Puro provalecimento

Assuntando madeiras
paulobro
Contato:

Puro provalecimento

Mensagempor paulobro » 22 Set 2016 18:06

Ta certo, eu sei que e' covardia.

Mas recebi hoje um novo livro sobre a obra de Sam Maloof, meu "idalo" em marcenaria, para mim o mais proeminente marceneiro do seculo XX... E la pelas tantas paginas encontro a imagem de um pulpito que, em 1964, ele fez para a a igreja da comunidade metodista de Sun Valley. Achei voces tambem gostariam de ver, e fotografei a foto:

_DSC3258.jpg
_DSC3258.jpg (413.84 KiB) Exibido 973 vezes
schneider

Re: Puro provalecimento

Mensagempor schneider » 22 Set 2016 21:02

Gostei do púlpito... e da serra-fita
fguido
Contato:

Mensagempor fguido » 22 Set 2016 21:07

Como já fiz alguns púlpitos sou fã desse tipo de móvel também, mas o homem tinha seu estilo próprio que indiscutivelmente suas peças eram únicas, eu queria saber trabalhar com a serra de fita ao menos um pouquinho como ele.
Em relação ao livro pode compartilhar o nome do mesmo? Tudo sobre ele me interessa.
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 22 Set 2016 22:19

64?!
Nossa, ele era muito a frente do seu tempo. A escada é flutuante e os apoios frontais são poligonais.
Posso estar falando besteira, mas não me parece um móvel normal para a década.
Boa leitura :ugeek:
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 23 Set 2016 03:04

De fato, Ademir, serra fita e Sam Maloof tem tudo a ver. Alias uma das cenas mais marcantes que assisti (em video, claro) do grande mestre, e para mim uma senhora licao, foi ele cortando uma peca de uma mesa na serra fita, a peca segura nas maos bem acima da mesa da serra, a lamina praticamente toda exposta, e ele dizendo "nao facam isso; eu sei que e' perigoso, e' errado, mas foi assim que eu aprendi, e e' assim que eu faco".

O livro e' The Furniture of Sam Maloof, Jeremy Adamson/Jonathan Pollock, 2001, Smithsonian American Art Museum. Tem na amazon.com, Guido.

Sam Maloof nao estava `a frente de seu tempo, Cosme. Na verdade ele estava era no tempo dele; so que o tempo dele nao tinha muito, ou nada, a ver com os estilos, as modas, as tendencias. Os analistas de sua arte, como o autor do livro que mencionei, costumam dizer que a evolucao, o desenvolvimento dos seus moveis nao guarda qualquer relacao com os tantos e tao salientes movimentos que ele atravessou, nas artes e na marcenaria; a unica referencia solida, confiavel para entender o desenvolvimento do design e da tecnica de Sam Maloof sao... os moveis de Sam Maloof.

Parece papo de fan de carteirinha? Pois e'. Sou.
Milton Martins

Mensagempor Milton Martins » 23 Set 2016 06:16

Impressionante!
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 23 Set 2016 06:55

Outros dois grandes marceneiros da época, que também merecem ser estudados são James Krenov e Tage Frid. Ambos estrangeiros, Russo e Dinamarquês, acabaram por se radicar nos EEUU para vir a ter marcante influencia nos rumos da marcenaria daquele país.
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 23 Set 2016 07:51

caramba, que linda peça... o móvel além de lindo mantem algumas coisas relacionados a liturgia, o que me faz pensar que o homem tinha ou levou em consideração alguns aspectos teológicos / litúrgicos na composição do mesmo.

Dr. Paulo, só tem esta foto? ou tem mais imagens do púlpito?
Editado pela última vez por Adenilson em 23 Set 2016 08:45, em um total de 1 vez.
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
Adenilson
Contato:

Mensagempor Adenilson » 23 Set 2016 08:29

Como o tema me interessa muito, ou seja a mistura de marcenaria e protestantismo (ou de forma mais ampla, Cristianismo) ... fui procurar mais e descobri que San Maloof tinha uma dedicação a moveis voltados a espiritualidade ou a celebração do culto reformado.

http://covla.org/wordpress1/new-here/ou ... am-maloof/

Aqui tem um pouco da relação dele com a igreja Presbiteriana e ao que tudo indica o púlpito acima citado foi feito para esta igreja ou foi feito algo semelhante. Tambem observamos no texto a preocupação, como eu havia mencionado, com transmitir conceitos litúrgicos no construção dos móveis.

Cada vez mais gosto deste cara... pena que meu ingles é pobre para estudar a sua obra.
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 24 Set 2016 05:33

Nao, Adenilson, infelizmente nao ha no livro nem consegui achar na Rede nenhuma outra imagem daquele pulpito.

Embora como regra Sam Maloof aceitasse quase que exclusivamente encomendas pessoais para suas pecas, especialmente nos 960 ele aceitou diversas encomendas de instituicoes. Entre estas inclusive igrejas — e seus designs, projetos e pecas lhe deram uma notavel reputacao em trabalhos eclesiasticos. Entre estes trabalhos comissionados por instituicoes religiosas, tanto eu tenha lido os mais salientemente mencionados foram os executados para a Covenant Presbyterian Church, crista, e para o Leo Baeck Temple, judeu. O pulpito da foto, de acordo com a citacao do livro foi executado para a Sun Valley Community Methodist Church. E ha varios relatos de pecas que doou para varios outros templos e igrejas de diversas vertentes.

E' de se supor conotacoes conceituais desejado fossem incluidas no design de determinados moveis tivessem sido devida e previamente apontadas pelos contratantes.

Voltar para “Geral”