Estante vaso sanitário

Para você expor seus trabalhos
cosme
Contato:

Re: Estante vaso sanitário

Mensagempor cosme » 13 Fev 2018 13:53

fguido escreveu:sem sair muito do tema da postagem, eu de longe prefiro as Einsebahn que ,não são de milho como a maioria e possuem um custo baixo para o consumo(moderado) no dia-a-dia

Valeu pela dica. Eu não entendo nada. :grin:

Jedi escreveu:(...) achei o Melitta (aquele mais baratinho) o melhor café do mundo.

No meu café não há o glamour do Jacu nem tão pouco grãos assim ou acolá, apesar de que há cafés deliciosos no universo dos cafés de qualidade: extremamente doces para o meu paladar. Gosto não se discute mas Melitta é café muito torrado e tudo que é muito torrado esconde o gosto. É como o excesso de açúcar. A marca tem filtros com um custo-benefício muito bom.

Pausa para o almoço e segue uma montagem para eu ter uma idéia se a divisória do meio mais à direita iria funcionar sendo um pouco menos espessa que a antecessora. E... não funcionou para mim. Uma tentativa de reaproveitar peças já existentes :grin:

Imagem

As primeiras divisórias apresentam espessura menor com relação as divisórias de cima mas ficou legal. Reaproveitamento de peças. :idea:
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 14 Fev 2018 11:41

Hora de aparelhar as laterais. Escolhi uma peça com veios bem regulares porque as laterais devem aparecer mais e compor com cubas de madeira que também são de Cedro e bem regulares.
Imagem

Atualização do final do dia: todas as peças aparelhadas.
Imagem

:bbr:

-- Frank Klausz
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 15 Fev 2018 12:20

Testas com meia esquadria e para matar a curiosidade uma simulação a seco com uma participação especial avaliando o trabalho. Não pode ver uma montagem de peças que já vai logo procurar um poleiro :grin:
Imagem

Próximo passo é marcar onde deve haver os canais para acomodar prateleiras e divisórias.

P.S.: Não gostei da divisória que está no meio ser bem mais clara do que as peças em volta, mas...

-- Frank Klausz
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 18 Fev 2018 11:11

Começando os encaixes das divisórias e prateleiras.
Com esquadro, formões, uma faca e uma plaina para acabamento o trabalho fica tão bom quanto se queira. O resultado final compensa a paciência necessária:
Imagem
Imagem

-- Frank Klausz
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 18 Fev 2018 13:39

Está ficando muito bom. Fiquei muito impressionado com a foto do serrote dividindo a tábua. Não sei se por falta de tentar e persistir, mas acho que cortar reto com o serrote, para mim, não será nessa vida.
Mas, vamos ao que interessa: fiquei bastante curioso com os cortes em meia esquadria. Como se faz um corte desses (e claro, com esse grau de precisão), sem ferramentas elétricas?
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 18 Fev 2018 14:41

ELCIO escreveu:(...) Fiquei muito impressionado com a foto do serrote dividindo a tábua. Não sei se por falta de tentar e persistir, mas acho que cortar reto com o serrote, para mim, não será nessa vida.

Existem macetes. Que fique claro que cortar com aquele tipo de serrote significa seguir a linha do lápis e ter um esquadro da aresta que está sendo cortada minimamente aceitável. O que quero dizer é que isso é o esperado, mas um corte ultra preciso não existe. Isso é tarefa posterior para uma plaina, que de fato conseguirá em precisão submilimétrica(se desejável) deixar a aresta plana e no esquadro com a face tão quão perfeito se queira.

Coisas importantes:
  • Fazer uma linha guia para o corte. Usar um lápis está ótimo.
  • Nunca se aperta um serrote. A pega deve ser boba, mão solta.
  • Dedo indicador sempre para fora da pega. Isso ajuda a dar um "senso de eixo"
  • Quem corta é o serrote e não o seu braço. Deixe a ferramenta fazer o trabalho dela no ritmo devido, não tente apressar.
  • A postura do seu corpo deve formar um eixo entre braço, antebraço e punho, e, esse sistema deve estar minimamente no esquadro com relação a linha guia!

ELCIO escreveu:Mas, vamos ao que interessa: fiquei bastante curioso com os cortes em meia esquadria. Como se faz um corte desses (e claro, com esse grau de precisão), sem ferramentas elétricas?

Usa-se um shooting board de 45graus: um aparato de madeira em que a plaina corre por um canal e em ângulo de 45graus. Coloca-se a peça no jig com a testa encostando na sola da plaina e se empurra a plaina em um vai-e-vêm enquanto se empurra levemente a peça em direção a sola

Coloquei uma peça pronta no jig para você ter uma ideia:
Imagem

A plaina repousada sobre o trilho. É só empurrar a plaina e levemente a peça em direção a sola da plaina. Repete-se o processo até se obter a testa completamente inclinada(em ângulo):
Imagem

É bem ágil o procedimento porque o corte da testa em 45 tem uma resistência muito menor do que em 90 graus.

-- Frank Klausz
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 18 Fev 2018 20:52

cosme escreveu:Coisas importantes:
  • Fazer uma linha guia para o corte. Usar um lápis está ótimo.
  • Nunca se aperta um serrote. A pega deve ser boba, mão solta.
  • Dedo indicador sempre para fora da pega. Isso ajuda a dar um "senso de eixo"
  • Quem corta é o serrote e não o seu braço. Deixe a ferramenta fazer o trabalho dela no ritmo devido, não tente apressar.
  • A postura do seu corpo deve formar um eixo entre braço, antebraço e punho, e, esse sistema deve estar minimamente no esquadro com relação a linha guia!

Obrigado pela aula. Algumas são até meio intuitivas para mim, mas vou tentar decorar para fazer tudo ao mesmo tempo, quando precisar.

cosme escreveu:Usa-se um shooting board de 45graus: um aparato de madeira em que a plaina corre por um canal e em ângulo de 45graus. Coloca-se a peça no jig com a testa encostando na sola da plaina e se empurra a plaina em um vai-e-vêm enquanto se empurra levemente a peça em direção a sola
A plaina repousada sobre o trilho. É só empurrar a plaina e levemente a peça em direção a sola da plaina. Repete-se o processo até se obter a testa completamente inclinada(em ângulo):
Imagem

É bem ágil o procedimento porque o corte da testa em 45 tem uma resistência muito menor do que em 90 graus.

:clap: Nesse caso, aplica-se aquele ditado que diz que 1 foto diz mais que mil palavras. Vendo a foto, fica muito fácil entender.

Voltar para “Vitrine”