Dúvida sobre tratar cedro para caixa de charutos - Humidor

Assuntando madeiras
rmmeira

Dúvida sobre tratar cedro para caixa de charutos - Humidor

Mensagempor rmmeira » 26 Out 2016 23:46

Olá prezados !

Estou trabalhando numa caixa para charutos (Humidor). Ela tem 40 x 30 x 15 de medidas externas. Eu a construí com compensado naval de 10mm e cedro maciço de 10mm. Na realidade são duas caixas, uma dentro da outra (compensado lado externo e cedro interno).
Na parte externa do compensado irei aplicar lâmina de madeira (Nogueira americana) para acabamento.
Pois bem, seguem as dúvidas até agora:

1 - em um Humidor será mantido umidade de aprox 70% para conservar os charutos. Além disso para se preparar o Humidor para receber os charutos pela primeira vez é necessário passar água destilada na parte interna de cedro. Quando fiz isso mesmo antes de montar a caixa, o cedro se "arrepiou" exigindo uma nova rodada de lixa. Isso é normal ? Como posso parar esse processo ?

2 - eu queria preparar a parte interna de cedro com algum tipo de selante, cera, stain ou algo que o valha. Contudo não quero perder o cheiro característico do cedro, dado que é uma característica necessária para os charutos.

3 - na parte externa da tampa sobre a lâmina de madeira eu quero aplicar algo que dê o aspecto de vitrificado. O que achei até agora é resina epoxy. Alguém tem alguma sugestão / recomendação ?

Podem me ajudar??

Agradeço antecipadamente

RM
Pedro Fritsch

Re: Dúvida sobre tratar cedro para caixa de charutos - Humidor

Mensagempor Pedro Fritsch » 27 Out 2016 07:18

Vou mais acompanhar do que opinar, o assunto é interessante.
Quanto a vitrificação, pelo que vi em vídeos, a resina dá um
resultado muito bom, o difícil é a aplicação.
Outro dia comprei verniz sintético Farben, usei em uma peça
torneada de araucária, sem selador, apenas uma demão, o
resultado foi muito bom, excelente cobertura e brilho.
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 27 Out 2016 08:05

Já usei resina epoxi num barco a vela que fiz, de fato o acabamento fica como vitrificado
Olho por olho e o mundo acabará cego - Mahatma Gandhi
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 27 Out 2016 10:57

1) Toda madeira "arrepia" quando se passa água. É como aquela brincadeira onde a gente dobra um palito de fósforo, pinga água e ele se mexe. É preciso sempre aplicar água e lixar em seguida como primeiro passo. Passe agua novamente para tirar o pó. Talvez tenha que repetir mais de uma vez o processo, conforme a madeira.

2) Em caixa de charutos, a idéia é não se aplicar nenhum acabamento interno; qualquer coisa irá afetar o gosto do charuto, o que queremos evitar.

3) Tipicamente as caixas de charuto recebem o acabamento chamado de "French Polish". É o mesmo que se faz em pianos e em instrumentos de corda. Em minha opinião, é o acabamento brilhante mais bonito que se consegue em madeira, sem parecer por demais artificial, como o caso do epóxi, ou poliéster. Procure na Net, vai encontrar muita informação e vídeos. Ele involve aplicar a Laca Indiana em muitas demãos, combinando com a esfrega de pedra pome para fechar os polos. No seu caso, como a Nogueira já é uma madeira bastante fechada, fica mais fácil.
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
rmmeira

Re: Dúvida sobre tratar cedro para caixa de charutos - umidor

Mensagempor rmmeira » 27 Out 2016 22:14

Neptuno escreveu:1) Toda madeira "arrepia" quando se passa água. É como aquela brincadeira onde a gente dobra um palito de fósforo, pinga água e ele se mexe. É preciso sempre aplicar água e lixar em seguida como primeiro passo. Passe agua novamente para tirar o pó. Talvez tenha que repetir mais de uma vez o processo, conforme a madeira.

2) Em caixa de charutos, a idéia é não se aplicar nenhum acabamento interno; qualquer coisa irá afetar o gosto do charuto, o que queremos evitar.

3) Tipicamente as caixas de charuto recebem o acabamento chamado de "French Polish". É o mesmo que se faz em pianos e em instrumentos de corda. Em minha opinião, é o acabamento brilhante mais bonito que se consegue em madeira, sem parecer por demais artificial, como o caso do epóxi, ou poliéster. Procure na Net, vai encontrar muita informação e vídeos. Ele involve aplicar a Laca Indiana em muitas demãos, combinando com a esfrega de pedra pome para fechar os polos. No seu caso, como a Nogueira já é uma madeira bastante fechada, fica mais fácil.

Neptuno,

1 - vou passar água novamente e lixar, mas vc acredita que algum momento isso se estabilize ? caso contrario não faz muito sentido refazer, concorda ?
2 - concordo que não quero interferir no aroma/gosto dos charutos, mas ao mesmo tempo me preocupa como o cedro "puro" vai lidar com a alta humidade, não vai estragar ? Por isso inicialmente imaginei alguma forma de tratamento para a parte interna que não afete o cheiro...
3 - vou estudar o french polish, o material que se usa (shellac) seria goma laca ? (que tb não conheço :grin: )
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 30 Out 2016 16:38

Os pelos devem parar com 2 águas, sim. O Cedro vai aguentar, nano passa nada. Shellac = Goma Laca, isso mesmo.
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!

Voltar para “Geral”