Tábua de Corte

Para você expor seus trabalhos
alnarciso
Contato:

Re: Tábua de Corte

Mensagempor alnarciso » 19 Jun 2018 14:18

Cara, já fiz algumas tábuas aqui para casa, todas tratadas com azeite de oliva, e nunca tive problemas. Deixo elas secando por uma semana mais ou menos antes de utilizalas.
----------------------------------------
André Narciso
"Pessoas inteligentes resolvem problemas difíceis, pessoas sábias evitam-o."
marcio-pindorama

Mensagempor marcio-pindorama » 22 Jun 2018 10:07

Ótimo trabalho.
Alisson Rezende

Mensagempor Alisson Rezende » 22 Jun 2018 15:45

Amigo, se me permite, sugiro 2 mudanças para ti pensar. Não é errado a forma como faz, mas os materiais envolvidos geram polemica.
primeiro por usar ipê. apesar de existir mais de 100 tipos, alguns são considerados cancerígenos.
segundo por usar oleo de oliva. o substrato apodrece com o tempo, e poderá gerar fungos, que farão ficar esbranquiçada a tabua, como uma gordura que não sai, e também poderá gerar odor destes fungos.

Mas o resultado final está muito bom, e sua solução com a tupia esta bem razoavel. esta é uma otima solução para quem não tem desempenadeira, ou quem quiser fazer a tabua end-grain.
Sobre a fresa, eu tenho de 3/4" de corte... posso dizer que tento não usar ela por bastante receio, usei 2 vezes e espero não usar por algum tempo. continue com uma de 10 ou 12mm e está otimo. Mais que isso pode ser pedir pra arrumar confusão. entenda que quanto mais se aumenta o raio de corte, mais material se retira fora do centro, e com isso qualquer trepidação ou mexida involuntaria do seu braço faz a maquina jogar de um lado para o outro.

ABS
Alisson Rezende.
Se fosse fácil não era pra mim.
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 22 Jun 2018 17:39

Alisson Rezende escreveu:Amigo, se me permite, sugiro 2 mudanças para ti pensar. Não é errado a forma como faz, mas os materiais envolvidos geram polemica.
primeiro por usar ipê. apesar de existir mais de 100 tipos, alguns são considerados cancerígenos.
segundo por usar oleo de oliva. o substrato apodrece com o tempo, e poderá gerar fungos, que farão ficar esbranquiçada a tabua, como uma gordura que não sai, e também poderá gerar odor destes fungos.

Mas o resultado final está muito bom, e sua solução com a tupia esta bem razoavel. esta é uma otima solução para quem não tem desempenadeira, ou quem quiser fazer a tabua end-grain.
Sobre a fresa, eu tenho de 3/4" de corte... posso dizer que tento não usar ela por bastante receio, usei 2 vezes e espero não usar por algum tempo. continue com uma de 10 ou 12mm e está otimo. Mais que isso pode ser pedir pra arrumar confusão. entenda que quanto mais se aumenta o raio de corte, mais material se retira fora do centro, e com isso qualquer trepidação ou mexida involuntaria do seu braço faz a maquina jogar de um lado para o outro.

ABS
Alisson Rezende.

Metendo o bedelho no comentário do Alisson, nunca tinha ouvido sobre o ipê ser cancerígeno. O que eu sei, é que alguns tipos (o roxo quase certeza), tem uma substância chamada lapachol, que pelo que já li, tem certo grau de toxidade.

Quanto à fresa de 3/4, fiquei curioso sobre o relato. Alisson, seu jig prende a peça a ser trabalhada, ou você trabalha com a peça solta na mesa? É que eu acho que se for presa, não haveria esse problema de trepidação.
alnarciso
Contato:

Mensagempor alnarciso » 25 Jun 2018 07:50

Alisson Rezende escreveu:Amigo, se me permite, sugiro 2 mudanças para ti pensar. Não é errado a forma como faz, mas os materiais envolvidos geram polemica.

ABS
Alisson Rezende.

Alisson,

Também desconheço esta questão do IPE. Utilizo ele justamente por ser uma madeira que vejo ser muito utilizada em tábuas de corte por este Brasil a fora. Quanto ao azeite de oliva, utilizo ele inclusive em tábuas antigas que tenho, para tratar elas e deixá-las bonitas e depois de curado nunca tive problema com fungos, ou odores por conta do óleo.

A fresa que utilizo é uma de 19mm com haste de 8mm, e no jig não tem como estar trepidando, pois ele é exatamente do tamanho da base da tupia e também prendo a peça que está sendo trabalhada, para que não seja possível ela se mover e dar algum problema de desbaste irregular.

Um abraço!
----------------------------------------
André Narciso
"Pessoas inteligentes resolvem problemas difíceis, pessoas sábias evitam-o."

Voltar para “Vitrine”