Convite recusado

Avisos, guias, sugestões e comunicados da administração
paulobro
Contato:

Convite recusado

Mensagempor paulobro » 24 Fev 2016 01:00

Recebemos, da Bosch Ferramentas eletricas de Campinas, uma declaracao teriam interesse em estabelecer uma parceria conosco para "divulgar conteudos de interesse dos membros" no forum.

Por envaidecidos tenhamos ficado com o interesse da empresa, o fato e' tal proposta por varios e obvios motivos nao nos convem. Preferimos, e temos certeza a maioria dos participantes igualmente preferem, manter nossa total autonomia quanto a abertamente criticar ou aplaudir qualquer marca, qualquer ferramenta e, inda mais, manter nossa interface enxuta, livre de quaisquer propagandas.

O que nos parece cabivel ante o interesse demonstrado e', a exemplo do que inclusive ja foi feito anteriormente com outras empresas comerciais, oferecermos a opcao a empresa cadastre um usuario no forum, com direitos identicos a todos os membros incluindo, alem de participacao tao ativa quanto desejado nos debates, usufruto do subforum PROPAGANDA para veicular anuncios, se lhes aprouver.

Esta em essencia a resposta pretendemos retornar `a Bosch em 48 horas; deixando esse intervalo disponivel caso algum membro desejar avancar comentarios, sugestoes, etc.
fguido
Contato:

Re: Convite recusado

Mensagempor fguido » 24 Fev 2016 06:02

Decisão por demais inteligente Paulo. Gosto e sinto-me à vontade de como dissestes poder elogiar ou criticar determinada ferramenta sem precisar me preocupar com patrocínios. Também te repetindo, essa foi uma das essências de quando criamos esse espaço. Sentimo-nos livres, e, no meu modo de ver quero continuar assim.
Minha sugestão é que caso tenha interesse, essa ou outra determinada marca, envie ferramentas para alguns usuários com o intuíto de fazermos os devidos testes e possamos apontar nossa impressões, coisa que já o fizemos por aqui algumas vezes voluntariamente e sem nenhum interesse além de apenas informação aos demais membros.
Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente
Martin Luther King Jr
Quer outra frase legal? - "... uma das coisas mais perigosas do mundo é um ignorante com inciativa....Mário Sérgio Cortella
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 24 Fev 2016 07:58

Sou calouro por aqui, sei que não tenho cacife pra dar opiniões desse vulto.
No entanto...

paulobro escreveu:Por envaidecidos tenhamos ficado com o interesse da empresa, o fato e' tal proposta por varios e obvios motivos nao nos convem. Preferimos, e temos certeza a maioria dos participantes igualmente preferem, manter nossa total autonomia quanto a abertamente criticar ou aplaudir qualquer marca, qualquer ferramenta e, inda mais, manter nossa interface enxuta, livre de quaisquer propagandas.
Irretocável, mas...
paulobro escreveu:...oferecermos a opcao a empresa cadastre um usuario no forum, com direitos identicos a todos os membros incluindo, alem de participacao tao ativa quanto desejado nos debates...
...é no sublinhado que eu implico.
Que colaboração outra pode dar um fabricante de máquinas do que apresentar soluções dela para os problemas que eventualmente apareçam no desenvolvimento dos assuntos?
Temo que, com essa "liberdade", o fabricante acabe participando dos tópicos apenas para sugerir soluções que envolvam sua marca.
E todos nós já sabemos de outras praias como é chato (e vil, inútil, insuportável...) quando isso começa a acontecer repetidamente, todos sabemos como se perde facilmente a confiança no que é dito, e como isso começa a impregnar a "personalidade" de um fórum como um todo.

fguido escreveu:Minha sugestão é que caso tenha interesse (...) envie ferramentas para alguns usuários com o intuíto de fazermos os devidos testes e possamos apontar nossa impressões...

Mmmmm... mmm....
Sei não, Guido...
8-)

Um adendo "isentatório" da minha opinião: sou fã incondicional da marca, todas as minhas Bosch tem mostrado ser uns tratores indestrutíveis.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 24 Fev 2016 09:02

Branco Leone escreveu:Temo que, com essa "liberdade", o fabricante acabe participando dos tópicos apenas para sugerir soluções que envolvam sua marca.

Isso não tenderia a ir contra a regra de canalizar propagandas na sala devida?
Primeiro penso não haver energia para tal comportamento e segundo há mecanismos (moderação) para conter um possível abuso ou desacato a regra.
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
ESSANCHES

Mensagempor ESSANCHES » 24 Fev 2016 09:13

Meu pitaco nessa historia.

Independência é fundamental em um fórum.

