Cuba retangular para banheiro

Para você expor seus trabalhos
cosme
Contato:

Cuba retangular para banheiro

Mensagempor cosme » 20 Nov 2015 23:27

Há tempos venho pensando em fazer uma cuba de madeira para banheiro. Fiz algumas tentativas frustadas mas após repensar a madeira e o projeto, acabou saindo uma primeira unidade:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

A construção foi usando somente ferramentas desplugadas da corrente, do corte das peças brutas até o acabamento, exceto, os furos para instalação da válvula. Infelizmente eu não dispunha de brocas forstner do diâmetro necessário para utilização no arco de pua. Digo infelizmente nem pela "necessidade" em se fazer tudo desplugado, mas simplesmente porque o resultado e eficiência seriam maiores visto que a solução adotada com serra copo e furadeira manual elétrica pediu o uso da router plane para ajustar a profundidade dos rebaixos, e, a qualidade do furo da serra copo não se compara com um boa forstner. Fiz algumas fotos do processo:

Imagem
Eu já estava com saudades da bancada para serrar.

Imagem
Peças brutas cortadas. (Mais tarde fui dar falta do fundo da cuba)

Imagem
Desempeno das peças.

Imagem
Momento em que a plaina acumulava naturalmente fitas perfeitas ao desempenar uma aresta.
Aliás, também estava com saudades do Cedro! Um belo jejum após mexer tanto tempo com madeiras duras.

Imagem
Momento em que lembrei que faltava o fundo da cuba. Fui para a bancada de serrar deixar a peça na medida, e depois: desempeno.

Imagem
Ta ai um jjig que queria fazer a tempos. Antigamente eu fazia os cortes em 45 na serra de bancada. Lembro que não fiquei extremamente satisfeito com a precisão, e pensei logo que seria uma ótima idéia ter um miter shooting board, que nada mais é do que um shooting board que faz a testa em 45 graus. Eu construi o meu em uma manhã contando com o entendimento do que podia fazer, ajustes e etc: super recomendo.

Imagem
Precisão no shooting board requer lâmina que faz barba.
Quando sai fita da testa é porque a coisa está boa e o trabalho vai ser moleza.

Imagem
Foi bem rápido transformar as peças com testa em 90 para 45 graus, na verdade uma surpresa mesmo.
Mas isto se deve em parte a maciez da madeira, a possibilidade de usar o cabo da plaina para empurrar, e, a afiação preparada só para a tarefa em questão.

Imagem
Chamou-me atenção esta fitinha perfeita que saia da plaina ao fazer um rebaixo de ~1/8 de largura.

Imagem
Neste momento eu me perguntei: Bom... Por que diabos ainda não adquiri uma plow plane já que tinha em mente diversos projetos para uso da mesma?!
Digamos que esta parte foi... demorada... bem demorada, e, de prender a respiração :)

Imagem
Um companheiro do GDM, o Valdecir, deu-me de presente um kit de serra copo da Makita quando o fui visitar em sua oficina. O tal kit ficou lacrado na gaveta. Após queimar a mufa em como fazer os furos e descobri uma forma bem eficaz usando os três copos da fotografia. Valeu Valdecir :grin:

Imagem
Zoom do furo após rebaixo usando uma router plane

Imagem
Instalação da borracha de vedação da válvula para avaliar um dos rebaixos.

Imagem
Peças expostas na ordem de montagem.

Imagem
Teste sem cola.

Eu já fiz um teste com água deixando a válvula fechada e a linha de água cobrindo a mesma. Ficou 4min com uma folha de jornal embaixo: nenhuma gota :grin:

Acabamento está sendo em óleo de tungue.

[]s
Cosme
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
Pedro Fritsch

Re: Cuba retangular para banheiro

Mensagempor Pedro Fritsch » 21 Nov 2015 08:50

:clap: :clap: :clap:
A perfeição do trabalho e as ferramentas... sem comentários.
Que cola usou, e a vedação da madeira,só óleo de tunge resolve?
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 21 Nov 2015 09:09

parabens... lindo trabalho como sempre.. perfeito.
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 21 Nov 2015 09:16

Obrigado Pedro e Adenilson.
Pedro, usei a Poliuretano da Titebond.
A vedação das juntas pelo visto ficou sob a responsabilidade da precisão da junção e da cola mesmo.
Já a impermeabilização da madeira fica a cargo do óleo de tungue.
Ainda é cedo para dizer com relação ao óleo, mas pelo o que entendi terei uma camada polimerizada de óleo após a cura de algumas aplicações.
Em tempo, parece-me que este óleo era utilizado pelos chineses para impermeabilizar suas embarcações.

[]s
Cosme

-- Frank Klausz
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 21 Nov 2015 09:56

Trabalhar com cedro-rosa e' sempre prazeroso, eu acho. Afora a facilidade de lida-lo com qualquer ferramenta e o excelente acabamento que aceita, seu visual e' unico e muito agradavel aos olhos. De quebra, tem uma fragrancia encantadora e seu gosto muito amargo e' excelente para abrir o apetite, hehe.

O trabalho em si, a confeccao da caixa... Padrao Cosme de qualidade — e esta tudo dito.

