Wood Burning

Assuntando madeiras
gauderio

Re: Wood Burning

Mensagempor gauderio » 02 Set 2015 21:52

Como a tal Crise esta na volta São Pedro esta fazendo bico de Tatuador,não falta mais nada......
Abraços.

http://i.imgur.com/xTgm5pG.jpg

http://awesci.com/wp-content/uploads/20 ... n-skin.png
O importante não é ver o que ninguém nunca viu,
mas sim,
pensar o que ninguém nunca pensou sobre algo que todo mundo vê.

Schopenhauer
Verowilson
Contato:

Mensagempor Verowilson » 08 Out 2015 01:54

Bom dia a todos.
Se alguem estiver interessado em brincar com isso, um transformador que funciona legal, é aquele de letreiro neon. Só tomem cuidado com o isolamento, dizem que para cada 1.000 volts é necessário 1cm de isolante.
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 03 Jun 2016 22:53

Alfredo (ou quem puder responder): suas explicações foram muito boas, mas ainda tenho algumas dúvidas, que talvez sejam fáceis para você responder:
1- usando transformadores de menor potência (1000w), os riscos são menores, certo? Mas o resultado é o mesmo de transformadores maiores, só demorando mais tempo para queimar a madeira?
2- vi muitos comentários sobre o perigo de usar esse transformador "aberto" e não lacrado. Há alguma forma de montá-lo de formá fácil que o torne mais seguro?
3- Você usou uma extenção de 2 metros, para ficar mais longe da área a ser esculpida. Se dobrar essa distância, qual seria a bitola do fio recomendado da extensão?
4- usar algum isolante (borracha por exemplo), embaixo da madeira que será trabalhada, tornaria o processo mais seguro?
Desculpe o tamanho das minhas dúvidas, mas acho que por enquanto, é isso.
Alfredo Padrao
Contato:

Mensagempor Alfredo Padrao » 04 Jun 2016 16:35

Vamos lá; vou tentar esclarecer suas dúvidas!

Antes de qualquer coisa, vamos partir do princípio que você já leu todo o tópico, e está ciente dos riscos envolvidos, e que portanto os alertas já estão todos feitos acima.

Ainda assim; vou citar uma frase, que faz parte da assinatura de um membro de algum fórum que participo, mas que não me vem a cabeça agora, mas que diz mais ou menos assim: "A ferramenta ou a máquina mais perigosa é a que você está utilizando!"

Dito isto, vamos ao que interessa. Enumerando suas perguntas:

1- usando transformadores de menor potência (1000w), os riscos são menores, certo? Mas o resultado é o mesmo de transformadores maiores, só demorando mais tempo para queimar a madeira?
Não! (os riscos não são menores). Os riscos são os mesmos.
Observe que 1000W, sob uma tensão de 2000V de saída do secundário de alta tensão do transformador, em uma rede de 127V, ainda dará uma corrente em torno de 500mA (0,5A) que é suficiente para causar danos bem graves ou até ser letal, caso ocorra algum acidente.

Os resultados obtidos, e a velocidade da queima, vai depender também do tipo de madeira, se está mais verde ou mais seca, da concentração da solução usada, e da distância entre os eletrodos.

2- vi muitos comentários sobre o perigo de usar esse transformador "aberto" e não lacrado. Há alguma forma de montá-lo de formá fácil que o torne mais seguro?
Neste caso a segurança é dada pelo fato de que o transformador, está enclausurado, no gabinete do micro-ondas, não tendo desta forma como o operador entrar em contato com o mesmo.

Se for montar um aparato para usar com frequência, pode por exemplo, pedir para um "marceneiro" montar um gabinete de madeira, desta forma estará diminuindo os riscos. Não esquecendo que deverá providenciar a refrigeração para o transformador, que poderá usar o ventilador do próprio micro-ondas de onde for retirado o transformador.

3- Você usou uma extenção de 2 metros, para ficar mais longe da área a ser esculpida. Se dobrar essa distância, qual seria a bitola do fio recomendado da extensão?
Não há necessidade de aumentar a distância. Esta distância já é mais que necessário, para se manter seguro. Observe que não coloquei uma chave liga desliga, exatamente, para que ao plugar a tomada, lhe obriga a estar longe do transformador e da madeira a ser queimada.

4- usar algum isolante (borracha por exemplo), embaixo da madeira que será trabalhada, tornaria o processo mais seguro?
Desculpe o tamanho das minhas dúvidas, mas acho que por enquanto, é isso.

Quanto mais segurança melhor! Mas não acho que seja necessário, basta usar uma bancada ou mesa adequada e principalmente ser prudente.

Quando vou fazer estas experiência, normalmente faço acompanhado do meu filho apenas como observador (por segurança redundante), mas é aconselhável que apenas um opere o trabalho, e que o outro apenas observe.