Partindo dessa premissa, eu realmente nao vejo problema em termos uma empresa como parceira, isso poderia trazer benefícios para o próprio fórum, como melhorias nas tecnologias de TI empregadas, darmos liberdade financeira (para manutenção do fórum) ao PauloBro, etc.....

O que acho ruim (e é o que acontece no lado negro da força) e nos vendermos a esta empresa. Se a Bosch quer ser nossa patrocinadora, que esta saiba que vai ser elogiada quando for merecido e criticada quando isso for necessário também. Que opção as suas soluções, de outras marcas, serão oferecidas, que outros fabricantes serão cogitados.

O que não podemos é tolher esse tipo de manifestação, de forma alguma, NUNCA. Não podemos (e tenho certeza que não faremos) é exonerar participantes e amigos, porque esses tem opiniões/experiências negativas sobre determinada marca.

Com relação a empresa indicar "suas soluções" para nossos problemas, tambem nao vejo problema nenhum nisso, temos isso o tempo todo quando vemos TV, nas propagandas. De certo modo, acho ate interessante essa propaganda, já que ate pouco tempo atrás eu não conhecia maquinas super legais, biscoiteira por exemplo, (pois estou no hobby de marcenaria a pouco tempo) e se não tivesse visto alguma "propaganda" eu nunca conheceria.

Branco Leone escreveu:...........E todos nós já sabemos de outras praias como é chato (e vil, inútil, insuportável...) quando isso começa a acontecer repetidamente, todos sabemos como se perde facilmente a confiança no que é dito, e como isso começa a impregnar a "personalidade" de um fórum como um todo..........

Branco, acredito que isso aconteça no "lado negro da força" porque alem de ser patrocinadora, a referida empresa contratou um ou mais garotos propaganda por lá, coisa que acredito que aqui não aconteceria, mas mesmo se acontecer, se mantivermos nossa "independência", nos mesmos (usuários) poderemos dar um basta nessa situação.

Posso esta sendo repetitivo, mas o que acho fundamental é a independência do Forum, mas como já disse também, acho que essa independência não deixe de existir por causa de um patrocínio.

Acho que se a Bosch fosse aceita como patrocinador, essa independência deveria ser explicitada à mesma, para ver se a intenção de patrocínio continuaria ou não (eu duvido que o interesse continuasse).

[]s
Emerson

"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 24 Fev 2016 09:18

Alem de esperar/confiar na moderacao pela otoridade, ha sempre o recurso individual: a qualquer tempo qualquer usuario, em querendo, pode ignorar as postagens de qualquer usuario na sua interface. E' so ir na aba Amigos & Inimigos no Painel de Controle do Usuario e setar o indesejavel como inimigo.

E por que haveriamos de individualizar negativamente a Bosch, quando outras empresas receberam esse mesmo exato acesso que estaremos lhes oferecendo?
paulobro
Contato:

Mensagempor paulobro » 24 Fev 2016 09:22

Uma relacao de parceria, Emerson, implica em uma via de duas maos. Nao acredito que o que a Bosch possa oferecer ao forum — nao `a Administracao que, isso e' pacifico, podemos garantir nao queremos nada de nenhuma empresa — valha o que lhe interessaria como contrapartida. Como dissemos, a oferta nos envaidece, mas e' inconveniente. Logo, nao havera parceria.
ESSANCHES

Mensagempor ESSANCHES » 24 Fev 2016 09:38

Quando uma empresa de televisão aceita propaganda de uma empresa estatal, não necessariamente fica implícito que essa TV não possa falar das mazelas que nosso governo esta fazendo em seus telejornais, isso é independência.

Se o interesse da Bosch em nos patrocinar implica nessa perda de independência, que se exploda a Bosch.

[]s
Emerson

"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
jedi.wood

Mensagempor jedi.wood » 24 Fev 2016 10:18

As experiências que tive ao misturar prazer com empreendimento foram válidas, como experiências. Mas o final sempre é o mesmo, e não é bom: o prazer acaba virando obrigação, transformando-se em chateação, ... :think:

A questão é que aqui, excentuando-se os moderadores, todos são equivalentes. Quem paga por algo, cedo ou tarde sentir-se-á no direito de exigir tratamento diferenciado. E aí, como temos visto na prática, definir limites para o abstrato tornar-se-ia uma tarefa inglória, exigiria negociações, renegociações, contratos, burocracia e todo o mais inerente às atividades que envolvem capital.

Receita certa para desviar do objetivo-fim do fórum.

De qualquer forma, a proposta deixa claro que as empresas estão buscando vincular suas marcas a ambientes saudáveis. Marketing feroz, anti-marketing e contra-marketing podem funcionar, mas não com todos. Não pra sempre. Não aqui.