Quanto a usar oleo de tungue para impermeabilizar, e' certamente bem viavel.
Alguns macetes sao recomendaveis pelo que li, tche Cosme, mas como imagino ja te tenhas fartado acessando na Rede essas informacoes, nao vou chover no molhado.

Fica, claro, a curiosidade de ver daqui a umas semanas a peca em acao no seu lugar destinado.
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 21 Nov 2015 17:45

Cosme, de tudo só lamento ainda não termos nos conhecido pessoalmente uma vez que viestes aqui na casa do Valdecir a apenas alguns km de minha casa.
A cada publicação sua eu fico na dúvida se elogio a qualidade do trabalho ou a qualidade das fotos, ambos dignos de um mestre na empreitada a que se destinou, falar algo mais seria chover no molhado mesmo, a agradeço-te por premiar nosso Forum com trabalhos desse gabarito.

Grande abraço.
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 21 Nov 2015 18:32

Obrigado pela visita Paulo, é ótimo trabalhar o Cedro. Estou sempre cheirando a testa das peças. Inclusive tenho fitas de cedro na sala do meu apartamento. Uma coisa que acelera bastante a fase do desengrosso com o Cedro é a possibilidade de se retirar fitas bem espessas sem por muitas vezes arrepiar. Por outra lado é uma madeira delicada. Vixe, infelizmente deve demorar em torno de 12 meses para ver a cuba em ação, pois é para a casa que estou construindo :grin:

Valeu Guido, é verdade, vamos ver se ocorre algum encontro em 2016 ;)
Se não fosse a marcenaria a minha máquina fotográfica estaria sem cliques a meses: um baita pretexto.

[]s
Cosme

-- Frank Klausz
marciocrm

Mensagempor marciocrm » 21 Nov 2015 23:27

Dá gosto ver o primor no uso das ferramentas manuais!
Seria pra quando me aposentasse, mas posso ñ parar de trabalhar
Pra quando ficar velho, mas pode ñ acontecer
Envelhecendo, posso ñ ter saúde
Tendo saúde, posso ñ gostar mais
Vamos tocando pau do jeito que der, desde agora, pelo tempo vier, der ou convier
ESSANCHES

Mensagempor ESSANCHES » 23 Nov 2015 13:37

Parabéns Cosme. Como sempre, trabalho de artesão, não de hobbista. Cosme, estou interessado em fazer um shooting board e agora, um miter shooting board. Você teria algum projeto para me indicar?

[]s
Emerson

"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 23 Nov 2015 14:15

Obrigado Marcio e Emerson.

Emerson, eu começaria pelo shooting board "convencional" e o mais simples possível.
No começo eu pensava em "mil planos" para fazer o shooting. Que tinha que ter uma superfície perfeita, com um compensado maravilhoso ou uma madeira incrivelmente desempenada, um projeto cheio de medidas exatas e bla bla. Quando percebi que os veteranos enfatizavam muito que se deveria simplesmente pegar e fazer com o que se tinha, resolvi acreditar e constatar em poucos minutos que era verdade, pois acabei muito satisfeito com algo feito com muita simplicidade, agilidade, materiais disponíveis porém uma boa pitada de atenção. O mesmo cenário se repetiu com o miter, somente tive um trabalho um pouco maior e a sorte de contar com todas as peças em 45graus que funcionam como guias jogadas pelo meu espaço por cortes passados.

O shooting de 90graus eu segui os planos do R. Cosman. Como não é público, coloco aqui um link que demonstra bem o aparato:
http://mysaw.com/wp-content/gallery/rob ... g_3354.jpg

São duas bases de compensado coladas/parafusadas. Uma base menor para criar um rebaixo para a plaina. Nesta base menor há também um pequeno rebaixo para o recuo da lâmina, assim você não toca o trilho com a lâmina, algo em torno de 1/16 de largura. O batente/fence fica um pouco recuado do topo do shooting para evitar que a plaina se curve na saída da peça. O mais importante é o esquadro meticuloso entre o batente e o trilho, que nada mais é do que a lateral da base menor que faz o rebaixo com a base maior. Minha dica é parafusar o batente em uma das extremidades, coloque o esquadro e regule o batente usando o parafuso colocado como um pivô, repita a colocação do esquadro por diversas vezes, quando estiver satisfeito, de forma cuidadosa, coloque ao menos um grampo bem próximo de onde será o segundo furo para o parafuso que ficará na outra extremidade, tenha cuidado nesta hora para o batente não se mexer.

Coloque um batente na parte inferior e de baixo do shooting somente para apoiar na bancada. Isso ajuda muito, mesmo quando se usa um barrilete ou grampo para se prender o shooting.

Medidas? Vixe, use o que achar melhor. Não há uma regra! Escolha medidas que atendam boa parte das peças que você trabalha.

Plaina? Escolha aquela com o menor ângulo de ataque possível e tenha sempre o fio afiado como uma navalha, isso faz toda a diferença na aplicação com shooting.

Já falei muito Emerson :grin:
Qualquer coisa estou por aqui.

[]s
Cosme

-- Frank Klausz

Voltar para “Vitrine”