Com este procedimento, os riscos são menores, e ainda assim; se algo sair errado, sempre terá alguém para providenciar o socorro!

Caso tenha restado qualquer dúvida, é só falar.

Boa sorte,
Alfredo
ELCIO

Mensagempor ELCIO » 05 Jun 2016 17:48

Valeu, Alfredo. Muito bem explicado.
Abraços.
Neptuno

Mensagempor Neptuno » 06 Jun 2016 22:41

Vejo aí na foto que foi utilizado um fio comum para o secundário. Não está correto, os fios comuns tem isolação de 600V somente. O melhor é utilizar fio de vela de automóvel. Outra alternativa é pegar um cabo comum e encapa-lo com uma mangueira de silicone.

Para manipular os fios vivos e ter algum controle do desenho, prendam o fio na extremidade de um bastão de vidro de 10mm, esses de laboratório. Já vi gente utilizar também tubos de PVC.
:naughty:

Eu consegui um transformador de potencial desses que se utiliza para medição de redes de alta, e invertendo-o posso conseguir voltagens de até 6KV, com o uso de um Variac. Vamos ver.

O Scott Grove e eu estamos pesquisando formas de conseguir controlar as figuras. Fazer essas queimaduras ao acaso, qualquer um pode fazer, o desafio que fica é adicionar algum grau de criatividade ao processo.
Se não for divertido, tá na hora de fazer outra coisa.

Feliz 2017!!
Alfredo Padrao
Contato:

Mensagempor Alfredo Padrao » 07 Jun 2016 11:26

Vamos por partes;
Neptuno escreveu:Vejo aí na foto que foi utilizado um fio comum para o secundário. Não está correto, os fios comuns tem isolação de 600V somente. O melhor é utilizar fio de vela de automóvel. Outra alternativa é pegar um cabo comum e encapa-lo com uma mangueira de silicone.

Pela foto, não dá para identificar que tipo de fio foi usado. Mesmo assim; informo que o fio usado está adequado, pois o fio que usei, foi retirado do cabo de foco de flyback de tv de 29". (OBS: Na tv de 29", quando em funcionamento, têm em torno de 2000V circulando no cabo de foco).
Neptuno escreveu:Para manipular os fios vivos e ter algum controle do desenho, prendam o fio na extremidade de um bastão de vidro de 10mm, esses de laboratório. Já vi gente utilizar também tubos de PVC.
:naughty:

Há uma certa contradição em se preocupar com a isolação do secundário e ao mesmo tempo citar a manipulação dos fios vivos.
Para quem é "entusiasta", em hipótese alguma deveria manipular os fios vivos. A prudência em primeiro lugar.

Abraços, Alfredo
Luiz Henrique Donola

Mensagempor Luiz Henrique Donola » 08 Jun 2016 13:24

Alfredo;
Poderia me enviar mais detalhes para preparar o transformador, para executar essas trabalhos.
Trabalho com marcenaria para Hoby, andei vendo alguns trabalhos com essa técnica e me interessou bastante.
Se possível me enviar via email, luiz(ponto)donola(arroba)gmail(ponto)com

Abraços, Luiz.
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 08 Jun 2016 13:45

Luiz Henrique Donola, bem-vindo ao Madeira!

Duas coisas eu gostaria de apontar:

Primeiro, este e' um forum. A ideia e' justamente o que um diz todos possam ler, de forma a espalhar ao maximo os ensinamentos/ideias/sugestoes/conhecimentos disponibilizados. Nao seja egoista pedindo informacoes por email ou MP, hehehe...

Segundo, nao e' uma boa ideia disponibilizar seu endereco de email em postagens em um forum. Como foruns sao constante e frequentemente varridos pelas 'robots' dos mecanismos de busca, e' muito, muito provavel voce esteja abrindo uma fresta por onde entrara uma avalanche de spams. (Tomei a liberdade de editar o seu endereco de forma a ficar irreconhecivel pelos robots.)

Mas sim, voce pode pedir informacoes por email, se quiser, e pode postar seu(s) endereco(s) de email como queira e tantas vezes queira. Afinal, exceto respeitar os colegas, as leis e o bom senso, aqui ninguem e' obrigado a nada.
ESSANCHES

Mensagempor ESSANCHES » 08 Jun 2016 16:32

paulobro escreveu:.......Afinal, exceto respeitar os colegas, as leis e o bom senso, aqui ninguem e' obrigado a nada.

Cada dia gosto mais desse forum................. :dance: :dance:

[]s
Editado pela última vez por ESSANCHES em 09 Jun 2016 09:09, em um total de 1 vez.
Emerson

"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL

Voltar para “Geral”