de aproveitar uns caibros de massaranduba e fazer outras tábuas.
Anexos
CAM00397.jpg
CAM00397.jpg (172.49 KiB) Exibido 1435 vezes
CAM00423.jpg
CAM00423.jpg (169.8 KiB) Exibido 1435 vezes
CAM00418.jpg
CAM00418.jpg (161.83 KiB) Exibido 1435 vezes
schneider

Re: "TAUBAS" PARA CHURRASCO

Mensagempor schneider » 13 Ago 2017 19:15

Belo trabalho.
hudsoncr

Mensagempor hudsoncr » 17 Ago 2017 09:31

Parabéns pelas tábuas. Me deu até inspiração para fazer um par dessas. Será que qualquer madeira pode ser usada?
Hudson
Os Arteiros :character-jason:
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 17 Ago 2017 09:47

hudsoncr escreveu:Parabéns pelas tábuas. Me deu até inspiração para fazer um par dessas. Será que qualquer madeira pode ser usada?

Há controvérsia....
Hudsoncr: eu já comentei aqui e houve até uma certa divergência de opiniões, que algumas madeiras não podem ser usadas pois tem gosto e/ou tem alguma toxidade.
Alguns colegas discordaram, alegando que pelo fato delas receberem acabamento (óleo ou cera), haveria uma proteção. A carne não seria afetada pelo cheiro ou toxidade.
Portanto, você decide.
OBS: CANELA-BOSTA, mesmo assim, não pode ser usada (acho que todos concordam) :angry-banghead:

Uma coisa entretanto deve ser unânime: as madeiras utilizadas devem ser DURAS. O uso de tábuas feitas de madeiras moles, em pouco tempo levam à inutilização da tábua. Além das gretas resultantes do uso da faca, que vão deixando a aparência ruim, a limpeza vai ficando cada dia pior.
sandrozc

Mensagempor sandrozc » 17 Ago 2017 12:17

Isso é interessante ELCIO...

Uma outra coisa, que EU, também não faço é utilizar madeira caçambada ou tratada quimicamente (pallets, dormentes de cerca e estrada de ferro) em itens que terão contato direto com o alimento.
Sei lá... pode ser besteira, mas eu não acho legal isso.
hudsoncr

Mensagempor hudsoncr » 17 Ago 2017 17:56

Obrigado pelas dicas Elcio. Com certeza irei segui-las.

sandrozc escreveu:Isso é interessante ELCIO...

Uma outra coisa, que EU, também não faço é utilizar madeira caçambada ou tratada quimicamente (pallets, dormentes de cerca e estrada de ferro) em itens que terão contato direto com o alimento.
Sei lá... pode ser besteira, mas eu não acho legal isso.

Concordo hein Sandro, também não acho muito certo usar esses tipos de madeiras para esse fim.

E aproveitando, se puderem tirar mais uma dúvida. Além da Titebond, qual outra cola mais acessível poderia ser recomendado para fazer essas tábuas? Para durarem. :chores-chopwood:
Hudson
Os Arteiros :character-jason:
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 18 Ago 2017 10:19

Hudson: acho que não há opções mais baratas do que as Titebond, lembrando que há vários tipos de Titebond. A do tipo III parece que é a mais usada quando se quer uma resistência à água maior.
A maioria das pessoas usa cola branca mesmo (PVA).
Quanto comprei a Titebond III, perguntei ao vendedor o prazo de validade, que fica impresso na embalagem. Como o lote havia sido fabricado há pouco o tempo, aproveitei e comprei a embalagem de 1 Kilo (o preço do frete era o mesmo, para qualquer embalagem). Dá pra colar muita coisa. Pra aumentar mais ainda o prazo de validade da cola, guardo a embalagem na geladeira.
ESSANCHES

Mensagempor ESSANCHES » 18 Ago 2017 13:56

hudsoncr escreveu:Obrigado pelas dicas Elcio. Com certeza irei segui-las.
E aproveitando, se puderem tirar mais uma dúvida. Além da Titebond, qual outra cola mais acessível poderia ser recomendado para fazer essas tábuas? Para durarem. :chores-chopwood:

Acredito que epóxi possa ser usado tb..............não é tãooooooooooooo barato assim, mas é mais em conta que a titebond III.
Emerson

"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
Devanil

Mensagempor Devanil » 18 Ago 2017 20:37

Hudson, para tábuas finas de carne, a cascola azul da conta, se não deixar frestas nas emendas e prensar bem. Outra coisa é o uso de cavilhas, dá resultado.Também em tábuas de corte grossas vi utilizarem rosca sem fim, com a última de cada lado fechando e tampando as porcas. Por serem grossas, creio não contaminam a madeira. Para acabamento só óleo mineral farmacêutico, assim entendo por pesquisas que fiz.
IMG_20170718_200121.jpg
IMG_20170718_200121.jpg (60.27 KiB) Exibido 1321 vezes

Essa é uma das que faço. Uso em casa e está perfeita.Tem cavilhas.
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 19 Ago 2017 08:17

ESSANCHES escreveu:Acredito que epóxi possa ser usado tb..............não é tãooooooooooooo barato assim, mas é mais em conta que a titebond III.

Aproveitando: vc usa epóxi Xanches? Tem vantagens, desvantagens?
É que eu sempre vejo comentários sobre colas epóxi, como sendo muito fortes, mas também me parece mais difícil de usar, principalmente com relação à mistura.

Devanil: legal essa ideia de usar cavilhas nas tábuas. Nunca tinha visto. Mas deve dar um trabalho considerável.

Voltar para “Vitrine”