PERIGO!!!! WOOD BURNING

Assuntando madeiras
fguido
Contato:

Re: PERIGO!!!! WOOD BURNING

Mensagempor fguido » 02 Jun 2017 17:10

amaschio escreveu:Guido,
Sei que você deve dominar o assunto, mas eventualmente outros que nos leem não o domine, então, me sinto no dever de fazer um comentário: o DR protege de choques baseado na diferença (resíduo) da soma das correntes "não terra" e o que escoa para o terra. Então, te protege seguramente quando você "fecha" um caminho entre a rede e a terra. Mas cuidado que é absolutamente inócuo para correntes que circulam entre as fases e o neutro. Então, dependendo de como for o "choque", ele não te protege em absolutamente nada.

Concordo amigão e muito bem lembrado sua observação, mas como já foi dito antes, não encorajo ninguém a tentar sem nenhum conhecimento.
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 02 Jun 2017 19:05

O que não é perigoso nesta vida ?
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 03 Jun 2017 11:52

jedi.wood escreveu:O que não é perigoso nesta vida ?

Com certeza, se não usar corretamente até água faz mal, hehe
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
amaschio

Mensagempor amaschio » 03 Jun 2017 14:37

ELCIO escreveu:
amaschio escreveu:...
Amaschio: muito interessante seu comentário. Como eu não conheço 10% do que, aparentemente, você conhece de eletricidade, acho que acertei em "deixar quieto" minha vontade de ter um aparelho desse.
Mas já que conhecimento sempre é bom, sempre tive curiosidade de saber se usar esses conversores de micro-ondas PEQUENOS, potencialmente são menos perigosos? Você sabe alguma coisa sobre isso?
Minha dúvida é essa, pequena potência do conversor (não sei se o nome correto é esse), é menos perigoso?

Olá, ELCIO

Infelizmente, não tenho o conhecimento específico sobre os conversores de micro-ondas, qualquer tamanho ou potência, portanto, não posso te responder diretamente.

Sobre meu comentário no post anterior, me senti compelido a comentar particularmente a questão do "DR" porque existe muita confusão e muita coisa escrita que sugerem que o DR protege conta qualquer choque, o que é falso. Veja que isso nem seria fisicamente realizável, porque para funcionar qualquer equipamento, é necessário que circule uma corrente, então um dispositivo que desligasse o circuito na existência de corrente seria essencialmente inútil. O que o DR faz é "somar" as correntes que entram e saem do circuito pelas vias normais (fases + neutro) e zelar para que a somatória dê zero. Caso exista soma diferente de zero, significa que existe "fuga" de corrente por outros caminhos que não os projetados, possivelmente por alguém levando um choque e escoando parte da corrente para a terra. Neste caso, a qualquer sinal de corrente, por mais desprezível que possa parecer, o circuito é desligado.

Voltando à sua pergunta dos transformadores: o que posso te assegurar é que alta tensão nunca é muito seguro. Alguns tipos de circuitos de alta tensão (por exemplo cercas elétricas e estes matadores de mosquitos vendidos nas esquinas) trabalham com muito pouco energia armazenada, então, mesmo que a tensão seja altíssima, a energia total que o aparelho consegue prover no momento da descarga é cuidadosamente limitada, de tal sorte que o choque é bastante desagradável mas com remota possibilidade de danos fatais. No entanto, correntes vindas diretamente do barramento de potência, sem limitação da carga, como é o caso dos transformadores, são sempre muito perigosas, mesmo quando a tensão nem é tão alta, imagine em altas tensões.
Meta: Serrar, com serrote, em linha reta
amaschio

Mensagempor amaschio » 03 Jun 2017 14:47

A propósito dos danos possíveis de um choque, isso varia enormemente de caso para caso (umidade da pele, tensão elétrica, capacidade de corrente da fonte de energia, características individuais do "fulano" levando o choque, etc...), mas o que causa o dano é a corrente, e não a tensão, a tensão maior tem maior capacidade de "forçar" uma corrente maior, então, naturalmente, quanto maior a tensão, maior a possibilidade de um dano. Contudo, muitos crêem que baixa tensão não tem risco, é relativamente comum pessoas gabando-se que trabalham em 127V sem desligar porque 127V não tem qualquer problema. Nada mais enganoso. Dependendo das condições, mesmo uma tensão baixa, até menor que 127V, pode forçar a passagem de uma corrente significativa pelo organismo.

Um conhecido editor de eletrônica, Newton C. Braga (http://www.newtoncbraga.com.br/), publicou em http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/7102-como-funcionam-os-dispositivos-dr-el053 uma relação interessante dos efeitos típicos de uma corrente elétrica, que cito aqui:

100 µA a 1 mA - Limiar da sensação
1 mA a 5 mA - formigamento
5 mA a 10 mA - sensação desagradável
10 mA a 20 mA - pânico, sensação muito desagradável
20 mA a 30 mA - paralisia muscular
30 mA a 50 mA - a respiração é afetada
50 mA a 100 mA - dificuldade extrema em respirar, ocorre a fibrilação ventricular
100 mA a 200 mA - morte
200 mA - além da morte temos sinais de queimaduras severas
Meta: Serrar, com serrote, em linha reta
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 03 Jun 2017 22:21

Obrigado, Amaschio, pela sua disposição em passar o que sabe. :clap:
Li, reli e não entendi direito. Mas pelo pouco que entendi, esse negócio, realmente não é para mim.

Voltar para “Geral”