Seladora - lixamento

Assuntando madeiras
Eduardo Daniel

Re: Seladora - lixamento

Mensagempor Eduardo Daniel » 27 Set 2016 14:26

Pessoal,

acredito que além de a seladora estar vencida, o fato de estar lixando no torno também contribuiu para o empastamento.A peça gira com velocidade, e com o atrito com a lixa, gera calor, o que contribui para o empastamento.
Acho que encontrei uma solucão. Ontem, lixe com lixa dagua 600, usando água. consegui lixar bem a contento.
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 27 Set 2016 17:02

Pedro Fritsch escreveu:Elcio,
fica bom sim, sempre diluída em mais 50% com thinner.
Pode dar quantas demãos precisar, não lixe a última,
pode polir pra abrir um pouco o brilho com pano, lâ,
papel toalha, o que achar melhor.
Detalhe: selador não aguenta sol, mesmo que tenha
outra cobertura em cima dele.

Interessante essa questão do sol, Pedro. Só pra esmiuçar a questão: no sol ele trinca, desbota, ou muda de cor?

msmith1701 escreveu:Eu dou de 3 a 4 demãos de seladora e dependendo de que lixa comecei, a ultima lixa termina em 400 ou 600 e cera por cima de tudo, tenho usado a Artifice Antique da GIF.

Não uso a seladora como acabamento final, acho que não é pra isso, uso nas primeiras demãos 1:1 e na ultima 1:2. Dependendo do clima o lixamento da primeira demão é muito rápido.

Como o Pedro disse seladora é pra acabamentos internos, nunca externo,

Existe uma alifática da Sayerlack, que amarela muito pouco com o tempo.

Isso falando de nitro, não base agua.

Ok msmith. Rapaz, cê tem paciência para dar 3 ou 4 demãos. Eu não "guento" de vontade para ver se a peça fica bonita e logo aplico a cera.....
Mas vou tentar melhorar essa questão.
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 27 Set 2016 21:59

A verdadera função da seladora que se vende por aí, é a de preencher o poros para depois se lixar. Não é um acabamento final.

Quando se pretende aplicar algum acabamento que forme filme, nunca se deve lixar tão fino, ou o acabamento não vai conseguir penetrar adequadamente (Bob Flexner et all...). Recomenda-se parar em 180, que é o que eu faço. Para alguns tipos de madeira, ou se o lixamento for manual, pode-se ir até 220. Acima disso só se usa lixar o acabamento em si.
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
Brentan

Mensagempor Brentan » 29 Set 2016 18:59

Creio que a marca da seladora tb influencia nessa questão. A primeira marca que usei foi a sayerlack, essa quando eu lixava não grudava na lixa e soltava um pó fino e esbranquiçado. Agora comprei uma da eucatex que é um lixo (minha opinião). Não consigo lixar nem depois de 10 dias de seca que a lixa empapa. Alguém tem mais experiências com outras marcas e poderia dar uma dica.

Silvio
msmith1701
Contato:

Mensagempor msmith1701 » 29 Set 2016 19:09

Só uso Sayerlack concentrada nitro.

Já vi teste da base d'água deles, mas como nunca é facil de encontrar continuo com a nitro
"Quando ficar ofendido dá poder às pessoas, elas ficam ofendidas mais facilmente." - John Stossel
Remember, just because you're offended, doesn't mean you're right. -Ricky Gervais
Brentan

Mensagempor Brentan » 29 Set 2016 19:29

Pois é, vou voltar para a sayerlack. Outra dúvida que tenho é que eles recomendam um thinner de uma classificação que eu não encontro aqui na região, aqui só encontro de um tipo, provavelmente o mais simples. Vcs sabem se isso influencia muito no resultado final?
Pedro Fritsch

Mensagempor Pedro Fritsch » 29 Set 2016 21:53

Use thinner GOL 10010 para laca.
Valete
Contato:

Mensagempor Valete » 30 Set 2016 10:33

Brentan escreveu:Pois é, vou voltar para a sayerlack. Outra dúvida que tenho é que eles recomendam um thinner de uma classificação que eu não encontro aqui na região, aqui só encontro de um tipo, provavelmente o mais simples. Vcs sabem se isso influencia muito no resultado final?

O problema dessas numerações de thinner que cada marca tem uma numeração diferente, algumas até tem uma tabela de equivalência. O que implica se você usar um thinner mais fraco ou forte que o fabricante recomenda, o acabamento pode esbranquiçar um pouco ao invés de ficar totalmente transparente. Se a cor for escura (não é o caso da selodora) percebe-se bem umas manchas esbranquiçadas quando se usa thinner errado. Pra facilitar é melhor comprar thiner da mesma marca do acabamento.
:chores-chopwood: Acompanhe meus projetos no Instagram: @Joel.Woodshop
Eduardo Daniel

Mensagempor Eduardo Daniel » 30 Set 2016 11:51

O tipo de thiner é fundamental. Tem que ser usado o thinner para nitrocelulose. Se usar o thinner comum, a seladora ira "qualhar"e formará películas. Já tive a experiência. É péssimo.
edukadujp
Contato:

Mensagempor edukadujp » 30 Set 2016 19:45

Eu costumo usar o thinner 37 automotivo em tempos umidos ou ate secos...pois a secagem é bem mais rapida...tem que ver se a seladora tb não estava vencida,pois ela é um produto que mesmo estando bem fechado e armazenado,se vencer,já era mesmo!
" Ainda que eu ande pelo vale da sombra e da morte , Não temerei mal algum , porque Tu estás comigo " ...( salmos 23 : 4 )
Criei um grupo no face ! https://www.facebook.com/groups/marcenariahobby/?ref=bookmarks

Voltar para “Geral”