Mensagempor cosme » 06 Fev 2016 20:55
Pessoal, incentivo a postar as sugestões e críticas de forma pública, como por exemplo a forma que o Branco fez.
É uma forma de compartilhar com o restante uma ideia. Alguns podem apoiar ou declinar.
Branco, o Mauricio me enviou uma MP sugerindo justamente este comportamento. Eu conversei com o Paulo e a nossa opinião é por acaso igual. Gostaria de compartilhar aqui o que respondi ao Mauricio sobre este assunto:
"Com relação ao link, eu entendo o desenvolvedor, talvez ele não implemente por causa da minha motivação: o uso convencional permite que o usuário escolha entre abrir na aba corrente, o que é o padrão, ou abrir em um nova aba ou janela seguindo as opções do navegador. O uso de um link que força a abertura de uma nova aba, não dá direito ao usuário querer utilizar a mesma aba. Com relação ao navegador há inclusive teclas de atalho para a abertura em novas abas ou janelas. No meu uso pessoal eu faço esta escolha conforme o contexto.
Ou seja, seria medida restritiva ao meu ver."
Em suma, eu acho uma medida que impede o usuário de escolher entre abrir na própria aba ou em uma aba ou janela nova. Eu por exemplo, como usuário navegando mesmo, gosto de ter esta opção. Escolho a forma como abro um link dependendo do contexto.
Ao meu ver, digo isto porque talvez o Paulo possa aparecer por aqui e até lapidar as minhas palavras, um dos pilares do nosso fórum é o **minimalismo**. Até hoje não temos nenhuma extensão instalada para o phpBB, que a nossa plataforma. Isso facilita a nossa vida na manutenção, principalmente nas atualizações, como também evita o aborrecimento de um usuário que já se acostumou a uma extensão porém a mesma não tem suporte para a versão que estamos migrando. Lembram do tema Lucid Lime que ficou para trás? É por ai. Só por curiosidade. Talvez, digo talvez, a maior parte do tempo investida por nós na migração, ao menos no que tange troca de emails para comunicação, foi justamente o tema 'Preto e amarelo', tudo para tentar deixar o usuário o mais próximo possível do que ele já usava. Vale lembrar que o Lucid Lime era o tema padrão.
No meu trabalho, sendo mais específico porque na verdade tenho mais de um trabalho, hehe, na minha equipe de projeto, costumamos dizer que é muito fácil inserir uma funcionalidade o problema é retirar futuramente em caso de necessidade.
Além do conflito entre extensões e a forma como o fórum é conduzido, restringir um usuário de fazer algo (caso dos links) vai contra a **liberdade** de uso. Outro ponto bem arraigado neste fórum. Já perceberam que por aqui a moderação é mínima? Pois é, tudo que se aproxima da liberdade de escolha e da simplicidade (conceito inclusive de complexa definição) é tangente ao Madeira!.
Obviamente, o fato de evitar extensões reduz a possibilidade de atender sugestões que trazem ideias novas, mas mesmo assim creio que algumas coisas podem ser contempladas pelo pela própria plataforma em sua versão _natural_. Fora que, imagino que uma possível sugestão ligada a uma necessidade que ultrapassa o supérfluo, será recebida com um peso maior, podendo certamente levar a uma avaliação mais cuidadosa na regra de "não usar extensões".
[]s
Cosme