Mesa de Jantar

Para você expor seus trabalhos
Valete
Contato:

Re: Mesa de Jantar

Mensagempor Valete » 06 Abr 2019 10:53

leaobda escreveu:Valete, qual a espessura do tampo?

Quais medidas você tomou contra a possibilidade do tampo empenar, já que é uma peça larga para a espessura (aparentemente)?

Pergunto pois estou construindo um tampo similar.

O tampo tem espessura de 1" ou 25mm

Na parte de baixo da mesa tem as travessas que sustentam o tampo, e o tampo é parafusado nessas travessas, elas é que teoricamente evitam o empenamento. Mas isso vai muito do tipo de madeira, de quanto ela está seca e da capacidade dela de reagir a umidade/calor. Essa madeira que utilizei tem mais chance de rachar do que propriamente empenar.

Essa imagem do projeto ilustra melhor pra você se basear:
Imagem

Atente que os furos dessas travessas onde passam os parafusos que prendem o tampo nos pés, precisam ser de no mínimo o dobro da espessura do parafuso (pelo menos os das pontas). A madeira expande e contrai conforme as condições climáticas, se o furo ficar muito justo vai arrebentar a madeira.

Boa sorte ai na construção, não esquece de quando terminar postar as fotos pra gente! :obscene-drinkingcheers:
:chores-chopwood: Acompanhe meus projetos no Instagram: @Joel.Woodshop
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 10 Abr 2019 11:27

Valete, se me permite, vou fazer uma pergunta, pois fiquei esperando e ninguém fez.
Embora o piso onde está a mesa me pareça muito bom, você não pensou em fazer um escavado (concavidade), nos pés da mesa? Para evitar que a mesa fique "dançando"?
Ou será que isso só acontece nas casas em que eu já morei? (pedreiro ruim, ôôôhhh desgraça).
Valete
Contato:

Mensagempor Valete » 10 Abr 2019 13:19

Elcio, sabe que não tinha pensado nisso...
Acho que não me toquei desse detalhe, pois o piso la de casa é bem reto que acaba não gerando o problema. O que fiz foi adicionar alguns retângulos de borracha por baixo dos pés pra madeira não ficar em contato direto com piso/humidade, e também para não arranhar caso a mesa seja arrastada.

A ideia do nivelador sem duvida é muito boa, acho que colocaria ela em prática se fosse fazer a mesa pra vender, pois com certeza seria um problema hoje em dia os pisos são muito irregulares.
:chores-chopwood: Acompanhe meus projetos no Instagram: @Joel.Woodshop
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 10 Abr 2019 15:35

Entendi. A pergunta foi mais para trocar uma experiência. Pela foto do piso, achei que não seria necessário.

Voltar para “Vitrine”