"TAUBAS" PARA CHURRASCO

Para você expor seus trabalhos
hudsoncr

Re: "TAUBAS" PARA CHURRASCO

Mensagempor hudsoncr » 13 Set 2017 20:49

ELCIO escreveu:Muito bom Hudson. Parece que ficaram muito bem coladas e bem niveladas. O design (como você falou), pode melhorar um pouco, mais isso é muito questão de gosto. O principal é a questão do uso.
Dê mais detalhes de como fez (cola, acabamento, etc...). Muito legal também as gretas laterais para correr o sangue.

Opa, legal que gostou.
Então, essa foi minha primeira tábua então não sei se fiz tudo certo, mas fui seguindo alguns tutoriais na internet.
Cola acabei comprando uma titebond II por curiosidade já que tanto falam na net sobre ela. Realmente nas primeiras impressões é outro nível essa cola.
Eu tirei sarrafos de duas vigas para a união das peças. E a prensagem eu fiz seguindo uma idéia do youtube; um grampo usando barra roscada. Acabei não fazendo esse teste com cavilhas.
https://www.youtube.com/watch?v=G5pOwQa ... B4uCZqYbzI

Após a secagem, a madeira ficou bem desnivelada dos dois lados. Seguindo umas dicas de plaina elétrica da Oficina de casa e do Adilson Pinheiro (que até então cada passada minha com plaina era um Cânion que se formava), consegui nivelar todas as ripas.
https://www.youtube.com/watch?v=ZOW1sekFwFA
https://www.youtube.com/watch?v=UqzFfS-mroI&t=312s

Usando uma dragster e uma roto orbital tirei alguns defeitos e deixei a tábua bem lisinha.
Cortei ela aproveitando o máximo de madeira, que não resultou muito em um formato muito lindo, e tupia nela... bordas e o rebaixo para o sangue.
E para finalizar seguindo as dicas do Devanil, bastante óleo mineral usp.
Hudson
Os Arteiros :character-jason:
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 14 Set 2017 00:29

Homi, mas vc não vai falar que tipo de madeira usou? E homi, eu não falei que a Titebond III é mais resistente à água que a II?. :angry-banghead:
Isso é vontade de prensar tudo de novo?
Brincadeiras à parte, com o tipo II acho que já é o suficiente, até porque acho que ninguém vai deixar a tábua enfiada na água.
hudsoncr

Mensagempor hudsoncr » 14 Set 2017 12:19

Então Homi ... Arrisquei de tite II. Assisti alguns vídeos de comparativos das duas colas e acho que também ninguém vai deixar a tábua de molho por alguns dias ..
A respeito da madeira, ainda tenho dúvidas da mais escura, mas acredito que seja garapeira. A mais clara é cedro.
Hudson
Os Arteiros :character-jason:
Devanil

Mensagempor Devanil » 14 Set 2017 18:19

Ótima "Táuba'. É isso aí. Se minha primeira tivesse ficado boa assim. Hoje eu seria o "Rei da Tábua"!!! Parabéns.
edukadujp
Contato:

Mensagempor edukadujp » 17 Set 2017 17:44

bela tabua...sera peroba rosa póde...demoliçao?!
" Ainda que eu ande pelo vale da sombra e da morte , Não temerei mal algum , porque Tu estás comigo " ...( salmos 23 : 4 )
Criei um grupo no face ! https://www.facebook.com/groups/marcenariahobby/?ref=bookmarks
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 01 Out 2017 14:38

hudsoncr escreveu:Usando uma dragster e uma roto orbital tirei alguns defeitos e deixei a tábua bem lisinha.
Cortei ela aproveitando o máximo de madeira, que não resultou muito em um formato muito lindo, e tupia nela... bordas e o rebaixo para o sangue.
E para finalizar seguindo as dicas do Devanil, bastante óleo mineral usp.

Hudson: o quê é essa dragster?

edukadujp escreveu:bela tabua...sera peroba rosa póde...demoliçao?!

Edu: como eu escrevi lá no início do tópico (sobre madeiras com gosto e/ou tóxicas), eu acho que peroba não deve ser usada para tábuas de corte. Mas tem gente que usa (e as tábuas ficam bonitas).
Eu particularmente, acho que não devem ser usadas.
Agora, se vc fizer e quiser testar, marca o churrasco e me convide (eu levo uma dessas tábuas de casa, se a de peroba não der muito certo....). :lol:

Voltar para “Vitrine”