Madeira Para Escala de Violão

Assuntando madeiras
Neptuno

Madeira Para Escala de Violão

Mensagempor Neptuno » 13 Out 2017 13:42

Amigos, as escalas do violão precisam ser feitas com uma madeira muito dura, e o que se usa é o ébano. Só que o dito é importado, e existem madeiras tropicais tão duras como ele, um exemplo sendo o Pau-ferro.

Como os músicos são muito tradicionalistas, procuram quase sempre a escala de madeira preta. Fiquei sabendo que existe uma espécie chamada Pindabuna (pindaíva, pindavuna, corticeira, perovana, pinda-ubuna, beribá, pinhão), que é apelidada de ébano brasileiro. (Duguetia lanceolata St. Hil )
Alguém conhece? Sabe onde encontrar? Fico grato pelos esclarecimentos, pois eu nunca tinha ouvido falar dessa madeira antes.
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
fguido
Contato:

Re: Madeira Para Escala de Violão

Mensagempor fguido » 13 Out 2017 20:45

Beribá salvo engano, uma vez uma amigo me trouxe do Pará um pedaço dessa madeira, mais dura que Pau Ferro, eu fiz a pestana de um violino que eu tinha. E era tão preta quanto o Ébano. mas com certo teor de óleo nas entranhas permitindo um ótimo brilho.
Olho por olho e o mundo acabará cego - Mahatma Gandhi
pabloluthier

Mensagempor pabloluthier » 14 Out 2017 20:47

Na verdade mais importante que dureza ou escuridão , a madeira da escala deve ser estável e ter certa maleabilidade pois o braço de violão não é algo que deva ter uma dureza tamanha ele deve ser firme mas também deve sofrer uma certa deformação tanto por meio de um tensor quanto pela propia tração das cordas sobre ele ( caso de violões com cordas de nilon ) .
Quanto menos densa for a madeira mais grossa será a escala , exemplo imbuia se for radial pode-se fazer escala mas terá que ter entre 1 cm e 9 mm de grossura , já pau ferro ficaria com 7 mm assim por diante segundo a densidade por cm/3.
Sempre lembrando que existe uma diferença na espessura da escala na pestana de 1 mm em relação a boca .
ou seja na pestana 7 mm na boca 6 mm.
Madeiras que indico para escala :
pau ferro
pau marfim
louro preto
brauna
ipê
imbuia
cabreuva

Espero ter ajudado .
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 15 Out 2017 09:26

Grande resposta, Pablo, obrigado. O O'Brien me disse que se poderia utilizar Imbuia, mas achei uma madeira meio mole para tal fim.
Acha que Jatobá e Muiracatiara podem servir? (Sempre é claro em corte radial).
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
pabloluthier

Mensagempor pabloluthier » 16 Out 2017 00:06

Sim qualquer madeira de densidade média pra alta já serve desde que estabilizada e radial .

Voltar para “Geral”