A Sala de Aulas

Avisos, guias, sugestões e comunicados da administração
moluque_monostre

A Sala de Aulas

Mensagempor moluque_monostre » 15 Jun 2011 19:11

As atividades propostas para essa categoria não são exatamente originais; outros fóruns já as implementaram no exterior. No entanto a Sala de Aulas, pelo menos por enquanto, torna o MADEIRA! único entre os foruns brasileiros de marcenaria.

Tutoriais e Desafios
A idéia aqui e' o envolvimento pessoal, não apenas comentando sobre um tema, mas pondo as mãos na massa, ou melhor, na madeira, partindo para FAZER e MOSTRAR.

Em Tutoriais, alguém se propõe a ensinar alguma coisa — técnica, tática, o que seja — e posta um resumo disso em um tópico. Por exemplo, digamos, como fazer colunas em espiral. Quem se interessar responde ao tópico informando ter esse interesse. Quando houver um número razoável de interessados (e sim, eventualmente um pode ser um número razoável) em efetuar a técnica na prática, a administração abrirá um subfórum especial enquanto dure a execução do Tutorial. Esse subfórum, chamemos ATIVO, será então e enquanto durarem os trabalhos do tutorial, visível a todos os usuários, mas apenas os participantes do Tutorial, tutor e discípulos, poderão postar nele, trocar informações, instruções e experiências, mostrar um aos outros e a todos o andamento dos trabalhos. Quando o Tutorial completar-se, o ATIVO será aberto para postagem a todos os demais usuários para adicionarem seus comentários, dúvidas, perguntas, piadas infames, e tal.

Em Desafios, alguém propõe construa-se alguma coisa — um banquinho, uma cadeira reclinável, uma casa, qualquer coisa — e desafia todos os usuários que queiram (ou se for o caso o desafio pode ter endereço certo e declarado :roll: ) a igualmente construir essa coisa. Cada um com seus métodos, seus planos, seus projetos, seus designs ou, se assim acordado, todos fazendo a mesma coisa. Tal como nos Tutoriais, os interessados em aceitar o Desafio respondem ao tópico, quando houver quorum abre-se um subforum de acesso geral mas postagem restrita a desafiante(s) e desafiados, e comeca o baile. Ao final pode haver julgamento pelos usuários de qual o melhor projeto, a melhor execução, ou ficar-se apenas na contemplação das obras-primas, tudo a critério dos participantes. E o subforum e' entao aberto para pitacos de quem os queira dar.

Essas atividades, alem de proporcionar bom divertimento e congrassar interesses, tem um imenso potencial de aprendizado e estímulo, mas também podem muito bem exaltar ânimos. Assim, pelo menos de início, apenas um Tutorial ou Desafio estará ativo a qualquer tempo. Depois, o andar da carroça há de acomodar as melancias...

Críticas
Ninguém pode negar, o que mais buscamos quando exibimos nossas obras é apreciação e o doce estímulo dos elogios.
Mas às vezes, não!

Vezes há em que nos interessa mais que nos mostrem onde erramos, o que erramos, como poderíamos ter evitado, como podemos corrigir os erros. Em suma, vezes há em que preferimos críticas a elogios. Para isso, essa seção da Sala de Aulas onde elogios são indesejáveis...

Embora a princípio seja necessária uma boa dose de coragem para exibirmos nossos erros, a experiência de outros fórums mostra que o aprendizado que assim se obtém acaba tornando as revisitas frequentes. Igualmente aqui, é muito fácil corram maus humores o que, se pode eventualmente ser desagradável, oportuniza um importante aprendizado social: como sermos tolerantes.

Sim, com toda a certeza, essa Sala de Aulas não é lugar para crianças...

Voltar para “Mural”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante