Marcenaria? Ou joalheria?

Assuntando madeiras
paulobro
Contato:

Marcenaria? Ou joalheria?

Mensagempor paulobro » 19 Jun 2018 04:57

Algo embasbacado, reparei a entrada em um blog (https://www.benchcrafted.com/rosewoodsticks) anunciando para venda legal, nos Estados, uma quantidade de ripinhas de jacaranda da Bahia de primeirissima qualidade. As ripinhas tem aproximadamente 1 1/16 polegads de lado e sao anunciadas com comprimentos variando de 12 a 24 polegadas.

wholebunchasticks.jpg
wholebunchasticks.jpg (172.46 KiB) Exibido 205 vezes

O preco e' UM DOLAR POR CENTIMETRO DE COMPRIMENTO!! :o

O que significa que, se nao errei nos calculos como costumo, o metro cubico da rara essencia esta sendo comercializado la a aproximadamente U$137.000, ou seja, mais ou menos, R$520.000!

Cacilda!
fguido
Contato:

Re: Marcenaria? Ou joalheria?

Mensagempor fguido » 19 Jun 2018 08:17

Eu já havia reparado e até comentado também (em algum lugar aqui....) esses absurdos, e, o que mais no choca não é nem o preço pois se eu for fazer uma caneta por ex. vai ser pouco material, mas o chocante é que madeiras nobres de venda proibida no Brasil são contrabandeadas ilegalmente para fora do país e vendidas livremente em muitos países. Outro dia por exemplo instalei uma cozinha numa casa onde todo o assoalho e escadas eram feitos em muiracatiara brasileira (ainda não proibida a venda por aí) mas mais barato do que se é vendida normalmente no local de origem, durma com um barulho desses......
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 19 Jun 2018 10:03

No caso essas ripinhas, de acordo com as informacoes do blog, estao legalizadas para venda (nos Estados, e somente nos Estados, vejam bem), importadas desde o Canada e com todas as devidas guias e autorizacoes, ja que foram preparadas em 1996, antes da inclusao da especie no Apendice I do CITE.

Ate pelos intensos cuidados e rigida inspecao, ha imensas dificuldades tornando praticamente inexistente o comercio de jacaranda da Bahia. A ultima vez que, tanto quanto eu saiba, houve abate autorizado desse lenho foi pelo Governo Federal, para a reforma do Palacete da Ilha Fiscal, especificamente para o assoalho do que foi a sala do chefe da aduana — como se ve nas imagens abaixo um trabalho primoroso de intarsia e marchetaria composto com madeiras de inumeras especies brasileiras, hoje raras e/ou em extincao, como jacaranda, peroba, pau-brasil, etc...

soalho.jpg
soalho.jpg (51.35 KiB) Exibido 186 vezes

soalhoG.jpg
soalhoG.jpg (545.13 KiB) Exibido 186 vezes

Ja outras especies nossas menos controladas, todo mundo mete a mao e. segundo consta, o dreno maior vem mesmo e' da Asia...
ESSANCHES

Mensagempor ESSANCHES » 19 Jun 2018 16:58

fguido escreveu:Eu já havia reparado e até comentado também (em algum lugar aqui....) esses absurdos, e, o que mais no choca não é nem o preço pois se eu for fazer uma caneta por ex. vai ser pouco material, mas o chocante é que madeiras nobres de venda proibida no Brasil são contrabandeadas ilegalmente para fora do país e vendidas livremente em muitos países. Outro dia por exemplo instalei uma cozinha numa casa onde todo o assoalho e escadas eram feitos em muiracatiara brasileira (ainda não proibida a venda por aí) mas mais barato do que se é vendida normalmente no local de origem, durma com um barulho desses......

Nossa, fiquei surpreso com essa noticia agora. Pensei que os picaretas eram somente os brasileiros e latinos. Nunca imaginei que ai tb existiam empresários picaretas que vendem produtos contrabandeados ilegalmente. Guido, acho que vc esta enganado............ou o dono da loja é brasileiro.
Emerson

"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 19 Jun 2018 17:23

ESSANCHES escreveu:Nossa, fiquei surpreso com essa noticia agora. Pensei que os picaretas eram somente os brasileiros e latinos. Nunca imaginei que ai tb existiam empresários picaretas que vendem produtos contrabandeados ilegalmente. Guido, acho que vc esta enganado............ou o dono da loja é brasileiro.

.... rapaz picareta ainda não conheço um lugar que não tenha, até entre os apóstolos tinha um nó cego, mas isso não atesta que todo latino seja desonesto ou todo norte americano seja gente fina, desonestidade existe desde que o mundo é mundo, a gente é que escolhe onde e com quem conviver..... o ébano em algumas regiões da África é tanto protegido quanto nosso jacarandá no Brasil, mas basta uma busca no e-bay e vc consegue comprar
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Alisson Rezende

Mensagempor Alisson Rezende » 22 Jun 2018 15:49

vi isso dai pelo instagran tempos atras.
Por outra foto que havia as madeiras não me pareceram grande coisa, além de caro.
Pelo que parece estavam sendo vendidas para ajudar um marceneiro.
Alguem ai me ajuda com uns 200 mil que dou umas 4 caixas de madeiras também.

ABS
Alisson Rezende
Se fosse fácil não era pra mim.
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 23 Jun 2018 10:17

Alisson Rezende escreveu:vi isso dai pelo instagran tempos atras.
Por outra foto que havia as madeiras não me pareceram grande coisa, além de caro.
Pelo que parece estavam sendo vendidas para ajudar um marceneiro.
Alguem ai me ajuda com uns 200 mil que dou umas 4 caixas de madeiras também.

ABS
Alisson Rezende

ôpa, entro no seu time para receber os 200k tb, kkkkk,
Martin Luther King Jr

Voltar para “Geral”