Atualização para o phpBB 3.1

Avisos, guias, sugestões e comunicados da administração
Adenilson
Contato:

Re: Atualização para o phpBB 3.1

Mensagempor Adenilson » 06 Fev 2016 20:34

Branco Leone escreveu:
Adenilson escreveu:...só não acho uma chave 13 que sumiu na oficina e quase desmontei a oficina inteira e ela não aparece...

Se você achar a chave da minha esmerilhadeira que sumiu ontem, eu lhe mando uma chave 13.
A minha, sei que foi o Saci. É certeza que ele vai devolver, só não sei quando. Ele levou quase um ano pra devolver uma peneira. :lol:

o Saci mora na minha oficina, e eu tenho certeza disso, o que ele mais gosta são dos lápis.. esconde todos, mesmo que eu tenha uma duzia deles... ou quebra as pontas de todos, Principalmente quando estou segurando alguma peça no lugar que tem que ser marcada ... kkkkk
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz
Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...
---------------------------------------------------

http://www.discipulodocarpinteiro.blogspot.com.br
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 06 Fev 2016 20:55

Pessoal, incentivo a postar as sugestões e críticas de forma pública, como por exemplo a forma que o Branco fez.
É uma forma de compartilhar com o restante uma ideia. Alguns podem apoiar ou declinar.

Branco, o Mauricio me enviou uma MP sugerindo justamente este comportamento. Eu conversei com o Paulo e a nossa opinião é por acaso igual. Gostaria de compartilhar aqui o que respondi ao Mauricio sobre este assunto:
"Com relação ao link, eu entendo o desenvolvedor, talvez ele não implemente por causa da minha motivação: o uso convencional permite que o usuário escolha entre abrir na aba corrente, o que é o padrão, ou abrir em um nova aba ou janela seguindo as opções do navegador. O uso de um link que força a abertura de uma nova aba, não dá direito ao usuário querer utilizar a mesma aba. Com relação ao navegador há inclusive teclas de atalho para a abertura em novas abas ou janelas. No meu uso pessoal eu faço esta escolha conforme o contexto.

Ou seja, seria medida restritiva ao meu ver."

Em suma, eu acho uma medida que impede o usuário de escolher entre abrir na própria aba ou em uma aba ou janela nova. Eu por exemplo, como usuário navegando mesmo, gosto de ter esta opção. Escolho a forma como abro um link dependendo do contexto.

Ao meu ver, digo isto porque talvez o Paulo possa aparecer por aqui e até lapidar as minhas palavras, um dos pilares do nosso fórum é o **minimalismo**. Até hoje não temos nenhuma extensão instalada para o phpBB, que a nossa plataforma. Isso facilita a nossa vida na manutenção, principalmente nas atualizações, como também evita o aborrecimento de um usuário que já se acostumou a uma extensão porém a mesma não tem suporte para a versão que estamos migrando. Lembram do tema Lucid Lime que ficou para trás? É por ai. Só por curiosidade. Talvez, digo talvez, a maior parte do tempo investida por nós na migração, ao menos no que tange troca de emails para comunicação, foi justamente o tema 'Preto e amarelo', tudo para tentar deixar o usuário o mais próximo possível do que ele já usava. Vale lembrar que o Lucid Lime era o tema padrão.

No meu trabalho, sendo mais específico porque na verdade tenho mais de um trabalho, hehe, na minha equipe de projeto, costumamos dizer que é muito fácil inserir uma funcionalidade o problema é retirar futuramente em caso de necessidade.

Além do conflito entre extensões e a forma como o fórum é conduzido, restringir um usuário de fazer algo (caso dos links) vai contra a **liberdade** de uso. Outro ponto bem arraigado neste fórum. Já perceberam que por aqui a moderação é mínima? Pois é, tudo que se aproxima da liberdade de escolha e da simplicidade (conceito inclusive de complexa definição) é tangente ao Madeira!.

Obviamente, o fato de evitar extensões reduz a possibilidade de atender sugestões que trazem ideias novas, mas mesmo assim creio que algumas coisas podem ser contempladas pelo pela própria plataforma em sua versão _natural_. Fora que, imagino que uma possível sugestão ligada a uma necessidade que ultrapassa o supérfluo, será recebida com um peso maior, podendo certamente levar a uma avaliação mais cuidadosa na regra de "não usar extensões".

[]s
Cosme
http://ricardocosme.com

"If you're going to do it, do it well."
-- Frank Klausz
ESSANCHES

Mensagempor ESSANCHES » 06 Fev 2016 21:09

cosme escreveu:.........imagino que uma possível sugestão ligada a uma necessidade que ultrapassa o supérfluo, será recebida com um peso maior............

Acho muito difícil (não impossível) existir uma funcionalidade não supérflua e que não seja contemplada pelo aplicativo de forma "natural". Afinal de contas ele é desenvolvido para o funcionamento de um forum.