Parabéns ao Madeira! :clap:

P.S. - eu também gosto muito dos produtos da Bosch.
Editado pela última vez por jedi.wood em 24 Fev 2016 11:41, em um total de 1 vez.
Existem dois tipos de pessoas, as que reclamam e as que buscam soluções. As que reclamam choram, as que buscam soluções vendem lenços. :chores-chopwood:
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 24 Fev 2016 11:25

ESSANCHES escreveu:Partindo dessa premissa, eu realmente nao vejo problema em termos uma empresa como parceira, isso poderia trazer benefícios para o próprio fórum, como melhorias nas tecnologias de TI empregadas, darmos liberdade financeira (para manutenção do fórum) ao PauloBro, etc.....

Não precisamos de nada mais do que já temos a disposição.
Inclusive o nosso custo de manutenção foi diluído drasticamente com a migração do servidor.
Na verdade, segundo coletas sem muita pretensão com base em ferramentas disponíveis nos navegadores, observamos um aumento considerável na eficiência de acesso ao fórum.
Em suma, satisfeitos com a infra-estrutura.
Já vejo a liberdade financeira como o reverso: não depender de um terceiro.

ESSANCHES escreveu:O que acho ruim (e é o que acontece no lado negro da força) e nos vendermos a esta empresa. Se a Bosch quer ser nossa patrocinadora, que esta saiba que vai ser elogiada quando for merecido e criticada quando isso for necessário também. Que opção as suas soluções, de outras marcas, serão oferecidas, que outros fabricantes serão cogitados.

Com base na minha visão de mercado e sobretudo na minha experiência de ~2 anos com a produção de forma "independente" de alguns produtos audiovisuais, eu diria que qualquer parceria ou patrocínio acompanha uma postura, por parte da empresa, de defesa acima de tudo e de todos perante o seu produto ou serviço, custe o que custar. Não há interesse em benevolências no mundo corporativo.

ESSANCHES escreveu:O que não podemos é tolher esse tipo de manifestação, de forma alguma, NUNCA. Não podemos (e tenho certeza que não faremos) é exonerar participantes e amigos, porque esses tem opiniões/experiências negativas sobre determinada marca.

Sei o quanto é difícil compreender, mas a partir do momento que o fórum aceita um contrato com interesses mercadológicos, passamos a falar do Madeira pessoa jurídica, que tem obrigações. Se o comportamento não está alinhado com o acordado... E a coisa não é possível de se conter... Sim, o usuário poderá ser chutado. Simples produto de uma força maior.

ESSANCHES escreveu:Com relação a empresa indicar "suas soluções" para nossos problemas, tambem nao vejo problema nenhum nisso, temos isso o tempo todo quando vemos TV, nas propagandas. De certo modo, acho ate interessante essa propaganda, já que ate pouco tempo atrás eu não conhecia maquinas super legais, biscoiteira por exemplo, (pois estou no hobby de marcenaria a pouco tempo) e se não tivesse visto alguma "propaganda" eu nunca conheceria.

Nada contra a opção de gostar de consumir as propagandas, que por muitas vezes acompanham boas doses de criatividade em sua comunicação. Nada, absolutamente nada contra o gosto.
Entretanto, nosso contexto carece por ambientes neutros, este espaço é um dos poucos oásis existentes nesta selva.
Preservar esta condição é um dos objetivos, o que certamente não deixa de ser um desafio.

ESSANCHES escreveu:Posso esta sendo repetitivo, mas o que acho fundamental é a independência do Forum, mas como já disse também, acho que essa independência não deixe de existir por causa de um patrocínio.

Qualquer contrato, seja com uma empresa, no casamento, no "arranjo", enfim, exige uma limitação da autonomia.

Jedi escreveu:As experiências que tive ao misturar prazer com empreendimento foram válidas, como experiências. Mas o final sempre é o mesmo, e não é bom: o prazer acaba virando obrigação, transformando-se em chateação, ... :think:

Assino embaixo.

Jedi escreveu:A questão é que aqui, excentuando-se os moderadores, todos são equivalentes. Quem paga por algo, cedo ou tarde sentir-se-á no direito de exigir tratamento diferenciado. E aí, como temos visto na prática, definir limites para o abstrato tornar-se-ia uma tarefa inglória, exigiria negociações, renegociações, contratos, burocracia e todo o mais inerente às atividades que envolvem capital.

Receita certa para desviar do objetivo fim do fórum.

Resumiu bem Jedi.

Jedi escreveu:De qualquer forma, a proposta deixa claro que as empresas estão buscando vincular suas marcas a ambientes saudáveis. Marketing feroz, anti-marketing e contra-marketing podem funcionar, mas não com todos. Não pra sempre. Não aqui.

Não acreditaria muito nisso, apostaria na ideia de "atirar em todas as direções".

[]s
Cosme
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz

Voltar para “Mural”