Normalmente extensões são para implantar "frescuras" mesmo. O problema é que depois de algum tempo não vivemos mais sem essas frescuras. Outro problema é que a empresa/comunidade que desenvolvem os softwares não costumam se importar muito se as novas versões serão compatíveis ou não com as extensões (ate entendo isso).

[]s
Emerson

"Enquanto for feio ser brasileiro (ou mais bonito ser descendente do chamado "primeiro mundo"), este país não tem remédio." BL
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 06 Fev 2016 21:12

ImagemImagem
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 06 Fev 2016 21:13

ESSANCHES escreveu:Acho muito difícil (não impossível) existir uma funcionalidade não supérflua e que não seja contemplada pelo aplicativo de forma "natural". Afinal de contas ele é desenvolvido para o funcionamento de um forum.

O importante aqui ao meu ver é não inibir o ato de sugerir. Nada demais em receber uma negativa como resposta, faz parte do processo. Certamente haverá resposta e com justificativa. Não quero é que a turma pense que a ausência de extensões é diretamente proporcional a impossibilidade de sugerir alterações.

ESSANCHES escreveu:Normalmente extensões são para implantar "frescuras" mesmo. O problema é que depois de algum tempo não vivemos mais sem essas frescuras.

Pois é.

ESSANCHES escreveu:Outro problema é que a empresa/comunidade que desenvolve os softwares não costumam se importar muito se as novas versões serão compatíveis ou não com as extensões (ate entendo isso).

Verdade.

-- Frank Klausz
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 06 Fev 2016 21:26

cosme escreveu:...seria medida restritiva ao meu ver."

Não concordo, uma vez que a dita restrição, na verdade, apresenta todas as possibilidades - as duas abas, original e lincada.
Mas "tá legal, eu aceito o argumento..." :lol:
A causa foi bem defendida.

cosme escreveu:Já perceberam que por aqui a moderação é mínima?

ISSO é o que mais interessa!
Dane-se onde abrem os links. :lol:
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 06 Fev 2016 21:28

Branco Leone escreveu:Não concordo, uma vez que a dita restrição, na verdade, apresenta todas as possibilidades - as duas abas, original e lincada.

Uai, ao menos no meu navegador não é possível abrir na mesma aba se o link força a abertura de uma nova aba.
Só copiando o link e colando. Certo?

-- Frank Klausz
Branco Leone
Contato:

Mensagempor Branco Leone » 06 Fev 2016 21:46

cosme escreveu:Uai, ao menos no meu navegador não é possível abrir na mesma aba se o link força a abertura de uma nova aba.
Só copiando o link e colando. Certo?

Sim, mas, no meu entender, essa restrição não é restrição.

Um exemplo:
"Naquele bar, quando peço um guaraná, sempre me trazem um guaraná e uma coca-cola. Detesto coca-cola, tomo apenas o guaraná. E eles só me cobram o guaraná."

No exemplo acima, não consigo chamar o procedimento do bar de "restritivo". Eu peço um (clico num link), eles me trazem dois (a página original e a lincada), mas eu só pago um (fecho/ignoro a página original).

Mas ó: que conste dos autos :lol: que não estou querendo convencer ninguém, apenas explicar meu ponto de vista. Do jeito que está, está ótimo.
cosme
Contato:

Mensagempor cosme » 06 Fev 2016 21:54

Hum, imagina que o padrão HTML fosse justamente a sua sugestão, em uma pesquisa frenética para tentar descobrir porque raios a sua frame saw está fazendo drift, já pensou quantas abas você terIa que fechar se não desejar abrir mais do que um número limite?

O meu adjetivo restritivo pode não ser o melhor, o que quero dizer é que o fórum estaria restringindo a minha opção de escolha, não querer abrir sempre uma aba, quero ter a opção de escolha de abrir ou não para cada clique. Para mim me parece uma forma de restrição, hehe.

Não é que dá para escrever uma msg no celular de forma indolor, rapaz, bom mesmo!

-- Frank Klausz
msmith1701
Contato:

Mensagempor msmith1701 » 06 Fev 2016 21:58

Cosme,

O Favicon do Madeira! voltou a ser o padrão do phpbb, o quadradinho azul.

Não lembro qual era o anterior, mas tenho quase que certeza que não era esse, já sumiu dos caches dos meus navegadores.

Sobre os links, é uma preferência minha e um pensamento de quem há teve site comercial, onde você não quer que o usuário saia do seu site, se precisar abrir um link abre numa nova janela, mas seu site não foi fechado, não se encaixa aqui, então seria do um comodismo.
"Quando ficar ofendido dá poder às pessoas, elas ficam ofendidas mais facilmente." - John Stossel
Remember, just because you're offended, doesn't mean you're right. -Ricky Gervais

Voltar para “Mural”